TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade de modulo 2

Por:   •  21/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.365 Palavras (10 Páginas)  •  777 Visualizações

Página 1 de 10

ATIVIDADE DE MÓDULO – DOUTRINA DAS ESCRITURAS.

Aluno: Ítalo Emanuel Ferreira de Souza

Prof: Danilo Medeiros

  1. QUAIS A TRÊS MANEIRAS QUE PODEMOS NOS REFERIR À DOUTRINA DE DEUS  ?

Doutrina de Deus – Enfatiza o aspecto dogmático deste estudo. “Doutrina” significa basicamente “ensino”, mas no contexto religioso assume um caráter de autoridade, dogmático, isto é, que deve ser aceito sem questionamentos, pela fé. De fato, ao se estudar a pessoa de Deus, encontramos alguns temas difíceis de serem simplesmente aceitos pela razão e lógica, como por exemplo, a doutrina da Trindade, que não pode ser explicada racionalmente e deve ser aceita pela fé.

Teologia Própria – ou teologia propriamente dita, acentua o fato que é o próprio Deus que está sendo estudado nesta disciplina. Nesta matéria, Deus-Pai é o foco do estudo; sua pessoa, caráter, atributos e atividade. Diz-se teologia própria para distinguir-se da teologia geral que estuda tudo que diz respeito a Deus, Contudo, alguns levantam objeções ao fato de se fazer de Deus um “objeto” de estudo. Dir-se-ia, então, não “estudo de Deus”, mas “reflexão sobe Deus".

Teontologia – literalmente significa “estudo do ser de Deus” a ênfase, aqui, cai sobre a partícula “onto” que significa “ser”, “existência”. De fato, podemos estudar acerca da existência de Deus, mas escrutinar o “ser” de Deus está além da capacidade humana. Deus é infinito e portanto, impossível de ser compreendido em toda sua natureza. O que sabemos de Deus é através da sua criação e revelação

  1. QUAL O SIGNIFICADO LITERAL DO TERMO “TEONTOLOGIA”?

Theós: significa Deus; “onto” significa ser ; Logia significa estudo.

Estudo do ser Deus.

  1. QUAIS OS ARGUMENTOS CLÁSSICOS A FAVOR DA EXISTÊNCIA DE DEUS? QUEM SÃO SEUS PROPONENTES E QUAIS SEUS ARGUMENTOS?

Argumento: Do movimento ou do Motor. Proponente: Tomás de Aquino. Conteúdo: existe movimento (locomoção) no universo. Uma coisa não pode mover-se por si própria; é necessária uma força ou um agente externo. Uma regressão infinita de forças é sem sentido. Portanto, deve haver um ser que é a fonte única de todo movimento, mas que não é movida ela mesma. Esse ser é Deus, o prmeiro motor imóvel.

Argumento: cosmológico. Proponente: Tomás de Aquino. Conteúdo: todo efeito tem uma causa. Não pode haver uma regressão infinita de causas finitas. Portanto, deve existir uma causa não causada ou um ser necessário. Esse ser é Deus.

Argumento: Teleológico. Proponente: Tomás de Aquino. Conteúdo: existe no mundo uma ordem ou desígnio observável que não pode ser atribuída ao próprio objeto ( por exemplo, objeto inanimados). Essa ordem observável argumenta em favor de um ser inteligente que estabeleceu essa ordem. Esse ser é Deus.

Argumento: Moral ou Antropológico. Proponente: Immanuel Kant. Conteúdo: todas as pessoas possuem um impulso moral ou imperativo categórico. Como essa moral nem sempre é recompensada nesta vida, deve haver alguma base ou razão para comportamento moral que está além desta vida. Isso implica na existência da imortalidade, do juízo final e de um Deus que estabelece e sustenta a moralidade recompensado o bem e punindo o mal.

Argumento: Ontológico. Proponente: Anselmo de Cantuária. Conteúdo: Premissa Maior: O ser humano tem uma ideia de um ser infinito e perfeito. Premissa menor: A existência é uma parte necessária da perfeição. Conclusão: existe um ser infinito e perfeito, pois o próprio conceito de perfeição requer a existência.      

  1. DEFINA OS ATRIBUTOS ABSOLUTOS, INCOMUNICAVEIS E CONSTITUCIONAIS DE DEUS.

Um atributo é uma propriedade intrínseca ao seu sujeito, pela qual ele pode ser distinguido ou identificado. Esses atributos pertencem exclusivamente a Deus e são qualidades permanentes que constituem a essência de Deus.

Simplicidade: Deus não é composto de partes, nem é complexo; é indivisível, único e espiritual em seu ser essencial. 1 Tm 1:17.

Unidade: Deus é um. 1 Co 8:6.

Infinidade: Deus não possui termino ou limitação. Atos 17:24.

Eternidade: Deus é imune à passagem do tempo. Gn 21:33; Sl 90:2.

Imutabilidade: Deus não muda nem pode mudar em seu ser. Sl 102:27; Tg 1:17.

Onipresença: Deus está presente em toda parte. SL 139:7-12.

Soberania: Deus é o chefe Supremo, independente de qualquer autoridade fora de si mesmo. Ef 1:21.

Onisciência: Deus conhece todas as coisas existentes e possíveis. Mt 11:2.

Onipotência: Deus é todo Poderoso. Mt 19:26; Ap 19:6.

 

  1. DEFINA OS ATRIBUTOS COMUNICÁVEIS, TRANSITIVOS OU PESSOAIS DE DEUS.

Um atributo é uma propriedade intrínseca ao seu sujeito, pela qual ele pode ser distinguido ou identificado. São os atributos que falam do caráter de Deus e que foram comunicados a suas criaturas.

Justiça: Deus possui equidade moral; ele não mostra favoritismo. At 10:35.

Amor: Deus busca o bem supremo dos seres humanos, pagando um preço infinito. Sl 103.17; 1 Jo 4:8,10.

Benevolência: Deus tem um interesse altruísta pelo bem-estar daqueles que Ama. Dt 7:7; Jo 3:16.

Graça: Deus concede favores imerecidos àqueles que ama, segundo as suas necessidades. Ef 1:5-8 ; Tt 2:11.

Verdade: Acordo e consistência com tudo que é representado pelo próprio Deus. Jo 14:6

Liberdade: Deus é independente de suas criaturas. Sl 155:3

Santidade: Deus é justo e santo, perfeito e separado de todo pecado ou mal. 1 Pe 1:16.

Bondade: aquilo que constitui o caráter de Deus, sendo demonstrada pela benevolência, graça e misericórdia.

Fidelidade: Deus prova ser fiel; ele mantém suas promessas. Nm 23:19 ; 1 Ts 5:24.

  1. FALE SOBRE OS NOMES JUDAICOS DE DEUS.

O mas importante é o que conhecemos como o tetragrama “ YHWH” revelação de Deus em Ex 3:14, sua pronúncia e utilização era raríssima tendo em vista que o mandamento na interpretação do judeu não poderia tomar o nome de Deus em vão, apenas em eventos específicos como no dia do Yom Kippur. Dai deriva-se a tradução para Jéova.

Adonai: a palavra adonai era usada em substituto ao tetragrama e significa ( Senhor, Amo Supremo) sempre em suas orações os judeus se referiam a Deus como Adonai.

El: a palavra El aparece em diversas línguas semíticas como elevado e geralmente associado a atributos da divindade como: El Elyon ( O Mais Elevado) El shaddai ( O elevado Todo-poderoso ). Traduzido como Deus.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.7 Kb)   pdf (99.5 Kb)   docx (18.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com