TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A RELEVANCIA DA PREGAÇÃO EXPOSITIVA PARA A IGREJA NA ATUALIDADE

Por:   •  2/11/2022  •  Trabalho acadêmico  •  4.186 Palavras (17 Páginas)  •  101 Visualizações

Página 1 de 17

Frederico Oliveira Santos

A RELEVÂNCIA DA PREGAÇÃO EXPOSITIVA PARA A IGREJA NA ATUALIDADE.

Trabalho apresentado em cumprimento às exigências do curso de Bacharelado em Teologia da Faculdade Teológica Sul Americana sob acompanhamento do Orientador Prof. Me. Éder Wilton Calado.

Londrina

2022

UNIDADE I - DESCRIÇÃO E ANÁLISE DO PROBLEMA

  1. Introdução

A Bíblia é a Palavra de Deus, meio pelo qual Ele usa de instrumento para uma comunicação efetiva com seus filhos. Por ela nos é apresentado às verdades bíblicas que promovem nossa caminhada cristã e assim é perpetuada a igreja de Cristo. Em virtude de tal importância, a Palavra sempre ocupará valor supremo no meio da igreja.

Nos dias atuais, no mundo pós-moderno, a relevância e autoridade da exposição bíblica tem se perdido, provocando ativamente a falta de crescimento da igreja de maneira sadia e prejudicando o entendimento correto do texto bíblico. Vemos uma igreja sem vitalidade espiritual provocada por lideres interessados em pregar o que convém ouvir, esquecendo-se do estudo e ensino que gera frutos neste honroso trabalho.

O intuito deste trabalho é chamar atenção dos pastores, pregadores, seminaristas, missionários, líderes e todos que proclamam e amam estudar a Palavra de Deus para o retorno da Pregação Expositiva Cristocêntrica nas igrejas de hoje. Pois, este tipo de sermão provoca claro entendimento aos ouvintes em relação ao significado do texto bíblico e o que Deus deseja nos falar a luz dele. Precisamos notoriamente ter uma preocupação com o genuíno aprendizado da Palavra, porque ela nos revelará onde está firmada nossa fé. O verdadeiro pregador tem a responsabilidade de ensinar o que é bíblico e se comprometer com esta verdade de todo coração.

Diante disso, surgem alguns questionamentos: que relevância a pregação expositiva possui para a igreja? O que ela produz no aprofundamento cristão e no crescimento saudável da igreja? O que a negligencia com a Palavra tem produzido em nossos dias? Quais são os maiores desafios enfrentados para o sucesso da exposição bíblica pelos lideres atuais?  

  1. Definição do problema

A pregação das escrituras sempre será de suma importância para o desenvolvimento saudável das igrejas, especialmente a pregação expositiva e fidedigna da mesma. A exposição bíblica da Palavra tem sido negligenciada nos dias atuais de tal maneira a provocar tamanha inconformidade com aquilo que o evangelho nos chama para ser. Há um distanciamento das verdades contidas na Bíblia que provoca a ausência de cristãos verdadeiramente firmados na Rocha, levados por qualquer “vento de doutrinas”.

É notório que os sermões têm sido remodelados para palestras e falas sem o conteúdo de salvação bíblico, isso se dá expressamente na maneira de apresentação que tem levado em conta as necessidades individuais do ser humano e as mudanças sociais do nosso tempo. Para alguns pregadores, o mais importante não está em expor a Palavra, mas sim em expor o que os ouvintes desejam. A mensagem não está focada em Deus, mas se tornou antropocêntrica.  Além de haver um crescimento desordenado nas igrejas que tem provocado o enfraquecimento da palavra ministrada nos púlpitos.

A pregação expositiva é trabalhosa, expõe as verdades bíblicas de maneira objetiva e eficaz, ela não provém de ideias vãs ou filosofias humanas, ela floresce do texto bíblico. Tal forma de ensino exige esforço, sacrifício e apego ao estudo, sendo assim, se encontra escassa nos cultos de nosso tempo. Deus se interessa por pessoas verdadeiramente convertidas dentro dos templos e não por números de pessoas que ali se encontram sem qualidade de crescimento algum. Portanto, é de interesse do próprio Deus que os chamados a anunciar a Sua verdade, entendam-na para expô-la da melhor maneira a produzir verdadeiros frutos de arrependimento.

Lopes (2008, p. 21), destaca acertadamente que: “A pregação expositiva é pregar a Palavra de Deus e não sobre a Palavra de Deus. O texto da escritura é a fonte da mensagem e autoridade do mensageiro, o texto dirige o sermão”.

  1. Objetivo

A presente obra tem por finalidade demonstrar a todos os pregadores acerca da seriedade de se pregar somente a Palavra, pois apenas Ela é realmente eficaz a todos nós. Para esse fim, tem-se por objetivos específicos: solidificar uma retomada ao engajamento da exposição bíblica genuína, analisando os mecanismos humanos que alteram o comprometimento com esta verdade e os benefícios deste tipo de pregação. O tempo de “analfabetismo bíblico” precisa se findar juntamente com a superficialidade que está sendo pregada por muitos nos púlpitos. Almejamos identificar a metodologia dos ensinamentos que as comunidades estão prestando e o tipo de crescimento que estão produzindo nos cristãos. Concluindo, o autor deste artigo pretende refletir sobre algo realmente proeminente para o ministério sacerdotal, em concordância com a própria Palavra, que menciona ser viva e eficaz (Hb 4:12); poder de Deus para os que creem (Rm 1:16) e a coloca em lugar central no coração do homem.

UNIDADE II - FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

  1. A Pregação Expositiva

Este trabalho tem como ponto de partida a defesa da pregação centrada na Palavra de Deus, visto que no mundo em que vivemos ela deixou de ser a base principal das igrejas para dar lugar à pregação voltada aos interesses e sentimentos humanos.

O retorno da pregação expositiva em um tempo totalmente marcado pela superficialidade nos púlpitos e pelo desinteresse bíblico geral dos cristãos faz-se imprescindível e urgente. A ausência da centralidade de Deus nas igrejas modernas gera inúmeros problemas, um deles é que o homem está sendo colocado no trono e Deus está sendo retirado. A inversão da verdade de Deus está matando o crescimento saudável no meio dos cristãos, produzindo membros sem raiz firme na Videira Verdadeira.

Para que nossa realidade seja modificada com êxito, precisamos ter em mente que apresentar as verdades do evangelho de forma objetiva e entendível vem de uma decisão de praticar a exposição oriunda da fidelidade ao texto bíblico. Pregar expositivamente é assumir um compromisso real com a mensagem textual bíblica, a motivação do pregador é proclamar apenas a verdade de Deus dando total autoridade à voz de Deus contida nas Escrituras. Desta feita, há de produzir frutos saudáveis para a gloria de Deus.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.3 Kb)   pdf (125.6 Kb)   docx (20.7 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com