TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADE DE IDENTIFICAÇÃO DAS PARTES DE UM ARTIGO

Por:   •  18/4/2022  •  Relatório de pesquisa  •  401 Palavras (2 Páginas)  •  119 Visualizações

Página 1 de 2

ATIVIDADE DE IDENTIFICAÇÃO DAS PARTES DE UM ARTIGO

• Escolha um artigo sobre uma temática que interesse a você. Para encontra - lo, verifique os sites sugeridos no material Trabalhos acadêmicos:

file:///C:/Users/User/Downloads/Astrologia-astronomia.pdf

• Escreva aqui o título do artigo escolhido:

Astrologia e astronomia: os paralelos entre a crença e a ciência

• Nome do(s) autor(es) do artigo:

Julia Cipriano Agrizzi, Izabela Luiza Barossi, Letícia Damasceno Loureiro,

Liviane Sousa Correa e Aline Costalonga Gama

• Referência do artigo escolhido:

AGRIZZI CIPRIANO Julia. BAROSSI LUIZA Izabela. DAMASCENO LOUREIRO Letícia. CORREA SOUSA Liviane. GAMA COSTALONGA Aline. Astrologia e astronomia: Cadernos de astronomia, Instituto Federal do Espírito Santo, Campus Vitória, vol. 1, n°1, p. (138-143) – 2020

• O artigo que você escolheu é um artigo acadêmico ou científico? Justifique.

Esse artigo é acadêmico pois ele têm valor para a academia, como chamamos a comunidade de estudiosos das Universidades.

• No resumo, você consegue identificar um texto onde se expõe o objetivo do artigo, a metodologia utilizada e os resultados alcançados, de forma resumida? Copie e cole aqui o resumo, destacando com cores diferentes o texto e fazendo uma legenda para cada item identificado.

Resumo

Os questionamentos são marcos na trajetória da humanidade que influenciaram na constante busca em compreender os fenômenos e os mistérios do mundo. Nas mais diversas civilizações, as sociedades utilizavam da observação acerca das periodicidades dos astros para sobreviverem no meio ambiente. No entanto, com base no pensamento da época, as interferências astrais nos fenômenos naturais eram averiguadas de forma transcendental, legitimando, assim, culturalmente, a astrologia. Entretanto, por meio dos conhecimentos atuais, é possível afirmar que a astrologia constitui uma crença, antagônica à astronomia, ciência submetida à lógica racional.

Com a experimentação colocada como parte essencial da ciência, o método científico se edifica, e a astrologia se torna uma superstição, refutada pelas novas descobertas científicas, tais como a lei da gravitação universal e o movimento de precessão da Terra. O presente trabalho tem como objetivo afirmar que a astrologia não é, cientificamente, verdade, a partir dos resultados de uma pesquisa realizada com 102 pessoas sobre a possível existência de uma correlação entre as fases da Lua e o nascimento dos entrevistados. Além disso, será descrito, ao longo do trabalho, como os astros verdadeiramente têm influência na Terra. Hoje, como consequência da intensificação da pós-verdade em argumentos infundados e incoerentes, a ciência tem sido negligenciada, acarretando um grande retrocesso social. Assim, essa simples pesquisa, realizada com propósitos educacionais, revela a importância do debate e da reflexão crítica acerca das informações que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (41.5 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com