TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTANCIA DO TRABALHO ACADEMICO

Por:   •  12/5/2015  •  Bibliografia  •  523 Palavras (3 Páginas)  •  7.936 Visualizações

Página 1 de 3

A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO ACADÊMICO

Francielli Maria Romani

Prof. Nair Alves Dias

Insitituto Teológico Quadrangular

Metodologia do Trabalho Acadêmico

20 de outubro de 2013

RESUMO

O trabalho acadêmico é a única forma de explicitar de maneira organizada e concreta todo e qualquer estudo, pesquisa, idéia ou dedução no âmbito das instituições de ensino, pesquisa e extensão universitária sendo, portanto extremamente importante para o meio acadêmico, pois um estudo ou pesquisa sem a publicidade que um texto acadêmico oferece tende a perecer no tempo.

Palavras-chave: trabalho acadêmico, estudo, pesquisa, instituições de ensino.

INTRODUÇÃO

O trabalho acadêmico tem a sua devida importância por se tratar do resultado dos processos ligados a produção e transmissão do conhecimento, poisorganiza de maneira formal, toda e qualquer pesquisa ou estudo acadêmico.

O pesquisador escolhe o tipo de trabalho que mais se adequa ao seu estudo ou objeto de pesquisa dentre os tipos de trabalhos acadêmicos existentes, dentre os trabalhos formais estão: tese, dissertação, monografia, trabalho de conclusão de curso, artigo, relatório, fichamento, resenha e comunicação.

DESENVOLVIMENTO

O mundo vive imerso em uma rede de dados que são acessíveis com bastante facilidade, porém somente com uma pesquisa ou estudo esses dados passarão a ser informações, o trabalho acadêmico compila, organiza e torna pública essas informações, que se transformam em idéias e passam a ter a contribuição do autor, deixando de ser dados isolados e contribuindo para algum objetivo final.

As dúvidas e questões existentes dentro de um trabalho, levam a um futuro, pois move a dinâmica do conhecimento, ainda segundo ele, um trabalho acadêmico não é só importante por ser uma forma de agrupar idéias ou apenas resumi-las, mas sim de lançar questões e indagações para o futuro. (Rios,2008)

Todo trabalho científico deve ser elaborado de acordo com as normas preestabelecidas e os fins a que se destina, não podem ser cópias porém podem trazer contribuições de outros autores, desde que seja citado este autor no texto, caso contrário se trata de plágio.

Um trabalho acadêmico deve ter como finalidade ampliar conhecimentos, compreender problemas e oferecer subsídios para outros trabalhos.

Os trabalhos acadêmicos devem permitir que outro pesquisador baseado em suas informações, reproduza experiências e obtenha os resultados descritos com a mesma precisão, além de repetir as observações e julgar as conclusões do autor, além de verificar a exatidão das análises e deduções que permitiram ao autor chegar as conclusões.

CONCLUSÃO

Conclui se que não existiria conhecimento científico sem o trabalho acadêmico, vindo portanto a sua importância, pois não existe como organizar uma pesquisa ou um estudo sem termos normas e finalidades preestabelecidas.

O conhecimento científico não é como o conhecimento empírico que se baseia na tentativa ou no senso comum, mas sim em teses e teorias fundamentadas em dados captados e organizados na forma de um trabalho acadêmico, este portanto deve ser valorizado e tratado como o principal aliado a qualquer disciplina ou curso científico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (102.1 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com