TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CATEQUESE EXPERIENCIA E TESTEMUNHO

Por:   •  23/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.052 Palavras (5 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 5

CATEQUESE: EXPERIÊNCIA E TESTEMUNHO

• Assim como uma casa, o ser catequista faz-se em duas dimensões:

 A Estrutura – que sustenta, dá solidez e segurança

 O Acabamento – o que faz com que a casa chame a atenção dos que passam

Relação Experiência enquanto estrutura que sustenta e da solidez ao catequista (tanto a experiência pessoal com Cristo e o próprio conhecimento a ser passado para os catequizandos. e testemunho, o acabamento, a expressão desta experiência

Inter-relação e dependência entre Experiência e testemunho, a medida que o testemunho só se faz possível a partir da experiência (só se testemunha aquilo que se conhece), e de nada vale a experiência se ela não se revela de forma atrativa e convincente para os outros.

Algumas observações importantes para seguirmos o raciocínio:

 A necessidade de apaixonar-se pela causa do Cristo. Acreditar naquilo que se fala e se faz. E não somente acreditar, mas conhecer e compreender a extensão de nossa fé. Entender o real sentido do que é ser Cristão.

Para isso é preciso primeiramente compreender que Cristianismo é muito mais do que apenas religião.

- A religião favorece a experiência cristã, mas não esgota o sentido do ser cristão.

- A catequese não pode prender-se a apenas ao objetivo de iniciar o indivíduo numa religião. É muito mais que isso ...

- É preciso entender que cristianismo é proposta de vida; é modo novo de relacionar-se com Deus e com os outros.

- Os ritos e símbolos religiosos não resumem a nossa fé. São extremamente importantes na medida em que auxiliam nossa experiência com o Sagrado; no entanto o ser cristão tem um significado muito maior. Não é apenas uma tradição ou religião milenar. É proposta de vida.

Não deverá chegar a hora de dizer ao mundo o que é um cristão? Como poderão saber o que significa, se não têm a oportunidade de ver e comparar? O cristão não pode contentar-se com os preceitos, com as tradições e costumes. Gastamos tempo e dinheiro, em demasia, nestas coisas secundárias e nem sempre queremos centralizar o problema. Pode ser ousado afirmar e pode ser difícil chegar lá. Mas o cristão é Cristo, e a Sua vida deve tornar-se um testemunho vivo dum Cristo vivo.

 Muitas pessoas compreenderam este sentido bonito e profundo de viver a fé. Não apenas uma fé individual, mas uma fé que é exteriorizada no serviço e na entrega às outras pessoas. (Madre Tereza / João Paulo II / Dom Helder Câmara).

- Pessoas que muitas vezes no anonimato traduzem em gestos a fé cristã. Isto é vida cristã.

- Pessoas que exalam Deus para os outros e ao mesmo tempo conseguem enxergar Deus nas outras pessoas.

- Que aquilo que de mais bonito exista no Cristianismo é esta capacidade de enxergar o divino na pequenez humana. Olhar pros outros e ver a manifestação de Deus.

- Este é o grande tesouro do cristianismo, é a essência do ser Cristão. A possibilidade de nós enxergarmos com o olhar de Cristo cada catequizando, cada pai, cada família. Não termo apenas a pretensão de mostrar ou apresentar Deus para aquela pessoa, mas sermos capazes de reconhecer a manifestação de Deus que já existe nela.

A VIDA CRISTÃ É CAMNHO PARA A CONVIVÊNCIA

- A fé só se realiza de fato se vivenciada com outros. Exemplo disto é o fato de estarmos aqui reunidos em comunidade. Não faz muito sentido uma fé vivida isoladamente. A fé em Cristo tem de despertar em nós o desejo de viver em comunidade.

=> A comunidade como meta da catequese

A VIDA CRISTÃ É UMA NOVIDADE NASCIDA, TENDO COMO FONTE A VIDA DE JESUS DE NAZARÉ

- Pode parecer repetição, mas o Cristão é chamado a ser outro Cristo.

- Nós enquanto catequistas, de modo especial temos de nos inspirar nos gestos, nas palavras, nos sentimentos de Jesus. (

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (53.3 Kb)   docx (13.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com