TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INSTITUTO TEOLÓGICO pastoral urbana

Por:   •  9/7/2015  •  Projeto de pesquisa  •  4.367 Palavras (18 Páginas)  •  2.329 Visualizações

Página 1 de 18

INSTITUTO TEOLÓGICO

QUADRANGULAR

Conhecimento teológico para melhor servir

 

Pastoral

Urbana

Matéria _ Pastoral Urbana

Prof.ª _ Pr. Patrícia

Aluno _ Adriano Cesar Perez

Data _ 13/11/2014

2

SUMÁRIO

Sumário.........................................................................................................2

Introdução.....................................................................................................
3

Primeira viagem missionária de Paulo..............................................
4 5 6 7

Segunda viagem missionária de Paulo...........................................
8 9 10 11

Terceira viagem missionária de Paulo.............................................
12 13 14

Conclusão....................................................................................................
15

Bibliografia..................................................................................................
16

3

INTRODUÇÃO


Com este trabalho passaremos a estudar o que chamamos de geografia missionária, através das três viagens missionárias do Apostolo Paulo, conheceremos as cidades do mundo antigo onde se foi instalando a Igreja do Nosso Senhor. Como pôde um único homem (Paulo) revolucionar toda a sua época? Em primeiro lugar, por ele ser um mensageiro extraordinário do Senhor, através do qual foi o evangelho universalizado e, além disso, utilizou da infraestrutura do império para viajar de cidade em cidade, de província em província e de reino em reino. Por ele ter de dupla cidadania (pois era tanto judeu como cidadão romano), ele não precisava de nenhum passaporte especial para viajar. Na segunda viagem Paulo da continuidade em sua cruzada de evangelização, partindo sempre de Antioquia, esta cidade era conhecida como a mãe de todas as igrejas missionárias. Enquanto que na terceira viagem, o cristianismo já era conhecido em todo o império romano.

A PRIMEIRA VIAGEM  MISSIONÁRIA DE PAULO                  
     
                                                                                                                                             4                     

I. Antioquia da Síria

Havia duas importantes cidades com este nome. Uma delas ficava na síria. Depois de Jerusalém, era a cidade que mais estreitamente se achava ligada a historia do cristianismo primitivo.
Fundada em 300 a.C. Antioquia logo se tornou uma das primeiras cidades do mundo antigo. Seu nome era uma homenagem a Antíoco que, por ocasião da morte de Alexandre Magno, fundou uma truculenta dinastia que muitos transtornos traria aos filhos de Israel. Não obstante, os judeus que, em Antioquia viviam eram governados por seu próprio chefe e desfrutavam de muitos privilégios políticos.
Os cristãos que se viram constrangidos a deixar Jerusalém depois da morte de Estevão, instalaram-se em Antioquia, onde acabariam por fundar uma vigorosa igreja. Com o tempo esta passou a distinguir-se por uma maioria de crentes gentis. Foi aqui que pela primeira vez, receberam os fieis o epíteto de cristãos (At 11.20,21).
Em Antioquia o apostolo Paulo desempenhou uma excelente etapa de seu ministério. E daqui partiu para sua primeira viagem missionária. Após o concilio de Jerusalém retornou a cidade com as resoluções tomadas pelo apostolo e anciãos (At 15.23).
Uma segunda viagem missionária também teria a Antioquia como ponto de partida.
Atualmente Antioquia não passa de uma modesta povoação. Para nos, noentanto, será conhecida sempre como a igreja missionária por excelência.

II. Selêucia

Situada na foz do Orontes, era uma das principais cidades da síria. Ficava ai um concorrido porto do Mediterrâneo.
Paulo e barnabé partiram deste porto ao encetarem sua primeira viagem missionária (At 13.4). O nome da cidade era uma homenagem a Selêuco Nicator. Selêucia distava 26 km de Antioquia. Na era apostólica, desfrutava de grande autonomia política.

III. Salamina                                                                                                   5

Localizada no extremo oriental de Chipre, foi nessa cidade que Paulo desembarcou por ocasião de sua primeira viagem missionária (At 13.15). Não eram poucas as sinagogas de Salamina. Pois em Chipre, possuía Herodes varias minas de cobre, nas quais empregava milhares de Judeus.
Com o tempo, a cidade veio a desaparecer. Suas ruínas acham-se nas proximidades da atual Famagusa.

IV. Pafos

Acha-se Pafos situada no sudoeste de Chipre. Era um dos maiores santuários de Afrodite. Segundo a mitologia, foi exatamente aí que ela saira do mar. O culto a deusa era marcada por irrefreável libertinagem.
Até a sua tomada pelos romanos em 58 a. C. a cidade era governada por um sacerdote de Afrodite.
Foi em Pafos que se deu o encontro de Paulo com o mágico Elimas que, repreendido pelo apóstolo, veio a experimentar o quanto pesa a mão de Deus. (At 13.6). Tendo em vista o que acontecera ao ilusionista, o procôncio romano Sergio Paulo passou a crer na mensagem do evangelho.
A partir de Pafos, Saulo de Tarso passou a ser conhecido por Paulo – apóstolo e doutor dos gentios.
A cidade atualmentechama-se Bafos.

V. Perge

Era a principal cidade da Panfilia na Ásia Menor. Aí o jovem João Marcos veio a separar-se de Paulo e Barnabé, retornando a Jerusalém (At 15.36-41).

VI. Antioquia da Pisídia

Tudo o que restou de Antioquia da Pisídia são ruínas. Entre estas se destacam as de um templo, de um teatro, de uma igreja, e de um

importante aqueduto.                                                                                             6
A pregação de Paulo nas sinagogas desta cidade levou muitos gentios a se  converterem (At 13.14-49). Os judeus, porém, enciumados, começaram a mover grandes perseguições ao apóstolo, que se viu obrigado a dirigir-se a Icônio e depois a Listra. Voltando de Listra, dirigiu-se novamente a Antioquia a fim de confirmar a fé dos novos conversos.
Paulo muito sofreu em Antioquia da Pisídia (Tm 3.10,11).

VII. Icônio

Capital da Licaônia a cidade foi visitada por Paulo durante sua primeira viagem missionária (At 13; 14; 16.2; 2 Tm 3.11).
Icônio estava situada no planalto da Licaônia bem no centro da Ásia Menor. Era muito importante por estar na rota que ligava três importantes localidades: Éfeso, Antioquia e o Eufrates. Em virtude de sua localização, foi à cidade utilizada como via de transportes pelas 19 tropas romanas. Era estrategicamente missionária. A cidade hoje se chama Kônia.

VIII. Listra

Cidade da licaonia localizada na província romana da Galácia, onde Paulo e Barnabé foram venerados como deuses. Em seguida, foram apedrejados pelo mesmo povo. Fora dos muros de cidade, achava-se o templo de Júpiter.
Segundo a lenda, júpiter e mercúrio haviam, séculos antes, visitado a cidadeem forma humana. Ao verem as maravilhas operadas pelos apóstolos, os cidadãos imaginaram estarem mais uma vez a receber visitas dos deuses.
Mais tarde foi fundada uma igreja na mesma povoação.
Timóteo, natural de listra, sabia muito bem dos sofrimentos e perseguições de Paulo naquela localidade (At 14.6-20; 2 Tm 3.10). Quando Paulo tornou a visitar a cidade, Timóteo já havia aceitado a fé (At 16.1-3; 2 Tm 3.10,11). Listra e identificada com a moderna vila de Khatyn Serai.
                                                                                                                                    7

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.7 Kb)   pdf (141.5 Kb)   docx (19.3 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com