TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A religião e sua diversidade no espaço escolar

Por:   •  12/7/2021  •  Resenha  •  615 Palavras (3 Páginas)  •  184 Visualizações

Página 1 de 3

A ONU - Organização das Nações Unida procura inserir a religião e sua diversidade no espaço escolar a fim de que se possa compreender a religião em diferentes culturas, promovendo respeito, ensinando os alunos a ter uma convivência respeitosa entre diferentes religiões, consequentemente esses alunos levaram para a sociedade esse aprendizado.

A cultura da Paz é um conjunto de valores, atitudes e tradições que engloba os comportamentos e os estilos de vida das pessoas, promovendo o respeito à vida e o fim da violência, praticando o respeito e o ato de não cometer violência por meio de uma educação voltada à paz, adversidade a cooperação ao diálogo a cultura da paz, promove o direito de todos, a liberdade de escolha e o compromisso da aceitação de forma pacífica.  A cultura da paz também diz respeito a igualdade, dos direitos de oportunidade de mulheres e homens, a liberdade de expressão, opinião,  proteção ao meio ambiente, baseado nos princípios de liberdade e justiça, democracia, tolerância, solidariedade, compreensão,  aceitação a diversidade cultural promovendo a paz na sociedade

Podemos entender a existência da diversidade religiosa na sociedade baseada no respeito que pessoas têm de uma religião com a outra tendo empatia até mesmo acolhimento quando  uma pessoa de uma religião vai visitar outra religião sem reprimi-la, sem preconceito. É importante ter conhecimento para não tomar atitudes inconveniente, lembrando que muitas vezes o preconceito acontece em qualquer lugar principalmente no trabalho onde as pessoas exercem as suas profissões.  Não ter conhecimento e nem reconhecer as diversas manifestações religiosas no país causa desrespeito, preconceito e muita falta de empatia.

Importante é ter empatia, acolhimento, respeito, lembrando que a religião é um aspecto muito importante na cultura das pessoas que reprimi-la seja pela falta de conhecimento ou pelo preconceito não é uma coisa correta pois é preciso haver respeito à diversidade, buscando entender o outro evitando discórdia sobre as diferenças.

Presenciei uma manifestação de intolerância religiosa na escola onde minha filha estuda na cidade de Dois Vizinhos, estado do Paraná. Há um tempo atrás ao ir buscar até escola as crianças estavam em educação física lembro-me que uma das meninas não estava participando porque estava de saia observei o professor com a sua turma e ele perguntou porque a menina não ia participar, nem deu tempo da aluna falar o motivo, um aluno gritou para o professoro que ela não ia participar porque ela era crentinha, pois usava saias e não podia jogar bola. A aluna por sua vez abaixou a cabeça sem fazer nada. O professor deu uma bronca no aluno, porém acredito que só a bronca não iria mudar a idéia e pensamento dele. Acredito que essa não seria a melhor forma de reeprender o aluno, pois assim não vai adiantar, o ideal era ensinar sobre as diferencia e a importância do respeito às diferenças.

Essa foi uma forma que o aluno desrespeitou a aluna e a religião dela por não ter capacidade de entender a escolha nem respeitar assim decidiu discriminar.

Em sala de aula é possível articular  através de atividades palestras dinâmicas e assim promover a igualdade e a aceitação das diferenças religiosas promovendo a cultura da Paz. Muitos alunos entram nas escolas sem muita noção sobre a cultura religiosa e o respeito às diversidades. É importante as escolas promover eventos que possam ensinar e debater temas relevantes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (31.1 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com