TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Respostas de Pastoral Urbana

Por:   •  22/12/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.067 Palavras (5 Páginas)  •  320 Visualizações

Página 1 de 5

Cap. 1 – Matheus Peder Menezes

1 – O desenvolvimento ocorre de várias formas, depende do grupo que está situado naquele momento, será formada uma política, uma administração entre outras, sempre vai ter um grupo de pessoas em pro de algo.

2 – São maiores e mais populosas, possuem grandes centros financeiros com variedades de instituições, sedes de grandes companhias e shoppings centers com uma média acima de 500 mil habitantes.

3 – Através da automação rural, assim diminuindo o uso de mão de obra humana, juntamente com a promessa e busca de uma vida melhor nas cidades nos quesitos financeiro, saúde e entre outros.

4 – Êxodo rural, revolução industrial crescendo a necessidade de mão de obra.

5 – trabalho, moradia, educação e saúde.


Cap. 2 – Matheus Peder Menezes

1 – Está estabelecida na periferia.

2 – Católicos conservadores.

3 – Sim, alto índice de tráfego de drogas.

4 – Através de ações sociais voltadas para comunidade.

5 – Não.

6 – Não participam pois não a nenhuma ação em andamento.

7 – Não.


Cap. 3 – Matheus Peder Menezes

1 – Sua relação era boa, pois em todas as cidades que passava e estabelecia uma igreja, ele levantava uma liderança para que pudesse substituir quando fosse embora.

2 – A igreja deve-se relacionar diretamente com a vida comunitária, vivendo junto, ora e atua em comum, o de cada um coopera para o bem de todos, através da construção de uma sociedade cristã e justa.

3 – Paixão por Cristo, paixão pela igreja, convicção do seu chamado, necessidade das pessoas e suas convicções teológicas.

4 – Sem ajuda do espírito santo e impossível falar de Cristo, evangelizar de uma forma eficaz, pois é o espírito que convence a pessoa, que leva a se arrepender, quando se ministra sem a atuação do espírito santo, torna-se apenas palavras sem poder de transformação.

5 –

  • Escolha os fiéis: Quem é fiel com pouco, também será com muito.
  • Ore pedindo sabedoria: Sempre fale com Deus antes.
  • Todos têm talentos: Aprenda a pô-los em ação ou irá perder.
  • Reconhecimento: Prestar reconhecimento aos líderes que escolheu.

Cap. 4 – Matheus Peder Menezes

1 – Nível de pobreza na minha região (Catanduva) e de 13,42%.

2 – Pobreza e quando as pessoas carecem dos recursos necessários para satisfazer as suas necessidades básicas, sensos elas carências alimentares, saneamento básico, educação e moradia.

3 – São aqueles que não tem escolaridade, profissão, moradia, família, documentos e viram nômades sempre em pontos distintos da cidade.

4 – São pessoas que usam sua miséria ou alguma situação para tirar algum tipo de vantagem, por exemplo, pessoas que vivem dependentes do bolsa família, bolsa presidiário entre outros, mas existem pessoas que também usam as necessidades de outras pessoas para tirar vantagem, recentemente no Brasil muitos mercados, postos de combustíveis aumentaram seus preço de uma forma exorbitante para lucrarem mais com a greve dos caminhoneiros.

5 – Precisamos de um país incentive e ensine o povo a trabalhar e mudar de vida, melhorando a educação básica, gerando novos empregos, não apenas políticas sociais que trazem conformismo e dependência, mas para que aja alguma mudança a igreja tem que se colocar a disposição da comunidade e buscando e orando a Deus e elegendo pessoas temente aos seus princípios na principais lideranças políticas.


Cap. 5 – Matheus Peder Menezes

1 - É preciso pensar em formas alternativas de ações, pensando e fazendo desenvolvimento comunitário integral á maneira de Jesus e de sua missão, com dinamismo e justiça, curando enfermos, expulsando demônios, restaurando a comunidade e denunciando estruturas injustas e corruptas, reconciliando irmãos e lutando a favor dos direitos dos mais pobres.

2 - A Criação e mordomia; Homem e trabalho; A distribuição de bens, Estado / Governo.

3 - Praticar a solidariedade; Praticar a justiça e o amor; Vivenciar a participação no serviço e a liberdade; Viver a liberdade, a misericórdia, a esperança e o amor; Viver a justiça e a misericórdia; Clamar por justiça e também praticar; Necessário viver a esperança, o amor e liberdade; Devemos viver o serviço e o amor.

4 –

  1. Primeiro Passo: Não é fazer, mas observar, conhecer as pessoas e seu dia a dia, e definir a área em que pretendemos atuar.
  2. Segundo Passo: Mergulhar na vida das pessoas ou da comunidade; é o que alguns chamam de identificação.
  3. Terceiro Passo: Descobrir os grupos com os quais podemos trabalhar
  4. Quarto Passo: Perceber as necessidades reais da localidade, sentindo as possibilidades que as pessoas têm de melhorar a sua vida por si mesmas e de participar ativa e responsavelmente nos esquemas de sua localidade de seu país.
  5. Quinto Passo: A articulação com grupos locais, isto é, a interação com outras agencias que estejam desenvolvendo trabalhos similares na comunidade.
  6. Sexto Passo: Considerar a população como protagonista ou agente de suas mudanças e não só como espectadora ou objeto.
  7. Sétimo Passo: É o acompanhamento e avaliação do desenvolvimento do trabalho que é levado a cabo pelo agente social cristão e pelas pessoas da comunidade envolvida.

5 -  

  1. O desafio da realidade latino-americano: Com sua história de dominação, opressão, dependência, e suas intermináveis crises políticas, econômicas e sociais, somadas à dívida externa, os centuriões de miséria das grandes cidades e à corrupção administrativa, pública e privada.
  2. O desafio de uma igreja que possa entender: Descobri o seu lugar na sociedade e na comunidade e sua participação na construção de uma nova sociedade no mundo em que vive.

Cap. 6 – Matheus Peder Menezes

1 – Oração, estudo e meditação na palavra.

2 – Procura um consolo, um ombro amigo, conselhos que irão mudar sua vida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (44.3 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com