TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESUMO COMO LIDAR COM PESSOAS DIFICEIS

Por:   •  20/3/2016  •  Abstract  •  1.780 Palavras (8 Páginas)  •  3.707 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1][pic 2]

RAFAELA MARCHITO DELGADO

MAT: 212092088

RESUMO

COMO LIDAR COM PESSOAS DIFICEIS

GESTÃO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS


Aprendendo a lidar com pessoas difíceis

Lidando com pessoas difíceis

Pessoas difíceis são aquelas pessoas do contra, que fazem o contrário e que não sabemos o que fazer com elas, apesar de não poder mudá-las, podemos influenciá-las a mudarem a si mesmas.

O livro define quatro áreas-chave e o primeiro passo é encontrar e detalhar os dez comportamentos mais indesejáveis e tentar entender o que levam as pessoas agirem assim.

Os dez comportamentos mais indesejáveis

“Tanque de guerra”: Acredita que os fins justificam os meios, são intensos, agressivos e rudes.

“Atirador de Elite”: É dissimulado, talvez guarde ressentimento de você e prefere se vingar a sair reclamando.

“Granada”: Tem acessos de raiva e fúria que são exagerados.

“Sabe tudo”: Acha que sabe tudo e não perderá seu tempo para ouvir idéias de pessoas que julga ser inferior.

“Ele pensa que sabe de tudo”: Não sabem quanto demonstram, se você não sabe do assunto tratado podem induzi-lo ao erro.

A pessoa “Sim”: é ótima para concordar, mas não age com rapidez, dá muitas e desculpas e não cumprem as promessas.

A pessoa “talvez”: não consegue tomar decisões importantes.

A pessoa “nada”: é uma pessoa invisível, pois não da nenhum feedback, verbal ou corporal.

A pessoa “não”: só diz não e leva desespero aos outros.

O “reclamador”: reclama de tudo e tudo está errado.

Para lidar com esses tipos de pessoas é preciso entender, conhecer e reconhecer esses tipos, pois cada um reage diferente a cada tipo comportamento, pois alguém que você considera mais irritante pode ser aceita perfeitamente pelos outros e nós temos nossos momentos difíceis, ao entender esses comportamentos nos ajuda a ter sucesso com os outros.

Escolha a melhor forma de agir

Há  pelo menos quatro formas de lidar com pessoas difíceis.

Não reaja: não significa ter uma atitude passiva; pode provocar sofrimento e reclamação em relação à outra pessoa. Porém o não reagir pode deixar as pessoas difíceis frustradas.

Afaste-se: as vezes o melhor é se afastar, mas só vale a pena quando já acabaram todas as possibilidades de lidar com a pessoa.

Mude sua postura: você pode aprender a ver pessoas difíceis mudando seu comportamento e postura.

Mude seu comportamento: Ao mudar o jeito de lidar com pessoas difíceis elas acabam mudando o jeito de lidar com você.

Repare que os comportamentos difíceis se encaixam em vários tipos, mas cada situação é única, evite tentar não reagir, primeiro mude sua postura e depois sua atitude.

Entenda as quatro intenções

Em primeiro lugar deve-se entender os 10 comportamentos difíceis para depois mudar sua atitude, a solução é usar as quatro intenções como resposta para situações com dois tipos de variáveis nível de assertividade e foco de atenção. As pessoas podem ser mais passivas (menos assertivas) ou mais agressivas (mais assertivas). Em situações difíceis as pessoas direcionam o foco nas pessoas ou nas tarefas.

Todo comportamento aceitável ou problemático tem um objetivo. Identificamos quatro intenções principais que determinam como as pessoas reagem em qualquer situação: finalizara tarefa, fazer a coisa certa, integrar-se às pessoas, ser reconhecido.

As intenções mudam de acordo com as pessoas e situações, então você deve entender as quatro intenções, ficar atento aos padrões de comunicação e não ser uma pessoa difícil.

A primeira intenção: finalizar a tarefa

Quando se precisa fazer algo acontecer o foco está na determinada tarefa. Pode ate se tornar insensível e agressivo, como se as pessoas à sua volta não tivessem importância.

A situação pode ficar distorcida quando a vontade de fazer as coisas falha. As vezes se tem a sensação de que os outros estão perdendo tempo ao invés de trabalhar. A intenção aumenta de intensidade e o comportamento subseqüente se torna mais controlador.

São três comportamentos indesejados de acordo com à necessidade de controle:

“tanque de guerra”: quando quer finalizar uma tarefa não reduz a velocidade, tem pressa de comandar e cumprir a tarefa.

 “atirador de elite”: quando algo não o agrada, tenta constranger e usa o ponto fraco das pessoas para humilhar e assim assumir o controle.

 “sabe-tudo”: Domina as pessoas e situações sendo autoritário.

Os comportamentos são provocados pela vontade de terminar a tarefa. Conhecendo a ação de terminar a tarefa leva as pessoas a trabalharem mais rápida. A intenção de terminar a tarefa pode gerar um comportamento controlador.

A segunda intenção: fazer a coisa certa

Fazer a coisa certa é outra intenção focada na tarefa que influencia o comportamento, quando essa vontade é ameaçada ou não é concluída tudo fica fora de controle. Quando a intensidade chega a um certo nível, o resultado é uma atitude muito perfeccionista e pessimista.

O “reclamador”: ele acredita que não é capaz de mudar e abandonam qualquer idéia para solucionar problemas.

A pessoa “não”: diferente do reclamador a pessoa “não” se sente desesperada quando as coisas não saem como planejadas e são bastante pessimistas.

A pessoa “nada”: se fecham quando as cosias não saem como planejadas.

As intenções de fazer dar certo são as causas desses comportamentos. Conhecendo a dinâmica de fazer a coisa certa, as pessoas tentam evitar erros e o trabalho fica mais lento para dar atenção a todos os detalhes. Reconhecer a vontade de fazer a coisa certa pode tornar o comportamento perfeccionista.

A terceira intenção: Integrar-se às pessoas

A terceira intenção é o desejo de integrar-se às pessoas. É necessário quando se quer manter e desenvolver relacionamentos bem sucedidos. Caso queira ter um bom relacionamento, você pode ser menos assertivo, priorizando os interesses dos outros ao invés dos seus.

Há um problema quando a pessoa quer estabelecer relações interpessoais se sente insegura em relação ao que os outros pensam dela. O comportamento fica cada vez mais direcionado a conquistar a aprovação e evitar a desaprovação. Os comportamentos que procuram a aprovação são:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)   pdf (113.9 Kb)   docx (39 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com