TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

WALTZ - análise de texto

Por:   •  26/6/2018  •  Resenha  •  279 Palavras (2 Páginas)  •  252 Visualizações

Página 1 de 2

RESUMO AULA 24/MAIO

MARIANA SAMPAIO RIBEIRO

O texto proposto introduz, inicialmente, a teoria do realismo e a visão apresentada por Waltz. Dentro dessa análise, é possível descrever que Waltz não concorda com a teoria realista em seu padrão mais comum, uma vez que esta (explicada por Carr e Morgenthau) aborda apenas questões consideradas reducionista, analisando apenas a atuação do Estado em uma visão fechada, principalmente em aspectos militares e econômicos, não sendo possível explicar as relações internacionais. Para Waltz, que em contrapartida propôs a teoria sistêmica, em que explica como o sistema internacional influencia no comportamento dos Estados. A partir dessa análise, ele classifica algumas condições de Estado “constrangedoras” em um campo denominado por estrutura, para explicar ações de um Estado sobre o outro. Sendo assim, é possível verificar a maneira como os Estados se posicionam nas relações internacionais.

Waltz questiona o funcionamento das organizações internacionais, uma vez que as mesmas só alcançariam êxito se possuíssem as mesmas capacidades que os Estados. Portanto, não concorda com a teoria neoliberal em que menciona a importância das organizações internacionais, pois elas são limitadas devido à estrutura do sistema internacional.

Uma questão nessa análise a ser apontada é que Waltz defende que não são somente os Estados responsáveis pelo sistema internacional, outros atores também são considerados. Contudo, enquanto os Estados estiverem presentes na estrutura, eles permanecerão sendo os principais atores.

Waltz considera a segurança o principal ponto a ser consolidado pelo Estado, enquanto não houver segurança, não será possível atingir outros objetivos.

Para concluir, Waltz defende a interação de unidades no cenário internacional para o funcionamento do sistema, mesmo sendo inevitável a predominância dos Estados na definição do rumo do sistema como um todo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (28.9 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com