TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Filosofia da Religião

Por:   •  2/2/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.496 Palavras (6 Páginas)  •  573 Visualizações

Página 1 de 6

FILOSOFIA DA RELIGIÃO

  1. Qual era a crença do neoplatonismo?

A crença do neoplatolismo era no Ser Ultimo que subjaz toda a experiência. Neste Ser, é vencida toda a distinção entre o pensamento e a realidade. O Ser Último é conhecido por um método de abstração – ao dizer aquilo com que não tem semelhança. Mediante este Caminho de Negação são removidos todos os não-essenciais. O Ser Último é conhecido através de uma experiência mística e interior.

  1. Qual é o processo, chamado de dois passos que Tomaz de Aquino registrou no decurso da Summa?

No decurso da Summa tem muitas coisas a dizer a respeito das duas. Pelo contrário, estava adotando o que antes chamamos de um processo de dois passos em apresentar o argumento em prol do cristianismo. O primeiro passo é empregar argumentos filosóficos para lançar os alicerces; o segundo é procurar completar o trabalho mediante um apelo à doutrina cristã. Poderiamos também chamá-lo de  do conceito “dois-andares”.

        

3. Qual foi a grande redescoberta na ocasião da Reforma Protestante?

A grande redescoberta da Reforma Protestante foi a redescoberta de Deus. Ele não era o objeto de especulação abstrata, nem um mero artigo do credo da igreja. Mas Aquele com quem todos os homens devem entender-se, que entrara nas questões humanas, que falara através das Escrituras, que continuava a falar através delas, e que trata com todos os homens pessoalmente. Essas foi a descoberta básica dos reformadores que trouxe à existência as Igrejas Reformadas, e que foi o alicerce do movimento puritano e do Avivamento Evangélico nos séculos XVII e XVIII.

  1. Quais as três luzes que iluminavam a existência humana, segundo Lutero?  

A luz da natureza, em que a razão e o bom-senso bastavam para solucionar muitas questões da vida de todos os dias.

A luz da graça mediante a qual a revelação na Escritura dava ao homem um conhecimento de Deus que, doutra forma, não poderia ser atingido.                

A luz da glória que pertence ao futuro

  1. O que o racionalismo veio a significar?

O racionalismo veio a significar a tentativa de julgar tudo à luz da razão. Vinculada com ela, há a suposição de que, quando isto é feito, a razão terá completamente liquidado o sobrenatural, e que não sobra mais nada além da natureza e dos fatos crus. O racionalismo denota uma abordagem mais especifica e certamente menos atéia.

6. John Locke é considerado pioneiro de que maneira?

        Por causa da abordagem empirista ao conhecimento

7. Que frase de Voltaire comprova que ele conservou sua teologia natural, mesmo discordando da igreja dominante da época?

No decurso da sua vida inteira, Voltaire se opôs amargamente à Igreja Católica, contra a qual dirigia seu lema: Écrasez I’infame. Não via nas suas instituições e nos seus representantes nada mais além do engano e da corrupção. Mesmo assim, conservou sua teologia natural. “Sempre ficarei convicto”, escreveu numa carta de 1741.”que o relogio comprova o relojoeiro e que o universo comprova Deus”. Voltaire preferia chamar se um Teista, e sua maior aproximação a uma declaração daquilo que acreditava apareceu naquele verbete no seu dicionário.

8. Como Schleiermacher via o pecado?

O pecado para Schleiermacher é aquilo que perturba nosso senso de dependência absoluta, é o desejo de estar livre quando devemos estar em harmonia com Deus.

9. Quem cunhou a palavra agnosticismo e por que o fez?

A palavra agnosticismo foi cunhada por T.H.Huxley, ele o fez para descrever seu próprio estado mental.

10. Os eclesiásticos estavam divididos entre si acerca da evolução. Explique.

Os eclesiásticos estavam divididos entre si acerca da evolução. A despeito do seu agnosticismo, Darwin foi devidamete enterrado na Abadia de Westminter. Havia aqueles como o Deão Church eo Acerbispo Frederick Temple que acredivam que a evolução não era incompatível com a crença no Criador. A evolução meramente explicava como as diferentes espécies tinham chegado a existir. Conforme disse Temple nas suas “Preleções Bampton” sobre The Relations of Religion and Science(1844), “Para os muitos desígnios parciais indicados pela Natural Theology de Paley, e que ainda permacem como eram, a evolução deixa o argumento em prol de um Criador e Governante inteligente da terra mais forte do que antes”

11. Discorra sobre o positivismo logico.

        

O positivismo lógico foi um movimento anti-metafísico na filosofia. Tinha duas raises geográficas, sendo que uma foi inglesa e a outra vienense. O movimento foi ganhando terreno em ritimo firme, mas foi somente quando A.J.Ayer publicou sua obra Language. Truth and Logic (1936) que o impacto foi feito sobre o publico filosófico mais geral da Inglaterra. Num só golpe, Ayer definiu as implicações do positivismo lógico. Os positivistas lógicos alegavam que suas que suas declarações tinham significado e eram genuínas se pudessem ser averiguadas de um modo comparávelcom o modo pelo qual as hipóteses cientificas são testadas pela experiência pública.

12. Qual é a queixa frequente do filósofo agnóstico?

        

Uma queixa freqüente do filósofo agnóstico é que as pessoas religiosas continuam a fazer declarações a despeito dos fatos. Ainda insistem que Deus é amor a despeito das inúmeras tragédias acerca das quais ficamos sabendo mediante a TV e os jornais. Há realmente significado em dizer que Deus cuida do mundo? Quando o crente faz esta alegação, parece que esta fazendo uma asseveração fatual.

13. Qual o resultado da analise de Bultmann sobre o Jesus histórico?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)   pdf (55.2 Kb)   docx (16.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com