TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Intolerância Religiosa

Por:   •  3/7/2017  •  Artigo  •  2.822 Palavras (12 Páginas)  •  554 Visualizações

Página 1 de 12

INSTITUTO TEOLÓGICO QUADRANGULAR - ÁGUA VERDE

WANDERLEY DA SILVA CASTRO

INTOLERÂNCIA RELIGIOSA

CURITIBA

2017


INSTITUTO TEOLÓGICO QUADRANGULAR - ÁGUA VERDE

WANDERLEY DA SILVA CASTRO

INTOLERÂNCIA RELIGIOSA

Trabalho apresentado na disciplina Metodologia do Trabalho Acadêmico do Curso Livre em Teologia, do Instituto Teológico Quadrangular - Água Verde, como requisito parcial para conclusão da disciplina.

Professor: Profa. Fabiane S. Lima Corrêa

CURITIBA

2017


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO3

1. INTOLERÂNCIA E RELIGIÃO NO BRASIL4

1.1 Intolerância4

1.2 Religião4

1.3 Intolerância Religiosa4

1.4 Religião no Brasil4

2. CRISTIANISMO NO BRASIL5

3. SITUAÇÃO ATUAL6

CONCLUSÃO10

REFERÊNCIAS11



INTRODUÇÃO

A violência tem alcançado números alarmantes no Brasil e no mundo, como nos casos decorrentes de crimes violentos, tais como: lesões corporais e homicídios, há ainda a violência em razão dos conflitos (guerras), outro tipo de violência que tem ganhado notoriedade é a decorrente da intolerância religiosa, muitos atos violentos, execuções e explosões de estruturas religiosas, envolvendo o grupo terrorista Estado Islâmico, têm sido mostrados pelas redes sociais e pela televisão, causando temor que estes atos se espalhem pelo mundo.

No Brasil a situação não é tão grave, mas o aumento de casos de intolerância religiosa tem chamado a atenção das autoridades e dos líderes religiosos, e em razão disso o Governo brasileiro tem tomado medidas para reduzir tais ocorrências, mas ainda há muito a se fazer.

O presente trabalho tem por finalidade apresentar a conceituação de intolerância, de religião e de intolerância religiosa, e apresentar a atual situação brasileira e os casos mais graves registrados.


1. INTOLERÂNCIA E RELIGIÃO NO BRASIL

1.1 Intolerância

Existem várias definições de para o termo intolerância, mas a que mais se enquadra no tema proposto é a encontrada no site do Dicionário Informal (2017), assim descrita: “A intolerância é uma atitude mental caracterizada pela falta de habilidade ou vontade em reconhecer e respeitar diferenças em crenças e opiniões. Ou seja, as pessoas não respeitam as diferenças ou as opiniões dos outros”.

1.2 Religião

Embora existam no mundo incontáveis religiões, a definição que parece mais abrangente é a dada por Dukenheim (1996 apud FERNANDES, [200?]), assim descrita:

[...] uma religião é um sistema solidário de crenças e de práticas relativas a coisas sagradas, isto é, separadas, proibidas, crenças e práticas que reúnem numa mesma comunidade moral, chamada igreja, todos aqueles que a ela aderem. O segundo elemento que participa assim de nossa definição não é menos essencial que o primeiro, pois, ao mostrar que a ideia de religião é inseparável da ideia de igreja, ele faz pressentir que a religião deve ser uma coisa eminentemente coletiva.     

1.3 Intolerância religiosa

Segundo o site Guia de Direitos (2017) a intolerância religiosa é: “um conjunto de ideologias e atitudes ofensivas a diferentes crenças e religiões”.

1.4 Religião no Brasil

O Estado Brasileiro, recentemente tornou-se um Estado laico, isso quer dizer que existe liberdade de culto religioso e também separação entre estado e religião, que somados ao fato de que a construção do Brasil se deu de forma bastante diversificada, aqui se reuniram europeus, africanos, asiáticos e os povos indígenas da terra, havendo uma grande miscigenação cultural e religiosa, assim temos diversas religiões em nosso país, tais como: cristianismo (católicos e evangélicos (batistas, luteranos, presbiterianos, metodistas, assembleianos, quadrangulares e etc..)), islamismo, judaísmo, afro-brasileira (umbanda e candomblé), Orientais (budismo, bahaísmo, hare krishna, hinduísmo, taoísmo, xintoísmo, seicho-no-iê) espiritismo, etc., e ainda pessoas que se designam sem religião e outras agnósticas (não acreditam em um Deus). Dentre todas as religiões se destaca o cristianismo por ser a maior religião e que abrange praticamente toda a extensão territorial brasileira.

2. CRISTIANISMO NO BRASIL

Abordaremos o cristianismo isoladamente, por ser a maior religião no mundo e no Brasil, assim os casos envolvendo seus adeptos acabam sendo em termos numéricos mais elevados, senão vejamos.

O cristianismo é uma religião abraâmica, da mesma forma que o judaísmo e o islamismo. É atualmente a maior religião do mundo e conta com cerca de 2,1 bilhão de seguidores. E no Brasil atinge cerca de 86,8% da população (católicos e evangélicos), conforme dados do censo de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, apud Castro e Duarte (2012).

O ponto principal de sua crença é a pessoa de Jesus Cristo, o filho do Deus único e salvador da humanidade. A religião derivada do judaísmo tem seu início na pregação de Jesus que acaba sendo crucificado por seus algozes (Fariseus) e ao terceiro dia ressuscita, cumprindo as profecias bíblicas a seu respeito e após um período de aparições aos seus discípulos, ascende aos céus onde junto a Deus aguarda o julgamento final da humanidade.

Marcada inicialmente pela perseguição de seus adeptos, a religião levou pouco mais de três séculos para se firmar no mundo, quando em 313 d.C. o imperador romano Constantino liberou o seu culto e em 392 d.C foi adotada como a religião oficial do Império Romano.

Ao longo de mais de dois mil anos de existência esta religião passou por divisões internas e hoje está disposta em três seguimentos: Católicos Romanos, Protestantes e Católicos Ortodoxos.

No Brasil se destacam dois grupos religiosos: católicos e protestantes. Dentre os protestantes, aqui chamados de evangélicos, a constante divisão tem levado a um crescimento do número de igrejas (denominações) independentes entre si.

A religião católica embora no passado tenha tratado de forma violenta os adeptos de outras religiões, como foi o caso do Tribunal do Santo Ofício da Inquisição, com o passar dos tempos e com a perda do poder estatal passou a adotar uma postura mais branda em relação a outras religiões. Por seu lado a ramo protestante (evangélico) está em constante divisão e a cada momento surgem novas igrejas e alguns membros destas igrejas, em face de interpretações equivocadas das Escrituras (bíblia) praticam atos de violência contra outras religiões e seus adeptos. Os evangélicos por seu lado são bastante discriminados em razão da vestimenta das mulheres e de seus cabelos compridos, do comportamento durante os momentos de oração (gritaria), e outros tantos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.3 Kb)   pdf (166.5 Kb)   docx (20.6 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com