TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UM ESTUDO SOBRE A INTERVENÇÃO DO PROFISSIONAL DE CAPELANIA NUMA ESCOLA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE PETRÓPOLIS.

Por:   •  30/11/2017  •  Monografia  •  11.700 Palavras (47 Páginas)  •  623 Visualizações

Página 1 de 47

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES

FACULDADE DE EDUCAÇÃO

[pic 1]

UM ESTUDO SOBRE A INTERVENÇÃO DO PROFISSIONAL DE CAPELANIA NUMA ESCOLA PÚBLICA NO MUNICIPIO DE PETRÓPOLIS.

CRISTIANE DE ARAÚJO CAMPOS PEDRO

PETRÓPOLIS

DEZEMBRO - 2016


UM ESTUDO SOBRE A INTERVENÇÃO DO PROFISSIONAL DE CAPELANIA NUMA ESCOLA PÚBLICA NO MUNICIPIO DE PETRÓPOLIS.

 

Por:

CRISTIANE DE ARAÚJO CAMPOS PEDRO

Matrícula: 13212080456

Monografia apresentada à FACULDADE DE EDUCAÇÃO da UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO como requisito parcial à obtenção do GRAU DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA, na modalidade EAD.

PETRÓPOLIS

DEZEMBRO – 2016


 UM ESTUDO SOBRE A INTERVENÇÃO DO PROFISSIONAL DE CAPELANIA NUMA ESCOLA PÚBLICA NO MUNICIPIO DE PETRÓPOLIS.

 

Por: CRISTIANE DE ARAUJO CAMPOS PEDRO

ERONDINA ARAUJO

Professor

Orientador

________________________________

Professor

Examinador

PETRÓPOLIS

DEZEMBRO - 2016


Dedico este trabalho a todos os Capelães que estão em campo doando seu tempo e amor em prol do seu próximo. Alguém me perguntou; Porque Capelã? Capelã não recebe salário, então respondi: sim pois o que faço não tem preço. Ajudar, consolar, ouvir, orientar ou simplesmente abraçar e chorar com o outro se propondo sentir a dor do meu próximo não se mensura, é apenas amor.

AGRADECIMENTOS

Primeiramente, agradeço a Deus por essa conquista.

A minha família, um grande amigo, as diretoras e coordenadoras do Colégio Estadual Princesa Isabel, em Petrópolis e a minha orientadora com carinho.

RESUMO

PEDRO, C. A. C, A. UM ESTUDO SOBRE A INTERVENÇÃO DO PROFISSIONAL DE CAPELANIA NUMA ESCOLA PÚBLICA NO MUNICIPIO DE PETRÓPOLIS, Brasil, 2016, Monografia (Graduação em Pedagogia) – Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.

O tema do presente estudo tem como objetivo analisar o processo de intervenção do profissional de capelania no ambiente escolar em uma escola pública do município de Petrópolis, Rio de Janeiro. Esta profissional possui uma formação interdisciplinar, sendo Bacharel em teologia, cursou capelania como especialização, e, logo após, cursou a pós-graduação em psicanálise, atualmente finaliza o curso de pedagogia e pretende unir as áreas de sua formação em sua prática profissional. A atuação desta profissional se concentra no campo da escuta, no aconselhamento, promovendo a resolução de conflitos e conquistas de metas pessoais ou profissionais dos alunos atendidos. O campo de atuação escolhido foi o Colégio Estadual Princesa Isabel, localizado no bairro Quitandinha, no Município de Petrópolis, em um projeto social chamado Capelania Escolar. Este projeto foi implementado na referida escola nos anos de 2013 até 2015. Com isso, pretende-se levantar informações sobre o papel deste profissional e as mudanças positivas geradas a partir desta intervenção. A Capelania pode ser exercida em qualquer ambiente institucional, tendo a escola como uma dessas opções. Na atuação do capelão os fatores mais importantes são o acolhimento e o aconselhamento ao necessitado, trazendo como prioridade o atendimento ao aluno. No contexto de adolescência e escuta voltada para este público, foram abordadas questões de bullying, violência na escola, drogas, gravidez na adolescência, conflitos familiares, identidade sexual, rendimento e evasão escolar, baixa autoestima, entre outros.  Para tanto, alguns dos autores abordados serão HABIGZANG, ABRAMOVAY e MOREIRA além de outros que ao decorrer do estudo apresentem-se relevantes e fundamentais na investigação proposta.  O instrumento a ser utilizado é o levantamento dos dados de antes da intervenção e depois dela ter acontecido no âmbito da escola, composto da seleção prévia dos dados que nos interessam, oriundos projetos, palestras e atendimentos individuais e coletivos com alunos, pais e professores, sempre em conjunto com um representante do corpo docente da instituição. Sobre a abordagem metodológica desta pesquisa, trata-se de pesquisa de campo realizada na escola no período de 2013 a 2015. Para a elaboração desta, elencamos através da observação de campo, pois demanda a visita com atuações e participações na escola onde se realizou o projeto.

Palavras-Chave: CAPELANIA, ATUAÇÃO DE ESCUTA NA ESCOLA, INTERVENÇÃO.

        

SUMÁRIO

Dedicatória...............................................................................................................04    

Agradecimentos.......................................................................................................05

Resumo.....................................................................................................................06 Sumário.....................................................................................................................07

Introdução................................................................................................................08

CAPÍTULO: 1.0 A História e os fundamentos da Capelania..............................09

                        1.1. A Capelania no Brasil ..............................................................11

                       1.2. A Capelania Escolar no Brasil .................................................12

CAPÍTULO: 2.0. Estudo de Campo: A Escola e as Intervenções......................17

...

Baixar como (para membros premium)  txt (77.6 Kb)   pdf (457.1 Kb)   docx (388.6 Kb)  
Continuar por mais 46 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com