TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CULTURA RELIGIOSA: FENÔMENO RELIGIOSO

Por:   •  12/5/2020  •  Ensaio  •  496 Palavras (2 Páginas)  •  323 Visualizações

Página 1 de 2

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS

CURSO: PSICOLOGIA - PRAÇA DA LIBERDADE

        

DISCIPLINA: CULTURA RELIGIOSA: FENÔMENO RELIGIOSO

Prof. Paulo Agostinho N. Baptista

ESTUDO DIRIGIDO

Aluna:

Lara Dantas de Andrade

Belo Horizonte, abril de 2020

MIRCEA ELIADE

Mito: é uma forma exemplar de narrar alguma história sagrada. É uma realidade que pode ser abordada e interpretada em perspectivas múltiplas e complementares. A função mais importante do mito é fixar os modelos de todos os ritos e de todas as atividades humanas significativas.

Rito: Os ritos são atos primordiais, são a  atualização de um exemplar mítico. Segundo Eliade os ritos atualizam atos de deusesheróis ou antepassados.

Hierofania: Ato da manifestação do sagrado.

Sagrado: Uma fé em algo maior, em algo que existe para além da materialidade imediata do mundo, Consiste na existência de uma transcendência que extrapola os quadros da realidade imediatamente visível e sensível. O sagrado existe em oposição ao profano.

Profano: Descrença na existência de algo superior , que extrapole a realidade imediata humana.

Espaço: O espaço sagrado constitui a base a partir da qual se desenvolve a arquitetura urbana, domiciliar e religiosa.

Tempo Sagrado: Tempo primordial, raiz ontológica do tempo profano, do dia-a-dia.

ANTÔNIO GOUVÊA

Hierofania: É a irrupção do sagrado, permite uma dada e diferente aproximação do sagrado.

Sagrado Instituinte: São os sistematizadores da experiência religiosa, dos dogmáticos e seus representantes e guardiões. Local dos intelectuais da religião instituída.

Sagrado instituído: Consiste em religiões que constituiu o máximo de concentração dogmática, formando uma elite intelectual que sustenta e apresenta alternativas para validar seus símbolos. São as formas pela qual o sagrado se manifesta.

Experiência fundante da religião: São experiências modificadoras da religião. Pretende chegar normalmente à definição do fenômeno da religião sem a necessidade de começar pelos a priori da essência da religião.

Experiência Religiosa: Experiência subjetiva que permite um encontro ou uma identificação com alguma realidade distinta da humana. Pode ser psicológica ou hierofânica.

Institucionalização: Criação de instituições religiosas. Local onde as manifestações religiosas são mais visíveis.

LEONARDO BOFF

Experiência: Consiste na habilidade de experimentar na pratica um conhecimento, ou seja, é o conjunto de todas as abordagens sobre o objeto que resulta em uma ciência. Assim, a experiência é estruturada de forma subjetiva e objetiva ao mesmo tempo, pois é a união da consciência e do objeto.

Experiência Religiosa: Para Boff a experiência religiosa ocorre quando o indivíduo se permite viver uma religião, tentando compreender e praticar o que a religiosidade o oferece.

Experiência de Deus: A experiência com Deus segundo Boff consiste em ter uma relação de conversa e proximidade com ele, sentindo a presença de Deus em nosso coração. Para Boff não adianta falar sobre Deus e não falar com Deus.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (73.3 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com