TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tese 2 Cultura

Seminário: Tese 2 Cultura. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/11/2013  •  Seminário  •  594 Palavras (3 Páginas)  •  295 Visualizações

Página 1 de 3

Passo 1: Para a finalização da Tarefa, o grupo deve organizar todo o material produzido ao longo do curso por meio da realização das tarefas propostas nas aulas 2, 3, 4, 5 e 6, visando a elaboração e construção do portfólio a respeito da sociedade brasileira.

Passo 2: O grupo deve produzir um portfólio por meio de uma apresentação criativa e interessante, que mescle as análises textuais às imagens selecionadas, conforme solicitações feitas nas tarefas propostas ao longo da disciplina.

Passo 3: O portfólio precisa evidenciar um "retrato" da sociedade brasileira e de suas marcas mais particulares, tendo como título sugerido: "O que faz a sociedade brasileira ser a sociedade brasileira?"

Passo 4: O portfólio deve ser apresentado em formato Power Point e ser pautado na criatividade, com, no máximo, 25 slides, a ser postado no Ambiente Virtual de Aprendizagem ao tutor. É fundamental que no primeiro slide, conste a apresentação do grupo virtual de trabalho por meio dos respectivos nomes e RAs de seus membros. É preciso ainda que, no último slide, sejam apresentadas as referências consultadas ao longo do trabalho de pesquisa, lembrando de apresentar também as fontes das imagens selecionadas.

Aula-tema 02: Cultura

O que define a cultura brasileira e o ser brasileiro? É possível dizer que existe uma única cultura brasileira e um único modo de ser brasileiro? Por quê?

Aula-tema 03: O indivíduo e a sociedade

Qual personalidade brasileira poderia ser considerada um herói nacional? Por quê? Em que medida a personalidade escolhida simboliza a sociedade brasileira?

Aula-tema 04: As Interações Sociais, a Estrutura Social e os Grupos Sociais

A mestiçagem racial que originou a sociedade brasileira por meio do encontro de indígenas, negros africanos e europeus, faz com que esta sociedade seja democrática racialmente? Por quê?

Aula-tema 05: Regulamentação e Controle Social No capítulo 6 do livro-texto, Reinaldo Dias faz uma discussão sobre valores, normas e costumes. A equipe deve procurar entender e relacionar estes três conceitos.O autor aponta valores, normas e costumes de outras sociedades que são bem diferentes dos que se encontram na sociedade brasileira. A equipe deve ler os exemplos do livro, ou procurar novos exemplos, e estabelecer relações entre diferentes contextos culturais quaisquer. Nesta discussão, deve ser retomado o conceito de etnocentrismo (debatido na tarefa colaborativa da aula-tema 2 e no capítulo 2 do livro-texto) para que se enfatize, novamente, sua importância.A equipe deve realizar pesquisas e apontamentos sobre alguns dos principais valores, normas e costumes brasileiros, enfatizando como estes podem variar a partir dos grupos sociais que se encontram nesta sociedade.

Aula-tema 06: As Instituições Sociais Continuando o trabalho de pesquisa para a construção do portfólio sobre a sociedade brasileira, é chegado o momento de analisar as instituições sociais que simbolicamente, de algum modo, sejam representativas do Brasil.A partir da leitura do capítulo 7 do livro-texto, a equipe deve compreender o que significam, quais são e como funcionam as instituições sociais.Em grupo, vocês deverão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com