TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Busca do Deus Interior

Por:   •  5/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  413 Palavras (2 Páginas)  •  277 Visualizações

Página 1 de 2

SOCIEDADE ESPÍRITA ALBERGUE DE SÃO LÁZARO

A busca do Deus interior

Dissertação sobre o Hinduísmo

Priscilla Hanaoka

08/04/2010

[Digite aqui o resumo do documento. Em geral o resumo é uma breve descrição do conteúdo do documento. Digite aqui o resumo do documento. Em geral o resumo é uma breve descrição do conteúdo do documento.]


A busca do Deus interior

O Hinduísmo não tem fundador e possui muitos ramos em sua teologia. Atualmente é a terceira maior religião do mundo em número de seguidores. Encerra em si pensamentos diferentes e muitas vezes divergentes e contraditórios, por isso, para os ocidentais, é muito difícil entendê-lo. Pode ser considerado o conjunto de crenças e tradições mais antigo da história da humanidade. Apesar disso, traços comuns a todos os hinduístas são encontrados e podem contribuir para auxiliar o homem a se aproximar de Deus.

Sua cultura religiosa é a união de tradições étnicas.  Tem origem em aproximadamente 3000 a.C na antiga cultura Védica.

O hinduísmo pode ser dividido em diversas correntes principais e muitas outras subdivisões. Dos seis darshanas ou divisões históricas originais, apenas duas escolas, a vedanta e a ioga, sobrevivem.

É composto por uma profusão enorme de deuses, mitos, lendas e singularidades doutrinárias - são cerca de 33 milhões de divindades diferentes.

Os hinduístas centram-se sobre uma variedade de práticas que são vistas como meios de ajudar o indivíduo a experimentar a divindade que está em todas as partes, e realizar a verdadeira natureza de seu Ser.

A tônica de seu ensinamento é a aproximação do homem com o Espírito Eterno, Brama, representado pela sílaba sagrada "AUM". 

Aqueles que seguem o Hinduísmo devem respeitar as coisas antigas e a tradição; acreditar nos livros sagrados; acreditar em Deus; persistir no sistema das castas (determina o status de cada pessoa na sociedade); ter conhecimento da importância dos ritos; confiar nos guias espirituais e, ainda, acreditar na existência de encarnações anteriores. 

Os hinduístas professam a fé no carma, no darma, na reencarnação, o culto no templo e o reconhecimento dos Vedas como as principais escrituras sagradas.

O maior objetivo é alcançar moksha ou Nirvana  - liberação da necessidade de reencarnar, ou união permanente com Brama, que é a verdade absoluta e eterna. Não importa se atingido através de meditação ou puro amor, este objetivo universal é alcançado por todos.

Seguindo esses ensinamentos, que são a essência do Hinduísmo (buscando praticar principalmente o altruísmo e a meditação) estaremos esforçando-nos para deixar transparecer nosso “deus” interior, que nada mais é que a centelha divina existente em nosso espírito.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (98 Kb)   docx (343.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com