TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS MARCAS DE UMA IGREJA DISCÍPULA

Por:   •  27/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.431 Palavras (6 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 6

                 INSTITUTO TEOLÓGICO QUADANGULAR

PROVA DE DISCIPULADO                                                                               DATA: 28/07/2018  

PROF: JARBAS                                                               ALUNO ( A): Kamyle de Souza Mouzer

  1. EXPLIQUE AS MARCAS DE UMA IGREJA DISCÍPULA?

R.: O versículo 3, de 1 Tessalonicenses, define bem as marcas de uma Igreja Discípula: “Recordando-nos, diante do nosso Deus e Pai, da operosidade da vossa fé, da abnegação do vosso amor e da firmeza da vossa esperança em nosso Senhor Jesus Cristo.” Uma Igreja discípula precisa apresentar três características essenciais, quais sejam, operosidade, abnegação e firmeza. A primeira seria o resultado da fé, ou seja, a fé era observada através do crescimento da Igreja de Tessalonicenses, pois eles possuíam uma fé profunda e inquestionável no Deus vivo; a segunda representa a renúncia, a recusa do seu próprio eu (p.ex., deixar de fazer algo por amor às pessoas). Onde há este amor há: doação, altruísmo, participação efetiva e edificação mútua, também por obras e na verdade; a terceira nada mais é do que a certeza de que um dia estaremos com Cristo. Estas características são fundamentais para que se saiba que uma Igreja vive os princípios de Cristo, quais sejam, uma vida de qualidade com Deus.

  1. VOCÊ CONCORDA OU DISCORDA QUE A IGREJA DE NOSSOS DIAS SOFRE UMA CRISE DE IDENTIDADE?

EXPLIQUE PORQUÊ CONCORDA OU DISCORDA?

             

R.: Concordo, pois nossas Igrejas querem fazer shows, eventos, tudo para atrair pessoas, para encher as Igrejas, mas estão se esquecendo do cuidado, do amor, dos ensinamentos deixados por Jesus, para que possamos estar prontos para propagar o evangelho sem medo, a verdade que confronta e transforma, e não a hipocrisia criada por homens para agradar os egos feridos. A rica religiosidade de nossa gente não é suficiente para matar a fome, nem saciar a sede da Palavra viva de Deus. Mal alimentado com o leite ralo de uma evangelização frequentemente superficial e fragmentada, o povo encontra-se subnutrido também em relação ao alimento da Palavra de Deus. As pregações são apresentadas com uma orientação cristológica inadequada. Apresenta-se um Cristo distante, perdido num emaranhado de palavras e de ideias incompreensíveis: trata-se de uma apresentação incapaz de “tocar” o coração das pessoas e incapaz de provocar uma verdadeira conversão, pois o Cristo apresentado é religioso, desvinculado da vivência cotidiana, da história do povo. Se trouxermos mensagens sobre apenas o Salvador, iremos gerar apenas consumidores de bênçãos, mas se gerarmos dependentes e discípulos do Senhorio de Jesus, geraremos discípulos comprometidos com o Reino de Deus e com a Igreja de Cristo.

  1. EXPLIQUE PORQUE O SALMO 78 SINTETIZA A VISÃO DO DISCIPULADO NO  A.T.:

R.: O discipulado no A.T. refletia o modo de vida ensinado pelos pais, ou seja, se estes eram tementes a Deus, consequentemente seus filhos também o seriam. Ainda assim, o povo de Israel cometeu inúmeros erros, porém, a forma de ensinar dos pais fazia com os que os filhos compreendessem o que era importante e, assim, seguissem e respeitassem seus ensinamentos por várias gerações. O ensinamento dado através do exemplo é muito mais eficaz do que o ensinamento feito somente na teoria, da mesma forma o discipulado necessita da vivência e do acompanhamento feito lado a lado, para produzir muitos mais frutos e gerar “filhos” por muitas gerações.

A primeira grande exigência do Salmo 78 é para que o povo preste atenção à instrução do Senhor. À luz do Salmo 78, o conteúdo a ser transmitido é duplo: os feitos do Senhor e a Palavra do Senhor. O objetivo é que as gerações vindouras mantenham a confiança no Senhor e guardem na memória seus feitos e mandamentos. É importante salientar também que o ensino bíblico é fundamental no discipulado cristão. Ensinar como o ato de “criar hábitos”. O processo de ensinar tem como consequência o processo de aprender para a edificação espiritual, por meio da prática, para que os discípulos se tornem pessoas “perfeitas em Cristo” e totalmente amadurecidas na fé. Segundo o Salmo 78.7, o objetivo divino com a transmissão do conteúdo da Palavra e da história é tríplice: porão a confiança em Deus, não esquecerão os seus feitos e obedecerão aos seus mandamentos.

  1. EXPLIQUE COMO PAULO DISCIPULOU BARNABÉ?

R.: Barnabé ensinou Paulo como ser um grande líder e dessa maneira foi colocando Paulo em uma posição acima da sua, pois um grande líder quer ver seus liderados galgando coisas maiores para suas vidas. Barnabé nunca desistiu de Paulo e sempre investiu nele. Paulo já era um grande líder por natureza e Barnabé soube trabalhar isso na vida de seu discípulo, a ponto de colocar-se como seu colaborador na obra de Deus. Barnabé planejou a partida desde a sua chegada, ou seja, ele estabeleceu um processo  de transição de sua liderança, para que Paulo, seu auxiliar direto e futuro sucessor, fosse assumindo aos poucos seu lugar. O livro de Atos, capítulo 13, sintetiza essa transição.

  1. NÃO EXISTE DISCIPULADO FÁCIL. QUAIS AS EXIGÊNCIAS DE JESUS AOS SEUS DISCÍPULOS?

R.: Jesus exige que o tenhamos como Salvador de nossas vidas, através de uma decisão sólida por Cristo, como fruto da proclamação da Palavra com poder; exige também que sejamos seus fiéis imitadores; que consigamos expressar um estilo de vida que reflete o caráter de Cristo, sendo exemplo para vida de outros, sobre como ser um bom discípulo de Jesus, para que venhamos dar o grande testemunho do Reino de Deus; que consigamos reproduzir, frutificar, aonde quer que estejamos, repercutindo a vida de Deus na vida de outros, sendo este o produto final do discipulado. Jesus exige que, no mínimo, sejamos obedientes à Sua Palavra, pois a vida de um discípulo obediente aos princípios fundamentais da Palavra de Deus é a procuração para operar, falar e ser aprovado por Deus.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (59 Kb)   docx (15.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com