TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sociologia das Relações Internacionais

Por:   •  21/9/2015  •  Resenha  •  302 Palavras (2 Páginas)  •  350 Visualizações

Página 1 de 2

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS

Curso de Administração

Resenha do Texto: Sociologia das Relações Internacionais

Aluna : Thairyne Thaysa Nascimento

Professor : Walter Marinho

Contagem

           2015

No sistema internacional no qual definimos o cenário, onde processam as relações internacionais podemos identificar dois tipos de atores, os estatais e não estatais, cujas ações e interações definirão perfil e as transformações deste ambiente. Os atores não estatais subdividem em dois grupos: as organizações governamentais e as forças transacionais.

Tais atores foram aparecendo ao longo dos séculos, evoluindo através dos contextos históricos, e necessidades humanas especificas de cada época. No século XVII com a assinatura do Tratado de Vestfália surge o Estado onde são estabelecidos seus princípios clássicos de soberania e autonomia dentro de um determinado território.

Os estados estiveram sozinhos como atores internacionais no cenário mundial, depois agregando novos protagonistas. O nascimento desta entidade politica internacional remete-se aos séculos XV e XVI, acompanhando o processo de decadência de Idade Media. Com isso observou-se uma diminuição no papel da Igreja, atribuindo ao homem maior controle do seu destino. Assim começaram a serem formadas as primeiras autoridades centralizadas de um poder único o Estado.

O Estado fundamenta-se em três aspectos materiais: território, população e governo. O Tratado de Vestfália que reconheceu o Estado como um poder supremo e soberano dentro de suas fronteiras, descartando as reivindicações transnacionais de autoridade politica de igreja. Todos os Estados são por principio soberanos e iguais entre si, aplicando-se sobre eles as mesmas regras e limitações.

A soberania é um conceito invariável e reconhecido do ponto de vista do direito internacional, estabelecendo uma igualdade concreta entre os Estados que a detêm. Independentemente de suas características físicas, sociais, culturais, econômicas ou politicas, todos os Estados serão igualmente      soberanos do ponto de vista jurídico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (67.1 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com