TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria dos Jogos

Por:   •  24/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  263 Palavras (2 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 2

Teoria dos Jogos

Visão liberal: a cooperação é a melhor forma de se conseguir um resultado capaz de maximizar o interesse de todas as partes envolvidas em uma negociação.

Assim, agir de forma conjunta garante o benefício de todos (o melhor resultado para todos). Neste sentido, agir egoistamente, bloqueia/restringe o resultado coletivo.

Para os liberais, quando os jogos são repetidos, há a criação de uma maior confiança entre os atores -> as chances de cooperação, através da troca de informações constantes, aumentam.

Visão realista: Estados não cooperam e tendem a agir egoistamente. Para os realistas, os Estados “jogam” de acordo com seus interesses.

Equilíbrio de Nash

John Nash explica que nem sempre quando os atores escolherem agir egoistamente, tal decisão trará um resultado de benefícios coletivo/maximização de seus interesses.

Se A e B estão em um equilíbrio, então A está tomando a melhor decisão que pode (considerando as decisões de B). O contrário também ocorre.

Dilema do prisioneiro

Exemplo da teoria que mostra o porque 2 indivíduos podem não cooperar, mesmo que pareça que essa decisão é a melhor que satisfaz seus interesses.

Aplicação da Teoria dos Jogos nas RI: Crise dos Mísseis

EUA exigem que a URSS volte com seus navios (que estavam indo em direção à Cuba). Caso não recusassem, os EUA iriam atacas. A URSS recua (o galinho) e com isso, os EUA tiram seus mísseis da Turquia (como o combinado).

Caça ao veado: primeira vez que a Teoria dos Jogos foi utilizada

Obs: nem sempre tudo é previsível, pois as pessoas têm sentimentos/emoções -> esse é o grande problema da aplicabilidade da Teoria dos Jogos nas Ciências Sociais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (48.5 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com