TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A História de Israel

Por:   •  27/3/2019  •  Dissertação  •  6.601 Palavras (27 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 27

História de Israel

A História do Povo de Deus

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]         [pic 4]

Roberto Rodrigues de Andrade Jr.

Parte I – Introdução

Quando nos propomos a estudarmos história, temos que tomar muito cuidado para sermos sempre fiéis à aquilo que é a proposta da nossa matéria, sobretudo essa história que fala de um Deus que escolhe um povo para ser seus protegidos.

Dizem que quem conta um conto aumenta um ponto, e quase sempre isso é verdade, porém não se trata aqui de contos e sim de história, e, portanto não cabe ponto nenhum a ser aumentado.

Agora cabe lembrar quem nem todos tem a mesma visa, a mesma analise do mesmo fato, ou seja, lembrando um pouco nossa história, no dia 22 de abril de cada ano comemoramos o que, aqui no nosso país? O descobrimento do Brasil? Para alguns sim, como os brancos portugueses que aqui chegaram a 500 anos e possivelmente seus descendentes, mas se levarmos em conta o ponto de vista dos índios que aqui moravam será que foi uma descoberta digna de ser comemorada? Dificilmente!

Assim também quando falamos em história de Israel temos que ter claro qual será o nosso referencial para não fazermos confusão. Ver de que lado estamos ao analisarmos alguns desses episódios da história desse povo importantíssimo para nossa fé, de lado dos “poderosos” e dominantes ou dos mais “fracos” e dominados? Deixando registrado desde já que a nossa análise parte sempre do ponto de vista do povo sofrido, perseguido, e explorado pelos reis e “poderosos da época”.

Por Que Estudar História de Israel?

Para saber como esse povo, escolhido por Deus, se formou a partir das dificuldades e lutas em comum, em busca de uma condição digna de vida em liberdade, guiados por seu Deus, e a partir dessa história poder entender melhor as narrativas da Bíblia, sobretudo do AT, para depois encontrar as “chaves” que abrem as “portas do entendimento” do NT e assim ter mais claro o que vem a ser o Reino de Deus, esperando pelo povo e anunciado por Jesus.

 

Parte II – Cidade Pré-Israel

O QUE É LINHA DO TEMPO NA BÍBLIA? É uma forma mais simples de mostrar em esquema, quando se deu vários acontecimentos ao passar do tempo, de forma que se possa entender em que época se passou cada coisa, fatos e personagens da Bíblia, e ter claro que as narrativas da Bíblia não aconteceram de uma só vez, mas que começou cerca de 1800 anos de Jesus, com as Histórias dos Patriarcas (Abraão, Isaac e Jacó) e termina cerca de 100 anos depois de Jesus com as narrativas do Apocalipse.

[pic 5]

ONDE FICA ISRAEL? Israel é um pequeno país da Ásia Ocidental ou Oriente Médio, perto do Egito, da Síria, Líbano e Iraque (nos dias de hoje),é um lugar muito longe do Brasil e que tem o tamanho do menor estado brasileiro que é o Sergipe , é também uma terra cheia de montes e de regiões semidesértica que dificulta a vida do povo para tirar seu sustento, fica próximo (mais precisamente no meio) de algumas grandes potências da antiguidade (Egito, Babilônia, Assíria, Pérsia), o que o tornava lugar de muitos conflitos (como é até hoje).

VIDA EM CANÃA - Antes de formarem o povo de Israel, existiam nas planícies (lugares planos) os cananeus (habitantes de Canãa), que viviam ao redor de várias cidades fortificadas chamadas Cidades – Estados, que tinham reis e “autonomia” em relação as outras (como se fossem um país). Dentro dos muros das cidades viviam as classes nobres e dominantes da época (reis, corte, sacerdotes, soldados, proprietários de terras), e fora das cidades os lavradores e pastores. Geralmente as Cidades- Estados estavam em guerras umas contra as outras, para que isso possuíam exércitos próprios e ás vezes contratavam bandos de mercenários para lutarem a seu favor contra outros reis, e quem mais sofriam com isso eram os lavradores e pastores que estavam desprotegidos . Estas Cidades-Estados eram dominadas por outro rei, o faraó do Egito (que era a grande potência da época) e tinham que pagar altos tributos ao faraó para não serem esmagadas por eles. Assim as Cidades-Estados cobravam também altos tributos de seus súditos para se manterem na mordomia e pagar os tributos ao faraó, além de cobrar pesadas taxas dos lavradores e pastores, os reis das Cidades-Estados ainda obrigavam os lavradores e pastores a trabalhos forçados (corvéia) em suas terras (que eram as melhores da região). Esses lavradores e pastores eram constantemente ameaçados pelo exército dos reis, do faraó e dos mercenários. Outra forma dos reis dominarem os lavradores e pastores ara através da religião comandada por sacerdotes que falavam em nome das divindades sempre apoiando os reis.[pic 6]

VIDA NO EGITO - O Egito era a grande potência da época (dominava os outros povos), e tinha na figura do faraó seu rei supremo, que se dizia filho dos deuses, de onde vinha sua superioridade  sobre os outros assim governava pela força de seus bem montados e equipados exércitos e também pela “vontade dos deuses” que tinham em “seus filhos” os seus representantes entre os povos . Para dar “proteção” aos povos dominados e garantir as rotas comercias, o faraó cobrava altos tributos de seus reis e com isso mantinha seus exércitos e sua corte. Além desses tributos o faraó possuía muitos escravos que eram obrigados a trabalhar duro nas construções que o faraó possuía, como as grandes cidades que surgiam.

[pic 7]

Conclusão: Antes da formação do povo de Israel, já haviam civilizações bem adiantadas para sua época, e que possuía na sua estrutura de vida a dominação dos reis e corte pelo exército e pela religião, sobre seus súditos e escravos e também sobre outros povos. Assim havia classes nobres que viviam geralmente em cidades e que dominavam as vidas alheias e haviam classes trabalhadoras de lavradores, pastores, escravos, e outros excluídos que viviam pouco e mal para manter as mordomias das classes dominantes.

QUESTIONAMENTO

“A opressão do povo no Egito ocorreu e ocorre sempre. O faraó está hoje mais vivo do que nunca, controla os povos pobres, entre eles o Brasil, e se enriquece as custas do empobrecimento do nosso povo também. Quando os pobres gritam Deus escuta seu clamor (Ex 2,23 -3-15).

  1. Como se manifestam a dor e a opressão em nossa vida pessoal, em nossa comunidade e em nosso povo hoje?
  2. Como Deus se revela, ou que sinais da libertação de Deus percebemos hoje em nossa vida pessoal e eu nosso povo?

Fonte:

# Curso Bíblico 1 – Carlos Mesters CCJ e CEBI

# Subsídio para estudo bíblico – Roberto R. de Andrade Jr

# A Bíblia de Jerusalém – vvaa Ed. Paulinas

# História do povo de Deus – CEBI e Paulus

INDICAÇÃO BIBLIOGRÁFICA

...

Baixar como (para membros premium)  txt (39.9 Kb)   pdf (831.6 Kb)   docx (576 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com