TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ANÁLISE DAS TENTAÇÕES DE CRISTO NOS LIVROS SINÓTICOS E SUA APLICAÇÃO NA MISSÃO DA IGREJA

Por:   •  23/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  7.750 Palavras (31 Páginas)  •  286 Visualizações

Página 1 de 31

FACULDADE BATISTA DO PARANÁ

PROGAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TEOLOGIA

CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL

A ANÁLISE DAS TENTAÇÕES DE CRISTO NOS LIVROS SINÓTICOS E SUA APLICAÇÃO NA MISSÃO DA IGREJA

ANDRÉ FILIPE DE SOUZA LUCIANO

Colaborador: Prof.Esp.Carlos Luciano

Prof.Dr.Alan Myatt

Missão da Igreja no Mundo de Hoje

CURITIBA – PR

2017

ANDRÉ FILIPE DE SOUZA LUCIANO

 CARLOS RESENDE LUCIANO

A ANÁLISE DAS TENTAÇÕES DE CRISTO NOS LIVROS SINÓTICOS E SUA APLICAÇÃO NA MISSÃO DA IGREJA

Trabalho da disciplina de Missão da Igreja no Mundo de hoje, do Curso de Mestrado em Teologia da Faculdade Batista do Paraná – FABAPAR.

Realizado em conjunto com o professor Esp. Carlos Resende Luciano.

CURITIBA – PR

2017

RESUMO

Este trabalho visa demonstrar a importância de se analisar as tentações de Cristo como fatos registrados nos evangelhos sinóticos e que podem ajudar a entender como a igreja deve agir para conscientizar as pessoas em relação ao poder que a tentação tem, fazendo assim com que a missão da igreja possa ser cumprida através da conscientização e da revelação de como Cristo suportou as tentações e como ele nos deu força para fazermos o mesmo.  Busca-se realizar um estudo a respeito de um dos aspectos relevantes relacionado ao ministério de Jesus entre os homens. Entender quais foram as áreas em que o mesmo sofreu tais tentações, em que circunstâncias as mesmas ocorreram, quais as implicações tiveram na vida de Jesus e de seus discípulos e por consequência na vida de toda a Igreja por Ele fundada, pois assim como Jesus foi tentado, as pessoas atualmente também são tentadas, e ao dizer a seus discípulos para vigiarem e orarem a fim de não entrarem em tentação e inserir como petição tal problemática na oração do Pai Nosso que foi utilizada como oração didática para os mesmos, Cristo revela de forma incisiva a preocupação de que momentos difíceis e de luta entre a carne e o espírito estariam por vir e que um dos antídotos para se vencer tais tempos seria a aplicação constante de uma disciplina devocional não apenas na oração, mas de igual importância na meditação das Escrituras.  A construção deste artigo se faz necessária a fim de se atender a demanda constante que há de uma compreensão cada vez melhor sobre o assunto aqui sugerido.

Palavras-chave: Tentações. Discípulo. Igreja. Evangelho. Missão. Igreja


ABSTRACT

This article aims to demonstrate the importance of analyze the temptations that Christ suffered as the registered facts on the synoptic gospels and can help to understand how the Church needs to act in order to aware the people about the power that temptation has, so that the mission of the church can be fulfilled through the awareness and the revelation of how Christ endured the temptations and how He gave us power to do the same. Seeks out to realize a study about one of the relevant aspects related to the Jesus ministry among the men. Know which were the areas that he suffered such temptations, in what circumstances they occurred, what implications they had in the life of Jesus and his disciples and consequently in the life of the whole Church which he founded, because as Christ was tempted, people today are equally tempted, and in telling his disciples to watch and pray in order not to enter into temptation and to insert as a petition such a problem in the prayer of the Lord's Prayer that was used as a didactic prayer for them, Christ reveals in an incisive way the concern that difficult moments and The struggle between the flesh and the spirit would come and that one of the antidotes to overcome such times would be the constant application of a devotional discipline not only in prayer but of equal importance in the meditation of the Scriptures. The construction of this article is necessary in order to meet the constant demand that there is an even better understanding about the subject suggested here.

Keywords: Temptation. Disciple. Church. Gospel. Mission. Church


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        8

2 O QUE É TENTAÇÃO        9

3 AS TENTAÇÕES SOFRIDAS POR CRISTO NOS EVANGELHOS SINÓTICOS        11

4 AS TENTAÇÕES SOFRIDAS PELAS PESSOAS ATUALMENTE        19

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS        23

REFERÊNCIAS        24


ABREVIAÇÕES

Ec – Eclesiástes

Gl – Epístola aos Gálatas

Gn – Gênesis

Hb – Carta aos Hebreus

Jo – Evangelho de João

Lc – Evangelho de Lucas

Mc – Evangelho de Marcos

Mt – Evangelho de Mateus

Pv – Provérbios RC – Versão Almeida Revista e Corrigida

RA – Versão Almeida Revista e Atualizada

RC – Versão Almeida Revista e Corrigida

Sl – Salmos

Tg – Epístola de Tiago

1Co – Primeira epístola aos Coríntios

1Jo – Primeira epístola de João

2Pe – Segunda epístola de Pedro

1Tm – Primeira epístola a Timóteo


1 INTRODUÇÃO

O objetivo do presente trabalho é buscar compreender de forma pontual uma das grandes problemáticas vivida por Cristo em seu ministério e que é realidade humana desde seus primórdios. Entende-se que a tentação faz parte da natureza humana devido a sua construção, mas que tem como objetivo desvirtuar o propósito pelo qual a criação do homem se constituiu, portanto, é missão da igreja demostrar como Jesus foi tentado e resistiu e como se pode resistir da mesma maneira na atualidade, e a igreja ao ensinar as pessoas a resistirem as tentações, que tanto afligem na atualidade, estará cumprindo sua missão de levar o evangelho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (47.6 Kb)   pdf (387.4 Kb)   docx (238.1 Kb)  
Continuar por mais 30 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com