TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Pastoral Urbana

Por:   •  6/7/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.671 Palavras (7 Páginas)  •  289 Visualizações

Página 1 de 7

CENTRO VOCACIONAL QUADRANGULAR

INSTITUTO TEOLÓGICO QUADRANGULAR

FICHAMENTO

DISCIPLINA: PASTORAL URBANA

PROFESSOR:

ALUNO (A): TURMA:

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:

Autor(es): MESTRE CICERO ZEZERRA

Título: PASTORAL URBANA

Cidade: CURITIBA Editora: SGEC Págs: 11 - 105

Outros Dados:

1. ARGUMENTO PRINCIPAL: (idéia central do texto)

Esta disciplina visa preparar o aluno para exercer o ministério cristão na cidade e desenvolver atividades pertinentes para uma ação transformadora. Também levar o aluno a compreensão da pastoral urbana desenvolvida nas cidades, com compreensão bíblica, tomando Jesus como referência e apresentando alternativas de evangelização

2. FICHAMENTO: (síntese do aluno, resumindo o conteúdo do texto)

Para se fazer um estuda da história da cidade, você deve levar em consideração que cada cidade tem sua própria história. É necessário conhecer seus primórdios, seus processos organizatórios que exerceu ou exerce o poder político econômico e espiritual. É fundamental conhecer a logica administrativa municipal. A urbanização é um fenômeno mundial. Trata se do abandono do campo para a migração para centros urbanos. Cerca da metade da população mundial já atingiu a cifra de 6 bilhões e meio de pessoas, mora em cidades. No brasil, o assunto não é diferente, o brasil deixou de ser um pais essencialmente rural no fim da década de 60, quando a população urbana chegou a 55, 92%. As cidades, principalmente nesses 2 terços do mundo, não crescem apenas em população, mas também em problemas sociais, econômicos e políticos. Pobreza, violência, fome, doenças, favelas, os problemas são imenso, outro grande problema e a formação de megacidades. Atualmente, as grandes cidades são muito maiores e mais populosas do que em tempos passados, por exemplo Paris, em 1400 possuía 225 mil habitantes em 8KM de área. Aumente, a cidade possui 2,3 milhões de habitantes e 105KM, sendo que sua região metropolitana possui mais de 11,2 milhões de habitantes e 14.518 KM de área.

O processo da urbanização é um fenômeno mundial, no primeiro mundo, especial na europa, esse processo teve origem na revolução industrial com o surgimento da máquina a vapor na Inglaterra. Poucas pessoas moravam na cidade. Foi necessário importante do campo, da zona rural, a mão de obra necessária, não havia um programa de habitação, os trabalhadores tiveram que viver amontoados em lugares insalubres muitos parecidos com aquilo que hoje faz parte do cenário das grandes cidades brasileiras – as favelas.

O maior desafio da pastoral urbana está em tornar pública a presença da igreja na cidade. A sociedade atual como vimos, abre espaço para uma profissão de fé crista ou uma pratica religiosa no âmbito privado ou íntimo.

Através do ministério do apostolo Paulo, 52 novas igrejas, foram estabelecidas no contexto do novo testamento, esses números devem servir de referência para a nossa evangelização na cidade. A igreja se relaciona diretamente com a vida comunitária. Ela vive junto, ora, cada coopera para o bem de todos. Não podemos medir esforços para aprender com Paulo, analisar o que motivava o apostolo a evangelizar de cidade em cidade e as estratégias para isso. Precisamos entender a motivação de Paulo, ele estava motivado a evangelizar, plantar igrejas e organizar comunidades, apesar de toda hostilidade e perseguição do seu povo, era obvio que Paulo tia uma motivação, e oque motivava Paulo a pensar em Missão? Isso devemos entender... Sua primeira motivação era a paixão por Cristo, a paixão pela igreja, a convicção do seu chamado a necessidade das pessoas e as convicções teológicas e claro o poder do Espirito santo que abitava nele, essas eram as motivações de Paulo. Vemos também que Paulo tinha o Espirito Santo de Deus, uma marca peculiar da estratégia de Missões de Paulo foi a pregação do evangelho no poder do Espirito Santo, Paulo estava disposto a levar o Evangelho aonde quer que fosse, em toda sua integridade, embora fosse condenado e perseguido por isso, sofreu perseguição, foi preso porem não parava de pregar o evangelho. Paulo era sábio em suas escolhas foi um plantador de novas igrejas, entretanto ele não plantou igrejas por todos os lugares onde passou, ele escolhia a dedo em quais cidades valeria a pena este investimento, ele não queria perder tempo com cidades menos importantes ele escolhia cuidadosamente e planejava como seria a proclamação da mensagem de salvação. Ele fez isso em cidade importante. Paulo pregou para muitos pobres também.

Os princípios para o desenvolvimento comunitário integral são: Precisamos praticar a solidariedade, é preciso que pratiquemos a justiça e o amor, precisamos vivenciar a participação, o serviço e a liberdade, é necessário que vivamos a liberdade a misericórdia, a esperança e o amor, precisamos viver a justiça e a misericórdia, precisamos clamar por justiça e também pratica –la, é necessário que vivamos a esperança o amor e a liberdade, devemos viver o serviço e o amor.

Temos também os passos metodológicos que nos mostra como caminhar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (43.9 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com