TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTANCIA DA PESQUISA NO TRABALHO ACADEMICO

Pesquisas Acadêmicas: A IMPORTANCIA DA PESQUISA NO TRABALHO ACADEMICO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/2/2014  •  1.034 Palavras (5 Páginas)  •  972 Visualizações

Página 1 de 5

A IMPORTÂNCIA DA PESQUISA NO TRABALHO ACADÊMICO

Alex Vieira da Guarda

Prof.ª Antonia Neide Eugênio Peres

Instituto Teológico Quadrangular de Marília – SP

Curso Livre de Teologia – EAD – Metodologia do Trabalho Acadêmico

20/05/2013

RESUMO

Este trabalho visa demonstrar a importância da pesquisa no desenvolvimento de trabalhos acadêmicos, a definição de pesquisa e seus tipos, formação do conhecimento e o desenvolvimento do trabalho. Pois sendo a Ciência, um processo de investigação que busca atingir conhecimentos sistematizados e seguros para elaborar leis e regras gerais que regem determinado fenômeno torna-se indispensável à realização de uma pesquisa coerente para formação do conhecimento.

Palavras chave: pesquisa; conhecimento.

INTRODUÇÃO

Desde a antiguidade, o homem tem a necessidade de encontrar explicações para os fatos e fenômenos que ocorrem no seu dia-a-dia e sempre se questionou sobre o que estaria por traz destes acontecimentos.

Imagine que você não tivesse aprendido isto na escola, como você explicaria o fato de uma maça sair do galho e ir parar no solo? Como você explicaria que de tempos em tempos há uma formação de nuvens no céu e de repente começa a cair água dele?

No inicio o homem criou as mais variadas historias na tentativa de tentar explicar estes fatos, surgiram deuses e reinados dos mais variados estilos. Porem com o passar do tempo, o homem teve a necessidade de buscar explicações mais consistentes para os fatos que aconteciam ao seu redor. Surgiam então os primeiros pensadores, que buscavam explicar tais fenômenos por meio de observações do cotidiano e elaboração de leis que poderiam gerenciar tais fatos.

Para chegar-se ao domínio teórico e/ou pratico de determinada área, ou alcançar “Conhecimento”, torna-se indispensável à realização de uma pesquisa de forma sistematizada e orientada, utilizando métodos adequados, com bom planejamento e determinação clara do objetivo a ser alcançado. Conferindo um caráter sério e ético ao resultado da pesquisa, com a geração do conhecimento e possibilidade de que outros interessados possam trabalhar o mesmo assunto.

1. PESQUISA

Sendo a pesquisa, a investigação e estudo, minucioso e sistemático de problemas teóricos e/ou práticos, partindo-se de uma duvida ou problema, para buscar uma resposta e/ou solução. O interesse dos pesquisadores pelo saber levam-no a investigar o problema sob os mais diversos aspectos, sendo que cada tipo de pesquisa permite níveis diferentes de aprofundamento no assunto e enfoques específicos, conforme o objetivo do estudo.

Tipos de pesquisa

De acordo com o procedimento utilizado para elaboração da pesquisa, pode-se relatar os seguintes tipos:

1.1. Pesquisa Bibliográfica

De acordo com Koche (2007), a Pesquisa Bibliográfica é a que se desenvolve tentando explicar um problema, utilizando o conhecimento disponível a partir de teorias já desenvolvidas e publicadas em livros ou obras congêneres. Na pesquisa bibliográfica o investigador irá levantar o conhecimento disponível na área, identificando as teorias produzidas, analisando-as e avaliando sua contribuição para auxiliar a compreender ou explicar o problema objeto da investigação.

Utiliza-se a pesquisa bibliográfica para aumentar o nível de conhecimento de determinado assunto, possibilitando ao pesquisar maior domínio sobre o tema; Utilizar o assunto pesquisado como base para elaboração de um trabalho cientifico; para descrever todo o conhecimento existente na atualidade sobre o determinado assunto tema.

1.2. Pesquisa Experimental

Neste tipo de estudo relaciona-se as causas com os efeitos gerados por determinados fenômenos, com a manipulação de suas variáveis. Com a manipulação de situações, na qualidade e quantidade das variáveis, procura-se anular as variáveis de controle com o objetivo de verificar os efeitos causados na variável dependente.

Pode-se citar como exemplo uma empresa que deseja estabilizar seu processo produtivo e para isto, estuda todas as variáveis que podem influenciar no desempenho da sua maquina e qualidade do produto. O pesquisador (engenheiro) determina as principais variáveis que podem influenciar no processo, como: máquina, mão de obra, material, meio ambiente, medição, método. Durante o experimento o investigador manipulará e estudará cada variável, na tentativa de descobrir a parcela que cada variável contribui para o alcance do objetivo.

Para realização

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com