Trabalho Apresentado ao Instituto Teológico Quadrangular
Por: Wanderley Harrison Mendes Teixeira • 9/5/2025 • Pesquisas Acadêmicas • 687 Palavras (3 Páginas) • 24 Visualizações
INSTITUTO TEOLÓGICO QUADRANGULAR – ITQ[pic 1]
CURSO LIVRE EM TEOLOGIA
WANDERLEY H. M. TEIXEIRA
INTRODUÇÃO À TEOLOGIA
Ananindeua
2025
WANDERLEY H. M. TEIXEIRA
INTRODUÇÃO À TEOLOGIA
Trabalho apresentado ao Instituto Teológico Quadrangular – ITQ, como requisito parcial à obtenção de nota, na disciplina Metodologia do Trabalho Acadêmico, sob a ministração do professor (a) Mariceli Vasconcelos.
Ananindeua
2025
A história da Arca de Noé é uma das mais conhecidas da Bíblia, mas ela vai além de um simples relato sobre um dilúvio. Em Gênesis 6, a humanidade havia se corrompido, e Deus decidiu trazer juízo sobre a Terra. Porém, Ele ofereceu um meio de salvação que é a arca.
Noé foi chamado por Deus para construir uma arca que abrigaria sua família e os animais, preservando a vida durante o dilúvio (Gênesis 6:13-14), essa arca não era simplesmente um barco, era muito mais, era a graça e a provisão de Deus com a quem o obedece. Assim como a arca protegeu Noé e sua família do juízo divino, Jesus protege todos aqueles que creem Nele da condenação eterna, assim como dito em João 3:16, “Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que Nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.”
A arca foi o único meio de salvação durante o dilúvio, e Jesus é o único caminho para a salvação hoje, João 14:6, diz: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim.” Gênesis 7:16, “E o Senhor fechou a porta.” A porta da arca era o único acesso à salvação, e uma vez fechada, não havia mais oportunidade para entrar. Jesus usou essa imagem para falar sobre Si mesmo em João 10:9, Ele diz: “Eu sou a porta; quem entra por mim será salvo.” Assim como a porta da arca era o único caminho para a salvação durante o dilúvio, Jesus é o único caminho para a salvação eterna. Esse paralelo nos lembra da urgência em aceitar a salvação oferecida por Cristo.
Assim como a porta da arca foi fechada, um dia a oportunidade de salvação será encerrada. Hb 3:15 adverte: “Se ouvirem hoje a sua voz, não endureçam o coração.”
A arca de Noé é uma figura que prenuncia a salvação que viria através de Jesus Cristo, 1 Pedro 3:20-21, o apóstolo Pedro faz uma conexão direta entre a arca e o batismo, que simboliza a salvação em Cristo: “Noé e outras sete pessoas foram salvas por meio da água, e isso é uma figura do batismo, isso nos lembra da urgência em aceitar a salvação oferecida por Cristo
A arca de Noé também aponta para a nova aliança estabelecida por Jesus Cristo. Após o dilúvio, Deus fez uma aliança com Noé, prometendo nunca mais destruir a Terra com água (Gênesis 9:11). Como sinal dessa aliança, Ele colocou o arco-íris nas nuvens. Da mesma forma, Jesus estabeleceu uma nova aliança através de Seu sangue. Lucas 22:20, diz: “Este cálice é a nova aliança no meu sangue, derramado em favor de vocês.” Essa nova aliança oferece perdão e salvação a todos que creem em Cristo. Assim como a arca foi um símbolo de esperança e renovação, Jesus é a esperança da humanidade. Ele nos oferece uma nova vida, livre da condenação do pecado.
...