TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como ler o livro de exodos

Por:   •  7/6/2015  •  Resenha  •  521 Palavras (3 Páginas)  •  295 Visualizações

Página 1 de 3

COMO LER O LIVRO DE ÊXODO

William Ricardo Bueno

1º Ano – 2⁰ semestre 2012 (Turma Limeira)

Reposição de aula da Prof.ª Silvana Suaiden

O livro de Êxodo é composto por quarenta capítulos e faz parte dos cinco livros do Pentateuco, onde são desenvolvidos dois temas principais, a Libertação do Egito e a Aliança com o povo no deserto do Sinai.

Para a leitura de Êxodo devemos nos portar e imaginar a situação enfrentada naquela ocasião, os hebreus foram ao Egito em busca de alimentos e ali se instalaram, no entanto como se multiplicavam rapidamente em grande número, a corte de Faraó se organiza e escraviza os hebreus com medo de uma revolução por parte destes, quanto mais se multiplicavam maior era opressão sofrida

Ambos os temas são entrelaçados durante a caminhada do povo pelo deserto e a revelação do nome do Senhor a Moisés, o livro tem seu início com o clamor e lamentação do povo hebreu escravizado no Egito. A grande batalha travada em Êxodo é entre Deus que ouviu e viu a opressão sofrida por seu povo eleito diante de Faraó. O livro conta rapidamente sobre a vida de Moisés antes de sua missão, nascido hebreu e criado na corte de Faraó, vai viver no deserto onde se casa com uma das filhas de Jetro.

Deus se revela a Moisés e o envia de volta ao Egito para ter com Faraó e informá-lo de que o Deus de seus pais viu o clamor de seu povo e ordena sua libertação, porém Faraó senhor do Egito não aceita esta posição, então o Deus dos Hebreus, um Deus dinâmico que não pode ser controlado que não tem um local fixo, que está entre seu povo faz descer sobre o Egito diversos sinais de seu infinito poder.

Depois que Deus leva consigo todos os primogênitos do Egito durante a páscoa judaica, inclusive o filho de Faraó, este ordena a libertação do povo hebreu. Porém Faraó volta atrás em sua decisão envia seus exércitos atrás do povo hebreu que vai próximo ao mar vermelho.

A intenção de Faraó é matar o povo e escravizar novamente aqueles tantos que sobreviverem, porém as margens do mar vermelho, Deus mostra mais uma vez o seu poder permitindo que o povo atravesse às águas levando-os com segurança a outra margem.

Todos estes sinais e prodígios (fome, seca, gafanhotos, peste, guerras e catástrofes) feitos por Deus são para que o povo hebreu creia em seu poder, temam e adorem ao seu único e verdadeiro Senhor.

Após caminharem pelo deserto o povo hebreu liderados por Moisés que estava constantemente na presença do Senhor chegam a região de Canaã a terra prometida.

Moisés sobe ao Horeb para ter com Deus nosso Senhor, e lá fica durante 40 dias e quarenta noites. Deus entrega a Moisés duas tábuas de pedra contendo seus sagrados mandamentos. Moisés tem então a missão de ensinar estes mandamentos ou leis ao povo, que durante a estada de Moisés na montanha se rebela e começa a adorar ídolos como era costume do povo egípcio. São também construídos ao Senhor um santuário e uma arca da aliança onde são depositadas as pedras com os mandamentos da Lei de Deus.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (157.1 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com