TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importancia Da Pesquisa No Trabalho Academico

Trabalho Escolar: A Importancia Da Pesquisa No Trabalho Academico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/8/2014  •  1.119 Palavras (5 Páginas)  •  741 Visualizações

Página 1 de 5

RESUMO

A definição de pesquisa, e a consciência de sua importância trazem ao acadêmico interesse pela mesma, aumentando assim seu desejo por conhecimento, instigando sua mente em direção ao assunto desconhecido; buscando a revelação, através de matéria e subsídio que lhe estiverem disponíveis, bem como utilizando-se dos métodos básicos de pesquisa que são repassados a todos os acadêmicos. Sendo assim, pode-se afirmar que a pesquisa é uma ferramenta de suma importância não apenas ao acadêmico mas a todo ser humano ávido por conhecimento.

Palavras chave: Acadêmico; Aprendizagem; Pesquisa.

1 INTRODUÇÃO

Neste trabalho, será abordado o conhecimento sobre a pesquisa, propriamente dita, seu conceito e definição; bem como sua importância na vida pessoal e acadêmica. Para tanto serão apresentados os métodos básicos de projeto e aplicação de uma pesquisa.

2 A IMPORTÂNCIA DA PESQUISA NO TRABALHO ACADÊMICO

É um processo de construção do conhecimento; onde aprende tanto o indivíduo que a realiza, quanto a sociedade na qual esta se desenvolve. A pesquisa como atividade regular também pode ser definida como o conjunto de atividades orientadas e planejadas pela busca de um conhecimento. Ao profissional da pesquisa, dá-se o nome de pesquisador. O objetivo de uma pesquisa é explorar e familiarizar-se com um assunto ainda pouco explorado. A fim de conhecer mais sobre o assunto e estar apto a construir hipóteses. Como qualquer exploração, a pesquisa depende da intuição do explorador.

Houaiss ( 2004) comenta que pesquisar significa “ procurar com aplicação e cuidado, investigar, averiguar” (p. 567) Portanto, para o ato de pesquisar , requer-se uma busca zelosa e cuidadosa sobre o quer saber.

Demo, apud Tafner Silva Weiduschat (2006), conclui que a pesquisa científica é uma busca cuidadosa e investigativa, além de ser sistematizada é ter critérios definidos sobre o tema procurado. O principal objetivo de uma pesquisa científica é descobrir respostas para questionamentos, mediante o emprego de conhecimentos científicos.

As formas clássicas de classificação de pesquisa dizem respeito à sua natureza, à abordagem de um problema, à relação aos seus objetivos e à relação aos procedimentos técnicos.

2.1 PESQUISA ACADÊMICA

A pesquisa acadêmica é realizada no âmbito da academia (universidade, faculdade ou outra instituição de ensino superior), conduzida por pesquisadores que, comumente docentes, estudantes universitários e pesquisadores independentes. A pesquisa acadêmica é um dos três pilares da atividade universitária, junto com o ensino e a extensão. Visa produzir conhecimento para uma disciplina acadêmica, bem como, investigações relacionadas à prática dos processos de ensino-aprendizado. Visa a relacionar os aspectos objetivos e subjetivos da realidade que envolve o objeto a ser pesquisado.

A pesquisa é considerada uma atividade de vital importância para a formação de jovens pesquisadores, uma vez que dá ao aluno a oportunidade de ter o primeiro contato com a prática da pesquisa e ver a aplicação dos conceitos ensinados na sala de aula. Orientado por um pesquisador qualificado e experiente, o aluno aprende técnicas e métodos de pesquisa, e desenvolve seu senso crítico. É uma etapa em que ele lida com questões básicas da pesquisa, tais como a sistematização de idéias e de referenciais teóricos, a síntese de observações ou experiências, a elaboração de relatórios. Trata-se de uma das mais ricas experiências que um aluno pode ter, pois mesmo que não siga a carreira de pesquisador ele terá a oportunidade de complementar sua formação acadêmica, aprimorar seu conhecimento e se preparar melhor para a vida profissional.

2.2 PROJETANDO UMA PESQUISA

Existem alguns passos básicos a serem seguidos, em se tratando de uma pesquisa, conforme seguem:

2.3 ESCOLHA DO TEMA

São dois os fatores principais que interferem na escolha de um tema para o trabalho de pesquisa: Os Fatores internos, que podem ser a afetividade em relação a um tema ou alto grau de interesse pessoal; o tempo disponível para a realização do trabalho de pesquisa; e o limite de capacidade do pesquisador em relação ao tema pretendido; e os Fatores Externos: Podemos citar como fator externo a significação do tema escolhido, sua novidade, sua oportunidade e seus valores acadêmicos e sociais; o limite de tempo disponível para a conclusão do trabalho; e o material de consulta e dados necessários ao pesquisador.

2.4 LEVANTAMENTO OU REVISÃO DE LITERATURA

O Levantamento de Literatura é a localização e obtenção de documentos para avaliar a disponibilidade de material que subsidiará o tema do trabalho de pesquisa.

Este levantamento é realizado junto às bibliotecas, internet,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com