TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Modulo V Pratiques

Trabalho Escolar: Atividade Modulo V Pratiques. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/10/2013  •  2.218 Palavras (9 Páginas)  •  1.152 Visualizações

Página 1 de 9

ATIVIDADE DA PAGINA 36 - Faça uma pesquisa sobre as biografias de Durkheim e Marx. Procure verificar a trajetória dessas vidas, onde nasceram, a origem social, o que os motivou a construir suas idéias e obras,o que defendiam, como pensavam o mundo.verifique na biblioteca de sua escola. A internet também é uma boa opção de pesquisa.

RESPOSTA: Émile Durkheim nasceu na cidade de Èpinal (região de Lorena, França no dia 15/04/1858.Faleceu em Paris, capital francesa, em 15/11/1917. É considerado, junto com Marx Weber, um dos fundadores da sociologia moderna.

Viveu numa família religiosa, pois seu pai era um rabino. porém , não seguiu o caminho da família, optando por uma vida secular.Desde jovem, foi um opositor da educação religiosa e defendia o método cientifico como de desenvolvimento do conhecimento.Em boa parte dos seus trabalhos, procurou demonstrar que os fenômenos religiosos tinham origem em acontecimentos sociais

Aos 21 anos de idade, Durkheim foi estudar na Escola Normal Superior e passou a dedicar-se ao mundo intelectual.Formou-se em Filosofia no ano de 1882.Cinco anos após sua formatura, foi trabalhar na Universidade de Bordeaux como professor de pedagogia e ciência social.Neste período , começaram seus estudos sobre sociologia.

Principais aspectos da teoria sociológica de Durkheim.

• Existem fenômenos sociais que devem ser analisados e demonstrados com técnicas especificamente sociais;

• A sociedade era algo que estava fora e dentro do homem ao mesmo tempo, graças ao que se adotava de valores e princípios morais;

• As pessoas se educam influenciadas pelos valores onde vivem;

• A sociedade esta estruturada em pilares, que se manifestam através de expressões (conceito de estrutura);

• Divisão do trabalho social,

• Numa sociedade cada individuo deve exercer uma função especifica, seguindo direitos e deveres, em busca da solidariedade, social. Desta forma, pode-se chegar ao progresso e avanço para todos.

Principais Obras:

• A divisão do trabalho social (1893)

• As regras do método sociológico (1895)

• O suicídio (1897)

• A educação moral (1902)

• As formas elementares da vida religiosa (1912)

O papel da sociologia para Durkheim como tinha uma visão positiva da sociedade industrial, buscou o entendimento dos problemas sociais para corrigi-los. Sua preocupação era com o bom funcionamento da sociedade, com a ordem e o controle social. Para ele, “a sociologia tinha por finalidade não só e explicar a sociedade, com o bom funcionamento da sociedade, como também encontrar remédios para a vida social” ( Costa.1987,p.53).

Karl Heinrich Marx nasceu em 05 de maio de1818 em Trier, Renânia, província da Prússia. Vindo de uma família judaico-alemã, foi batizado em uma igreja protestante. Estudou quando criança em sua cidade natal e ao concluir seus estudos, entrou para a Universidade de Bonn, onde participou da luta política estudantil. Tempo depois se transferiu para a universidade de Berlim. No geral cursou Filosofia, Historia e Direito. Ainda durante seu tempo na faculdade, foi membro de uma sociedade criada em torno de um de seus professores, Bruno Bauer, de Teologia. Este considerava que os evangelhos eram narrativas fantásticas, criadas por necessidades psicológicas.

Karl Marx participou de diversas organizações clandestinas com operários e após participar do movimento revolucionário de 1848 na Alemanha, mudou definitivamente para Londres. Lá publicou em 1852 o 18 Brumário de Luis Bonaparte, obra que faz uma analise de todo o golpe de Estado de Napoleão o l. Já em 1859 publicou Contribuição `critica da economia política, e oito anos após este, foi a vez de publicar o primeiro volume de o Capital, sua mais importante,cujo tema é economia. Com abordagem sobre o sistema capitalista. Neste livro, aponta estudos sobre o acúmulo de capital e mostra que a classe dos capitalistas fica cada vez mais rica á custa dos operários , que cada vez mais empobrecem.

Marx ainda voltou à atividade política, mas algum tempo depois se retirou para se dedicar integralmente à Continuação de O Capital. Karl Marx morreu no dia 14/03/1883 em Londres. Seus segundo e terceiro volumes foram somente em 1885 e 1894, respectivamente por Engels. Os pensamentos de Karl Marx sobrevivem até hoje, mesmo em um mundo extremamente capitalista.

Frases e pensamentos: “O caminho do inferno está pavimentado de boas intenções”.

“O trabalhador só se sente a vontade no seu tempo de folga, porque o seu trabalho não é voluntário, é imposto, é trabalho forçado”.

ATIVIDADE PAGINA 36 – Diante dos conflitos presentes na sociedade brasileira qual das teorias você pensa que poderia contribuir para a construção de um país mais justo?Por quê? Faça um pequeno texto e reforce seus argumentos com características da teoria escolhida.

RESPOSTA: Em minha opinião seria a teoria do materialismo dialético, por que a realidade presente pode ser modificada, a estrutura da sociedade é transitória. Tudo vai depender do resultado da luta entre as classes com interesses contrários. “Por isso, o materialismo dialético não aceita afirmações como “as coisas sempre foram assim e assim sempre serão” ou” sempre existiram ricos e pobres, e nada vai mudar isso”. Com isso a sociologia ganhou uma visão critica e a classe trabalhadora, a esperança de construir uma sociedade mais justa.

ATIVIDADE PAGINA 48 – É bem verdade que outros fatores estão na raiz da pobreza das nações do terceiro mundo, como a sua inserção subordinada no mercado mundial e a excessiva concentração de renda. E o Brasil tem alguma meta de investimento de seu PIB na educação? Pesquise o plano nacional de educação e verifique se há um plano voltado para seu estado ou município.

RESPOSTA: A política educacional expressa no plano estadual de educação, através da participação da população de Mato Grosso, procurou assegurar as conquistas históricas conclamadas na Constituição de Mato Grosso de 1999 e na lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9394/96) Neste sentido, as metas de atendimento escolar visam: A universalização da Educação Básica gratuita; a qualidade de ensino;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com