TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sociedade De Direito

Artigos Científicos: Sociedade De Direito. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2014  •  1.038 Palavras (5 Páginas)  •  279 Visualizações

Página 1 de 5

Emerson Ramayana, Laiane Araújo,

Ezequiel de S. Dias

O surgimento da

Ciência da Sociedade

Prof. Silas Guerreiro

SUMÁRIO

Introdução 3

Fatores do Surgimento da Ciência da Sociedade 4

A Sociedade como Objeto de Estudo 5

Grandes Transformações da Sociedade 6

Introdução

Desde os primórdios o ser humano vive em agrupamentos, isso facilitava a busca por alimentos, trazia segurança em momentos de dificuldades com a natureza e animais selvagens, etc. O ser humano sempre indagou sobre sua existência e convívio. Essas indagações fizeram surgir o conhecimento de causas. Esse conhecimento no início era mítico que passava de geração a geração através da cultura, ou seja, dos costumes, das histórias, lendas e crenças.

Porém esses conhecimentos míticos foram ficando superficiais diante do desenvolvimento das faculdades mentais do ser humano, ou seja, à medida que ele desenvolvia sua capacidade de pensamento, sentia a necessidade de obter mais concretamente as respostas para seus anseiose explicar a realidade. Daí surge o pensamento filosófico que se baseia nas hipóteses e tentativa de descobrir as leis que regiam o mundo. Esse pensamento filosófico foi desenvolvido pelos gregos, e por isso chamamos de milagre Grego.

Com o passar do tempo às ciências da natureza se consolidou e estavam bem estabelecidas. Restava então estabelecer as leis para uma ciência social. No séc. XIX assenta-se as ciências sociais e, neste trabalho veremos sua origem, o objeto de estudo e suas transformações.

Fatores do Surgimento da Ciência da Sociedade

No séc. XV, houve muitas mudanças na Europa dando início a uma nova era marcada pela “inovação na organização do trabalho e por transformações no modo de conceber o conhecimento”, ocorre então a ruptura do conhecimento religioso para se buscar um conhecimento empírico, com metodologia baseado na razão. Este período compreende o pensamento social do Renascimento. Destaca-se a obra “Utopia” de Thomas Morus (1478-1535) que defendia a igualdade social onde todos teriam as mesmas condições de vida. Houve outros grandes pensadores como Maquiavel, René Descartes...

Com a ascensão da burguesia surge o capitalismo que trouxe o individualismo e a demanda pelo lucro.

Com o desenvolvimento da tecnologia, justamente para aumentar a produtividade houve a necessidade de se explicar cientificamente a sociedade. Surge então num período de desagregação do sistema feudal, a Sociologia. A contribuição de alguns pensadores como Jean-Jacques Rousse (1712-1778) que discorria acerca do contratualismo e John Locke (1632-1704), foi fundamental para o surgimento da Sociologia e das Ciências Sociais, onde apresentaram projetos de um novo conhecimento acerca da sociedade.

Entre vários fatores responsáveis pelo surgimento de uma sociedade destacam-se os fatores sociais e culturais, havendo variações em forma de pensamentos. A reforma protestante também foi decisiva para tais transformações.

Fatores Culturais

Transformações na vida política e econômica, novos modos de produções com o uso de máquinas, concentração de capitais, acumulação de riquezas, difusão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com