TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CAPELANIA HOSPITALAR

Por:   •  3/3/2022  •  Artigo  •  6.795 Palavras (28 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 28

CAPELANIA HOSPITALAR

MORENO Carla Cristina Araújo Vasquez[1]

ANJOS, Emilson Soares dos[2]

RESUMO

O tema proposto busca oportunizar uma análise sobre a capelania hospitalar que visa aproveitar o momento em que as pessoas estão sofrendo, não somente para levar a cura passageira, mas uma cura que atinge a alma delas, a verdade de Deus. A assistência espiritual ganhou espaço e importância relevante na atenção aos pacientes sob cuidados paliativos, por estarem fora de possibilidades terapêuticas. O cuidado paliativo é a modalidade de assistência que abrange o ser humano além das medidas físicas e emocionais como prioridades dos cuidados oferecidos, reconhecendo a espiritualidade como causa de grande bem-estar e de qualidade de vida, ou a chegada da morte. Portanto este estudo coloca como questão problema: 1) Até que ponto o mandato de Cristo de amar ao próximo como a si mesmo faz do cristão um membro atuante de sua sociedade, levando aos enfermos nos hospitais e em domicílio o conforto, a esperança, a fé e a certeza de vida pós-morte? Portanto, na tentativa de responder a tal questionamento, realizar-se-á uma análise cujo propósito avaliar que a assistência espiritual através do Capelão Hospitalar visa cooperar na restauração do equilíbrio perdido, ajudando o paciente a refletir sobre sua vida, reavaliando valores, construindo uma fé mais sólida, a resiliência para enfrentar o sofrimento e as perdas, com isso restaurando o seu bem-estar, saúde e qualidade de vida. Assim, deve-se acolher esse movimento de excelência, nesse momento da existência humana, é uma das bases dos cuidados paliativos, com o que também compõe a assistência religiosa.

Palavras chaves: Capelania Hospitalar - pacientes - apoio espiritual.


INTRODUÇÃO

O tema proposto para o trabalho de conclusão de curso tem o objetivo de oportunizar um estudo mais profundo e abrangente sobre a capelania hospitalar.

A capelania tem por finalidade oferecer assistência espiritual e religiosa aos pacientes, familiares e funcionários, por meio de ações religiosas específicas.

Por fazer parte da grade curricular do curso de Teologia, a capelania hospitalar, foi a motivação da escolha do tema, em razão de proporcionar um vasto estudo e demonstrar que capelania tem por finalidade oferecer assistência espiritual e religiosos aos pacientes, familiares e funcionários, por meio de ações religiosas específicas.

Sou membra da Igreja Messiânica do Brasil, graduada no curso de Capelania Hospitalar na Igreja Batista, e sou Capela a mais de um ano e pessoalmente, me dedico toda semana no Hospital Universitário Júlio Muller na cidade de Cuiabá-MT, e duas vezes por semana ofereço assistência religiosa nos lares das pessoas em purificação o que favoreceu ter vasta experiência nesse tipo de assistência.

É uma prática que realizo a muitos anos que gerou certa experiência, e objetivo aprofundar nos pressupostos teóricos sobre o assunto para sensibilizar outras pessoas para essa prática religiosa.  

Conheço Mestres Capelães de outras Igrejas, bem como compareci no Hospital do Câncer, no lançamento do livro do capelão luterano responsável por aquele hospital.

Existem vários tipos de capelania, mas vou o foco do presente trabalho é Capelania Hospitalar pelos fatores que afetam as pessoas quanto internadas, bem como seus familiares.

Portanto este estudo coloca como questão problema: Até que ponto o mandato de Cristo de amar ao próximo como a si mesmo faz do cristão um membro atuante de sua sociedade, levando aos enfermos nos hospitais e em domicílio o conforto, a esperança, a fé e a certeza de vida pós-morte?

O objetivo deste trabalho é entender que a Capelania Hospitalar é um ministério, de atendimento espiritual e religioso aos pacientes hospitalizados, bem como aos seus familiares, e aos profissionais da saúde.

Este estudo procura ainda, como objetivo específico, reconhecer que a Capelania é um ministério religioso/pastoral/espiritual, solidário, humanitário, fraterno, voluntário, que pode ser confessional e/ou interconfessional e demonstrar que o Capelão através da assistência espiritual coopera na restauração do equilíbrio perdido, ajudando o paciente a refletir sobre sua vida, reavaliando valores, construindo uma fé mais sólida, para enfrentar o sofrimento e as perdas, com isso restaurando o seu bem-estar, saúde e qualidade de vida.

Neste trabalho pretendo oportunizar o despertar para a Capelania Hospitalar com embasamento nos pressupostos teóricos de Mokiti Okada, fundador da Igreja Messiânica Mundial do Brasil conhecido como Meishu-Sama “O Senhor da LUZ”.

O tema é relevante, carece de vasto debate, afinal a Capelania Hospitalar objetiva em primeiro lugar o atendimento espiritual e religioso aos pacientes hospitalizados, bem como aos seus familiares, através do apoio emocional e social, contribuindo para com a humanização do ambiente.

A pesquisa será bibliográfica com base na literatura sobre o tema para conclusão do curso de Teologia EAD da Faculdade Messiânica.

1 Capelania Hospitalar

Na maioria das vezes, a visita hospitalar proporciona para os pacientes e seus familiares, além da solidariedade e conforto espiritual, bem como uma inexplicável contribuição no apoio e auxilio da recuperação destes.

Na atualidade a ciência tem despertado o interesse para a relação espiritualidade e saúde. Nesse sentido desenvolver um estilo de vida para servir ao próximo é um dos atributos fundamentais para o homem de verdadeira Fé.

Nesse sentido a confiança é algo a ser alcançada com as atitudes, afirmado por Meihu-Sama (1994)

É alguém que me ajudou, que me salvou … É pessoa muito bondosa… Seria um grande prazer tê-lo como amigo. É uma criatura muito agradável …” Tal indivíduo certamente terá o respeito e a estima de todos, o que é muito compreensível. Nós mesmos, se encontrássemos uma pessoa assim, desejaríamos cultivar sua amizade, confiar- lhe nossos problemas e nos sentiríamos ligados a ela. Essa dedicação, entretanto, não pode ter caráter passageiro (p.57).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (45.7 Kb)   pdf (226.5 Kb)   docx (65.7 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com