TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Capelania Hospitalar

Por:   •  3/8/2017  •  Trabalho acadêmico  •  4.727 Palavras (19 Páginas)  •  616 Visualizações

Página 1 de 19

FACULDADE ISEIB DE BELO HORIZONTE - FIBH

CURSO DE GESTÃO HOSPITALAR

Nickia Najara Rodrigues Santos

Capelania Hospitalar – Hospital Espírita André Luiz

Belo Horizonte

2014

Nickia Najara Rodrigues Santos

Capelania Hospitalar – Hospital Espírita André Luiz

Trabalho apresentado na disciplina Projeto Integrador da Faculdade ISEIB de Belo Horizonte – FIBH sob a orientação da Profa. Silvania Mendonça Almeida Margarida.

Belo Horizonte

2014

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        4

2 DESENVOLVIMENTO TEÓRICO        5

2.1 Conceitos e contextos de gestão        5

2.2 Gestão hospitalar        5

2.3 Capelania hospitalar        6

2.4 História da Capelania        7

2.5 O Capelão        8

2.6 Capelania Católica        9

2.7 Capelania Evangélica        10

2.8 Capelania Espírita        11

3 DESENVOLVIMENTO PRÁTICO        13

3.1 Histórico e Missão        13

3.2 Valores éticos        14

3.3 Oportunidades        14

3.4 Capelania        14

3.5 Empreendedorismo        15

3.6 Responsabilidade social        15

3.7 Análise da entrevista        15

4 CONCLUSÃO        16

REFERÊNCIAS        17


1 INTRODUÇÃO

Este trabalho objetiva informar o que é a capelania hospitalar, como é a sua atuação e os benefícios para os pacientes, a fim de se criar uma consciência a cerca da importância da mesma nas instituições hospitalares.

Este estudo trata do tema Capelania Hospitalar. Basicamente avalia conceitos históricos, características do trabalho, a opinião de alguns pensadores e como atuam as diferentes religiões na realização de tais trabalhos. Servirá como base para o estudo, livros, artigos, seminários e sites, para assim, discutir o tema e chegar a um parecer sobre os seus benefícios nas vidas dos que por ele são atendidos. Ainda contará com uma entrevista a um profissional da área, que atua no Hospital Espírita André Luiz.

O trabalho da Capelania Hospitalar está voltado especialmente para o resgate da espiritualidade do paciente. E assim, focando no espírito, encontra-se e justifica-se pela Bíblia sua atuação e também o motivo de nosso estudo.

São inúmeras as curas relatadas pela Bíblia Sagrada, todas cercadas por perdão, misericórdia, fé e principalmente amor. Como vemos em Mateus 9;11-12: “E os fariseus, vendo isto, disseram aos seus discípulos: Por que come o vosso Mestre com os publicanos e pecadores? Jesus, porém, ouvindo, disse-lhes: não necessitam de médicos os sãos, mas, sim, os doentes”.

Existe uma mística em resgatar a fé nas pessoas, reconforta tanto ao resgatado, quanto ao seu ajudador. Esta é sem dúvida a grande justificativa para o estudo do tema. Conhecer e saber como trazer de volta o sorriso ao rosto de alguém que já não tem mais esperanças, nem pelo que lutar, devido à debilidade que se apossou de seu corpo, além de restaurador, nos remete à nossa principal essência, a de amar.

2 DESENVOLVIMENTO TEÓRICO

A seguir serão apresentados alguns conceitos à cerca da gestão e capelania hospitalar. Serão tratados conceitos, características e particularidades sobre as mesmas.

2.1 Conceitos e contextos de gestão 

Existem vários conceitos para gestão, a seguir uma abordagem encontrada em um site de pesquisas:

Gestão é gerenciamento, administração, onde existe uma instituição, uma empresa, uma entidade social de pessoas, a ser gerida ou administrada. O objetivo é de crescimento, estabelecido pela empresa através do esforço humano organizado, pelo grupo, com um objetivo especifico. As instituições podem ser privadas, sociedades de economia mista, com ou sem fins lucrativos. A gestão surgiu quando após a revolução industrial, os profissionais decidiram buscar solução para problemas que não existiam antes, usando vários métodos de ciências, para administrar os negócios da época o que deu inicio a ciência da administração, pois é necessário o conhecimento e aplicação de modelos e técnicas administrativas. A gestão é um ramo das ciências humanas porque tratam com grupo de pessoas, procurando manter a sinergia entre elas, a estrutura da empresa e os recursos existentes. A gestão administrativa além da técnica de administrar, ainda se utiliza de outros ramos como o direito, a contabilidade, economia, psicologia, matemática e estatística a sociologia, a informática entre outras. A gestão de pessoas é uma parte essencial da gestão administrativa ou de empresas. As funções do gestor são em princípio fixar as metas a alcançar através do planejamento, analisar e conhecer os problemas a enfrentar, solucionar os problemas, organizar recursos financeiros, tecnológicos, ser um comunicador, um líder, ao dirigir e motivar as pessoas, tomar decisões precisas e avaliar, controlar o conjunto todo. Existe também a gestão de projetos ou gerenciamento de projetos, que consiste em um grupo de medidas ou iniciativas temporárias, que vão contribuir para o desenvolvimento de um produto ou serviço. A gestão de projetos aplica técnicas e metodologias para alcançar um conjunto de alvos estabelecidos por uma equipe. É possível identificar cinco fases da gestão de projetos: início, planejamento, execução, monitoramento e controle e conclusão. No âmbito do meio ambiente, a gestão ambiental é uma área relacionada com a sustentabilidade e planejamento ambiental e aborda a vertente econômica, social e ambiental das atividades empresariais. É uma área profissional cuja visibilidade tem aumentado bastante, fruto da crescente conscientização ambiental por parte das empresas.[1] 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.6 Kb)   pdf (292.4 Kb)   docx (32.3 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com