TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho sobre modernidade liquida

Por:   •  17/4/2024  •  Seminário  •  404 Palavras (2 Páginas)  •  23 Visualizações

Página 1 de 2

 Modernidade líquida

 Zigmunt Balman

 Livre para comprar ou assim parece

Lavínia Goncalves de Jesus

  O conceito líquido nao é apenas algo que muda de forma, se nao balamn nao precisaria ter criado o conceito. há uma transformacao de fato , o liiquido muda de acordo com o recipiente que está, ele muda de forma, mas nao muda de conteúdo. A ideia de liqudez nao significa uma transformacao de tudo, mas uma ambivalencia entre a transformacao e a permanencia, por exemplo uma agua muda de forma quando passa de uma jarra para um copo, porém o conteúdo ainda é o mesmo.

 A modernidade é justamente o momento em que se tem transformacoes das mais radicais que parecem realmente revolucionar o mundo a cada instante, e ao mesmo tempo voce tem a permanecia de elementos que nao mudam e que sao conservados ou que sao transformados para permanecerem os mesmos.

 No que se dá ao modelo colonial o qual o Brasil continua reproduz desde o século XVI, onde os negros eram escravizados para o lucro e  a economia se concentrava na exportacao da agricultura.

Quando o Brasil finalmente aboliu a escravidao, assim como outros países, o que mudou? os escravizados foram libertos ou nao? a resposta é sim, mas foram libertos de que ? afinal continuaram sem voz e sem ter pra onde ir. Muitos recém-libertos sem ter para onde ir, analfabetos e sujeitos a todo tipo de preconceito, permaneceram nas fazendas em que trabalhavam, vendendo seu trabalho em troca da sobrevivencia.

Mas nos dias atuais, a mesma hístoria se repete, o mesmo conteudo, só que agora de forma diferente. Antigamente os recém libertos analfabetos e sujeitos a preconceitos, tiveram que se prender de novo nas mesmas fazendas em que eram escravizados e humilhados, porque nao tinham para onde ir, hoje se nota o mesmo conteudo, porem em formas diferentes. Por exemplo, pessoas de cor negra que tem que passar humilhacoes e exploracoes em seus trabalhos, em que nao se pode largar porque precisa sobreviver. O negro se encontra na mesma prisao do século XVI.

Grande parte da economia brasileira ainda vem da exportacao da agricultura e pecuária. já fazem 5 séculos e o que realmente mudou? ou será que apenas temos formas diferentes do mesmo conteúdo?

Ao instante que se pode ver um mundo com tecnologia avancada, um mundo conectado, pode se ver cada vez mais um mundo desconectado, cada vez estamos nos tornando usuários.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (49.7 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com