TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIVERSIDADE ESCOLAR: UM DESAFIO PARA A EDUCAÇÃO INTEGRAL.

Por:   •  7/5/2015  •  Monografia  •  10.371 Palavras (42 Páginas)  •  494 Visualizações

Página 1 de 42

        SUMÁRIO

p.

1.INTRODUÇÃO …………………………………………………………

2. DISCORRENDO SOBRE CONCEITOS FUNDAMENTAIS

2.1 Educação

2.2 Escola

2.3 Cultura

2.4 Diversidade

3. DIVERSIDADE ESCOLAR

3.1 Diversidade Escolar e o Projeto Político Pedagógico

4. EDUCAÇÃO INTEGRAL

4.1 Programa Mais Educação

5. METODOLOGIA

6. ANÁLISE DE DADOS

6.1 Análise dos Resultados do Questionário aplicado aos professores

6.2 Análise dos Resultados do Questionário aplicado aos alunos

   CONSIDERAÇÕES FINAIS

    REFERENCIAS

    APÊNDICES

1 – INTRODUÇÃO

A educação é o processo pelo qual ocorre o desenvolvimento e formação da personalidade humana. É atividade criadora e transformadora, compreende o homem em todas as suas dimensões, propicia a organização grupal e social. Inicia-se na família, continua na escola e se prolonga por toda existência humana.

        A educação pode acontecer de maneira formal, aquela que ocorre em estabelecimentos de ensino destinados para esse fim, como é a Escola e de maneira informal nas diferentes esferas sociais.

        A escola é o lugar por excelência para que a dominação e sistematização dos conhecimentos aconteçam. É o espaço que oportuniza o convívio da diversidade, pois é no seu interior que ocorre o encontro do que há de singular e de universal em cada sujeito, em cada historia de vida, em cada recanto de sua construção histórica, deve estar aberta às diferenças e ao erro, às contradições e à colaboração mútua.

        Na sociedade moderna, observa-se o crescimento de funções absorvidas pela escola, evidenciando o quanto o seu cotidiano é complexo em sua diversidade. Com o aumento de atividades e dos diferentes atores que compõe a escola, observa-se a dificuldade que esta encontra para atender as necessidades vivenciadas em seu interior, pois trabalhar com a diversidade não é tarefa fácil, como questiona Gomes (2008, p. 17 e 18).

Como a educação escolar pode se manter distante da discussão da diversidade se a mesma se faz presente no cotidiano (universo escolar) por meio da presença de professores (as) e alunos (as) dos mais diferentes pertencimentos étnicos- raciais, idades e culturas? Qual a dimensão sociocultural da escola?

        

A proposta de Educação Integral surge da necessidade de melhorar a qualidade da educação pública brasileira, reduzir o fracasso escolar e propiciar às crianças, adolescentes e jovens a possibilidade de se desenvolverem em suas múltiplas dimensões.

Nesse sentido, a Educação Integral/Integrada se constitui um desafio para a educação brasileira, a ela está vinculado o aumento do tempo do aluno na escola, numa perspectiva de contribuir para a ampliação de oportunidades e situações, dentro e fora da escola, que promovam aprendizagens significativas e emancipadoras.

        No que se refere a Educação Integral, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB, 1998) relata em seu texto uma gradativa ampliação da jornada escolar em direção ao regime de tempo integral.

        Em nossa realidade, muitas escolas já contemplam o horário integral, uma vez que esta modalidade de ensino, Educação Integral, sugere uma variedade de atividades que exige maior tempo de permanência do aluno na escola que traz consigo a necessidade de espaços adequados para a realização das atividades.

        O aumento das atividades escolares aponta para o envolvimento de um maior número de sujeitos envolvidos no fazer pedagógico, que caracteriza a diversidade de cultura, etnias, gênero, deficientes físicos, alunos com limitações intelectuais e com desnível de idade/série presentes no interior da escola.

        Dentro desse contexto e a partir do contato com a disciplina Educação e Diversidade Cultural ministrada pelo professor José Carlos de Melo é que concretizou o interesse em estudar e assim demonstrar que a Diversidade Escolar, que é o objeto da presente pesquisa, se constitui uma temática importante e que deve fazer parte das discussões e realizações da comunidade escolar.

Para tanto foram utilizadas técnicas de coletas de pesquisa bibliográfica, documental, observação e aplicação de questionários aos professores e alunos da Unidade de Educação Básica (UEB) Antonio Vieira, integrante do Programa Mais Educação, escola esta que é foco da presente pesquisa.

O presente trabalho foi desenvolvido e esquematizado em quatro capítulos, quais sejam:

O primeiro capítulo discorre sobre conceitos essenciais: educação, escola, cultura e diversidade, para melhor entendimento do tema norteador do trabalho.

O segundo capítulo aborda a relevância da discussão acerca da diversidade no contexto escolar propiciando o desenvolvimento integral dos seus educandos, uma vez que os problemas que cotidianamente são impostos à escola atingem a todos que direta ou indiretamente estão envolvidos com o fenômeno educativo e com o desenvolvimento histórico e social do ser humano e, que, portanto, deve está contemplado em seu Projeto Político Pedagógico.

No terceiro capítulo faz-se uma reflexão sobre os desafios impostos e propostos pela Educação Integral em Tempo Integral, visto que a ampliação das atividades sócio-educativas realizadas pelo Programa Mais Educação visa a melhoria da educação pública brasileira, o que favorece a formação do cidadão crítico e consciente de seus direitos e atribuições.

O quarto capítulo discorre sobre a metodologia utilizada na análise dos dados coletados durante a pesquisa e por fim, a sistematização dos resultados obtidos com a aplicação dos questionários aos professores e alunos da UEB Antonio Vieira

RESUMO

O presente trabalho aborda uma visão reflexiva no contexto da diversidade escolar, apresenta conceitos importantes para a compreensão do tema abordado dando ênfase no ser humano enquanto sujeito de sua história pessoal e coletiva; aponta  dificuldades observadas para execução de uma prática pedagógica que favoreça a Educação Integral. Assim este estudo buscou refletir a importância e a necessidade da aprendizagem em meio à diversidade, favorecendo a construção do sujeito autônomo e livre dentro da perspectiva da Educação Integral. A análise de dados demonstrou que a escola UEB Antonio Vieira, onde ocorreu a pesquisa, demonstra dificuldade e não trabalha adequadamente a diversidade encontrada no seu interior em consequência da falta de políticas educacionais que prepare toda a comunidade escolar a compreender e incluir essa problemática nos processos educativos. Diante desse quadro conclui-se que é necessário o investimento na formação político pedagógica de todo o corpo docente; elaboração de projetos diversificados que contemplem a diversidade visando a Educação Integral; sensibilizar a família e a comunidade sobre a necessidade da discussão e do respeito à diversidade; estruturar a escola com um espaço adequado para o desenvolvimento das atividades pedagógicas que atenda a todos os educandos devem estar contempladas no Projeto Político Pedagógico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (67.8 Kb)   pdf (459.8 Kb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 41 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com