TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como Liderar Pessoas Dificeis

Trabalho Universitário: Como Liderar Pessoas Dificeis. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/4/2014  •  738 Palavras (3 Páginas)  •  605 Visualizações

Página 1 de 3

Em Como Liderar Pessoas Difíceis – A arte de administrar conflitos, o autor procura responder àquelas perguntas que nos fazemos todos os dias: como lidar com os invejosos, rancorosos ou orgulhosos? Como lidar com os filhos rebeldes? Como liderar colaboradores inflexíveis?

Os grandes líderes da história conseguiram desvendar o mapa do comportamento humano, transformando “pedras em pão”, pessoas-problema em solução!

João Carlos Almeida, também conhecido como "Padre Joãozinho", procura nos auxiliar nessas questões do dia a dia, motivando-nos a utilizar os conhecimentos de liderança amorosa diante de situações que parecem não ter saída.

Autor do livro As sete virtudes do líder amoroso, sucesso de vendas também publicado pela Canção Nova, Padre Joãozinho apresenta a pintura A Última Ceia, de Leonardo Da Vinci, como referência para analisar o relacionamento de Jesus com seus doze apóstolos – um grupo de indivíduos difíceis e de temperamentos distintos, mas que se transformou, sob a liderança do Mestre, na equipe de sucesso que fez do cristianismo um dos maiores empreendimentos de todos os tempos.

O bom líder tem a visão, costura a coesão e promove a ação. O conflito muitas vezes é inevitável. Este livro o ajudará a refletir sobre como administrar esta “guerra” de todos os dias.

Lidar com pessoas difíceis é uma tarefa que exige competências pessoais, como respeito às diferenças, domínio próprio e espírito de liderança. É importante não esquecermos que o comportamento das pessoas é resultado de suas respectivas histórias de vida. Sendo assim, para que seja possível diminuir os conflitos na interação social, familiar, no trabalho ou em outros espaços da vida cotidiana, se faz necessário que alguém assuma a liderança e este alguém seja capaz de respeitar os demais, favorecendo assim a construção de um relacionamento pautado no respeito mútuo e na tolerância recíproca.

Se, refletir sobre a questão de como lidar com pessoas difíceis fosse fácil, poderíamos fechar a reflexão já no parágrafo acima, no entanto, a questão é bastante complexa e exige a leitura de alguns teóricos que tratam do comportamento humano. Vejamos a análise de Biaggio fazendo uso de Bandura:

Segundo Bandura (1973), questões éticas tornam-se irrelevantes quando o sujeito escolhe seus próprios objetivos. Assim, uma pessoa cujos comportamentos agressivos lhe causem dificuldades nas relações sociais poderia procurar o terapeuta, solicitando um tratamento que reduza os comportamentos agressivos. Já uma pessoa cujos problemas sejam os de não saber se afirmar nem reagir ao ponto de ser explorada por outras pessoas poderá pedir um tratamento em que comportamento de auto-afirmação e mesmo comportamentos agressivos adequados à situação sejam fortalecidos. (BIAGGIO,1996,p.205).

De acordo com esses teóricos (Bandura e Biaggio), existem dois grupos de pessoas difíceis, o primeiro é daquelas que se relacionam mal com as outras pessoas, usando de seu comportamento agressivo, o que lhes causa dificuldade nas relações sociais e recebem o estereótipo de pessoas difíceis, acabando por não serem bem aceitas nos grupos de convivência. O segundo grupo é das pessoas que têm dificuldade de auto-afirmação, estes por sua vez, por timidez ou comportamento de subserviência também acabam trazendo dificuldade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com