TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Civilizações do Vale do Rio Indo

Por:   •  9/10/2023  •  Abstract  •  375 Palavras (2 Páginas)  •  21 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

CIVILIZAÇÃO DO VALE DO RIO INDO

        Os primeiros habitantes da Índia eram descendentes de Joctã, da linhagem de Arfaxade, e se deslocaram para lá ainda na época de Abraão. Como os mesopotâmicos, esses povos se desenvolveram as margens de um grande rio, chamado Indo, que atualmente está localizado no Paquistão. Ali eles cultivavam trigo, cevada, ervilhas e leguminosas. Também cultivavam o algodão, com o qual faziam roupas.  Entre os animais domésticos, além dos bois, cabras e ovelhas, também fizeram uso do búfalo e do elefante, usados como meio de transporte.

        Desde a época dos reis sumérios os povos do Indo mantinham contato comercial com a Mesopotâmia, provavelmente através da navegação pelo mar arábico e o golfo pérsico. Possuíam produtos valiosos, tais como marfim e pedras preciosas que extraíam da natureza, e também produziam tecidos, joias e objetos de bronze. As duas principais cidades descobertas na região são Harapa e Mohenjo-Daro, que provavelmente funcionavam como centros comerciais de regiões mais amplas.

        Como a escrita dessas populações ainda não foi decifrada, as únicas informações que temos sobre elas provém dos estudos arqueológicos. Assim como na Mesopotâmia as casas eram feitas de tijolos secos ao sol. Sabemos que essas cidades foram planejadas porque as ruas possuíam ângulos retos, tinham sistema de água e esgoto e o celeiro era feito em um monte artificial, onde eles guardavam os alimentos a salvo das inundações. Além disso, Mohenjo-Daro é a primeira cidade em que encontramos a construção de uma piscina, que provavelmente era usada para banhos públicos.

        Um dos grandes mistérios em relação a civilização do vale do Indo é que suas cidades parecem ter sido abandonadas, sem deixar vestígios. De forma que não se sabe o que motivou a decadência dessa civilização. Contudo, as principais evidências parecem apontar para fenômenos da natureza, como prolongadas secas na região ou a mudança no curso do rio Indo. Essa decadência parece coincidir com o período do fim da Terceira Dinastia de Ur, quando o comércio entre as duas regiões é interrompido.

[pic 2]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (78.2 Kb)   docx (79.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com