TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Pregação e Práticas Ministeriais

Por:   •  7/11/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.690 Palavras (7 Páginas)  •  85 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

AE1 – Atividade de Estudo 01

Acadêmico: Laís Danielle Neman Santana

R.A.

Curso: Bacharelado em Teologia

 Disciplina: Pregação e Práticas Ministeriais

Instruções para Realização da Atividade

  1. Todos os campos acima deverão ser devidamente preenchidos;
  2. Esta é uma atividade individual. Caso identificado cópia de colegas, o trabalho de ambos sofrerá decréscimo de nota;
  3. Utilizando este formulário, realize sua atividade, salve em seu computador, renomeie e envie em forma de anexo;
  4. Formatação exigida para esta atividade: documento Word, Fonte Arial ou Times New Roman tamanho 12, Espaçamento entre linhas 1,5, texto justificado;
  5. Ao utilizar quaisquer materiais de pesquisa referencie conforme as normas da ABNT;
  6. Critérios de avaliação: Utilização do template; Atendimento ao Tema; Constituição dos argumentos e organização das Ideias; Correção Gramatical e atendimento às normas ABNT.
  7. Procure argumentar de forma clara e objetiva, de acordo com o conteúdo da disciplina.

Em caso de dúvidas, entre em contato com seu Professor Mediador.

PROPOSTA – AE 1

 
Considere o trecho bíblico: João 15:1-8 (NAA)

 Eu sou a videira verdadeira, e o meu Pai é o lavrador.
Todo ramo que, estando em mim, não der fruto, ele o corta; e todo o que dá fruto ele limpa, para que produza mais fruto ainda.

Vocês já estão limpos por causa da palavra que lhes tenho falado.

Permaneçam em mim, e eu permanecerei em vocês. Como o ramo não pode produzir fruto de si mesmo se não permanecer na videira, assim vocês não podem dar fruto se não permanecerem em mim.
Eu sou a videira, vocês são os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim vocês não podem fazer nada.

Se alguém não permanecer em mim, será lançado fora, à semelhança do ramo, e secará; e o apanham, lançam no fogo e o queimam.

Se permanecerem em mim, e as minhas palavras permanecerem em vocês, pedirão o que quiserem, e lhes será feito.

Nisto é glorificado o meu Pai: que vocês deem muito fruto; e assim mostrarão que são meus discípulos.
 
Com base neste trecho do livro de João, elabore um esboço de um sermão bíblico expositivo completo, seguindo os passos e princípios abordados nas Unidades IV e V do livro didático, deixando evidente as partes constitutivas de seu sermão.

Título

Permanecer em Cristo: a necessidade de se manter conectado a Deus e tê-Lo conectado a si.          

             
Introdução

Quando somos crianças, no jardim de infância, recebemos um grão de feijão para plantar em um pedaço de algodão. Por meio dessa experiência vemos brotar uma pequena muda e quem tem quintal ou horta em casa pode até pegar essa muda, plantar e vê-la crescer, mas, ao contrário daquela história que ouvimos quando crianças, dificilmente veremos essa semente se tornar uma plantação, mas por quê?

Há um tempo eu ficava me perguntando por que Deus não havia me confirmado sobre servir em Seu ministério sem entender o que havia de errado comigo, já que O buscava tanto. Na verdade, eu havia voltado à Sua casa e reafirmado minha aliança com Ele a pouco tempo, depois de passar por muitos anos desviada de Sua Palavra. Eu havia voltado ao primeiro amor e queria produzir frutos para Ele, mas não entendia que toda frutificação passa por um processo e tão pouco que não estava totalmente ligada a Deus.

Foi então que, estudando a Bíblia, cheguei à Passagem de João 15 e entendi que somos parte da plantação de Cristo e que, portanto, só daremos fruto se estivermos ligados ao tronco e recebendo da raiz os nutrientes necessários não só para frutificar o que é fonte de um processo, mas principalmente para viver, o que é necessário em todo o tempo. Quem aqui quer receber de Deus o nutrimento necessário para ter uma vida cheia de bençãos e de bons frutos? O que será que é necessário para isso? Vamos à Palavra! Peço aos irmãos que abram comigo suas Bíblias em João, capítulo 15, leremos os versículos 1 a 8.

 "Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor.
Todo ramo que, estando em mim, não dá fruto, ele corta; e todo que dá fruto ele poda, para que dê mais fruto ainda.
Vocês já estão limpos, pela palavra que lhes tenho falado.
Permaneçam em mim, e eu permanecerei em vocês. Nenhum ramo pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira. Vocês também não podem dar fruto, se não permanecerem em mim.
"Eu sou a videira; vocês são os ramos. Se alguém permanecer em mim e eu nele, esse dá muito fruto; pois sem mim vocês não podem fazer coisa alguma.
Se alguém não permanecer em mim, será como o ramo que é jogado fora e seca. Tais ramos são apanhados, lançados ao fogo e queimados.
Se vocês permanecerem em mim, e as minhas palavras permanecerem em vocês, pedirão o que quiserem, e lhes será concedido.
Meu Pai é glorificado pelo fato de vocês darem muito fruto; e assim serão meus discípulos.” (JOÃO 15:1-8, NVI).


Corpo de Sermão

Contexto

Essa alegoria faz parte do discurso de despedida de Cristo para os discípulos. Após a ceia, Jesus ensinou aos apóstolos o que deveriam fazer para voltar ao Pai e para demonstrar seu serviço a Ele, utilizando para isso a figura de uma videira. A nação de Israel no Antigo Testamento, por diversas vezes era representada por uma videira, como vemos em Salmos 80 e no segundo capítulo de Jeremias 2. No entanto, por falta de obediência Israel a impediu de produzir fruto o que resultou no julgamento Divino. Cristo, ao contrário, é a videira verdadeira e somente os seguidores que permanecem nEle e produzem frutos para Deus.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)   pdf (188.8 Kb)   docx (172.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com