TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRÁFICO INTERNACIONAL DE MULHERES SITUAÇÃO DA SUBMISSÃO FEMININA NO BRASIL NOS ÚLTIMOS 10 ANOS

Por:   •  21/3/2020  •  Projeto de pesquisa  •  1.991 Palavras (8 Páginas)  •  308 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO - ISCS

CURSO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS

CAMPUS – MAGALHÃES TEIXEIRA (SWIFT)

Projeto de Pesquisa - Trabalho de Conclusão de Curso:

TRÁFICO INTERNACIONAL DE MULHERES: SITUAÇÃO DA SUBMISSÃO FEMININA NO BRASIL NOS ÚLTIMOS 10 ANOS

Alessandra Teixeira Gil – RA: A479DB-8

Professora: Rita Fontoura

Campinas

2013

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

1.1 Tema 3

1.2 Formulação do Problema 3

1.3 Hipótese 3

1.4 Objetivo Geral 4

1.5 Justificativa 4

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 5

2.1Tráfico Internacional de Pessoas 5

2.2 Tráficos de Mulheres e Relações Internacionais 6

2.3 O Tráfico de Mulheres e Direitos Humanos 7

2.4 Tráfico Internacional de Mulheres e o Brasil 8

3 METODOLOGIA 9

4 CRONOGRAMA 9

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 10

1 INTRODUÇÃO

Apesar de estarmos em pleno século XXI, a sociedade internacional infelizmente não está totalmente livre dos problemas que envolvem os Direitos Humanos. O tráfico internacional de mulheres é um desses embates. A questão do tráfico humano não ocorre somente dentro de um país, pelo contrário, é algo que envolve a migração transfronteiriça e o crime organizado.

Deste modo, este projeto de pesquisa tem como intuito analisar as questões que envolvem o tema sobre tráfico internacional de mulheres no Brasil.

1.1 Tema

Tráfico Internacional de Mulheres: A Condição Feminina no Brasil nos últimos 10 anos.

1.2 Formulação do Problema

Qual a situação da condição feminina no Brasil nos últimos 10 anos em relação ao tráfico internacional?

1.3 Hipótese

Nos últimos 10 anos a condição feminina em relação ao tráfico internacional de humanos é algo preocupante aos Direitos Humanos. Muito se discute sobre a questão da igualdade entre os sexos, entretanto apesar de haverem leis contra tal crime pouco se faz para eliminar o problema. O tráfico internacional de pessoas é algo complexo, e está diretamente ligado a ações criminosas como o tráfico de drogas, turismo sexual, trabalho escravo e prostituição.

1.4 Objetivo Geral

Analisar a situação da mulher no Brasil nos últimos 10 anos em relação ao tráfico internacional de pessoas.

1.5 Justificativa

A relevância desta pesquisa está em discutir a condição da mulher em relação ao tráfico humano. Nos últimos anos o Brasil passou de país de destino para país fornecedor de mulheres ao tráfico internacional.

O tráfico de mulheres é considerado uma importante fonte de renda ao crime organizado, perdendo apenas para o comércio ilegal de armas e tráfico de drogas. Especificamente

Na América Latina o tráfico de seres humanos está ligado à exploração sexual de mulheres e crianças, trabalho escravo, turismo sexual e tráfico de drogas.

Diante deste problema, se faz necessária uma abordagem sobre sua origem, características, e fontes de combate, buscando maior compreensão para a projeção de medidas adequadas que possam combater este delito aos Direitos Humanos.

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

2.1Tráfico Internacional de Pessoas

O tráfico de pessoas existe há séculos, mas nos últimos anos e, especialmente na última década tornou-se um dos grandes problemas enfrentados pela comunidade internacional, tendo aumentado consideravelmente em todo o mundo apesar de estarmos em pleno século XXI, sendo algo que os Direitos Humanitários não conseguem justificar.

O crime organizado de tráfico de humanos ocorre com diferentes propósitos, tais como: exploração sexual, trabalho escravo, doação involuntária de órgãos para transplante e sequestro de menores para adoção ilegal.

A maioria das vítimas são mulheres. Observando a grave situação em que se encontram as mesmas, a comunidade global busca criar estratégias bem elaboradas para lidar e extinguir de maneira eficiente o tráfico de mulheres.

O tráfico de pessoas é um fenômeno complexo que ocorre mundialmente, sendo uma prática criminosa e de violação dos Direitos Humanos. Internacionalmente o tráfico de pessoas pode ser definido segundo o Protocolo Adicional à Convenção das Nações Unidas contra o Crime Organizado Transnacional relativo à Prevenção, Repressão e Punição do Tráfico de Pessoas, em especial de Mulheres e Crianças (PALERMO, 2000), como:

O recrutamento, o transporte, a transferência, o alojamento ou o acolhimento de pessoas, recorrendo à ameaça ou uso da força ou a outras formas de coação, ao rapto, à fraude, ao engano, ao abuso de autoridade ou à situação de vulnerabilidade ou à entrega ou aceitação de pagamentos ou benefícios para obter o consentimento de uma pessoa que tenha autoridade sobre outra para fins de exploração.

Neste cenário, o tráfico reflete drasticamente nas relações entre a sociedade e a ética. As pessoas são exploradas não somente para o comércio sexual, mas também para o trabalho forçado e escravo, extração de órgãos e adoção de crianças de forma ilegal.

O ato de traficar pessoas é uma das atividades criminosas mais lucrativas atualmente. Para se ter uma idéia, baseado nos dados da Organização Internacional do Trabalho

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.6 Kb)   pdf (57.6 Kb)   docx (16 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com