TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Definição de ética utilizando elementos teóricos de Edgar Morin, Zygmunt Bauman e Gilles Lypovetski

Por:   •  25/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  499 Palavras (2 Páginas)  •  443 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

Aluno: Germano Angelo Favin Neto

Disciplina: Ética e Direitos Humanos

Professor: Renato Ferreira Machado

Data: 04/07/2014

Definição de ética utilizando elementos teóricos de Edgar Morin, Zygmunt Bauman e Gilles Lypovetski

A ética encontra o ser humano consigo mesmo, com sua comunidade, com a espécie. Essa afirmação de certa forma resume o principio fundamental da ética para Morin, a ligação.
A ética para um indivíduo, no âmbito da palavra ligação, sofre intervenções externas da cultura, das crenças, do meio ambiente e das normas comunitárias compreendida como a tríade indivíduo-sociedade-espécie, fazendo parte de um contexto comum que podem ser analisados de formas distintas, mas nunca isoladas. Considerada característica inerente a toda ação humana, a ética é um elemento vital na produção da realidade social, ou seja, principal responsável da formação da consciência moral do sujeito. Sujeito esse que para Morin representa a autoafirmação desse homem no centro do mundo, um ser egocêntrico, possuindo princípios tanto da exclusão (o indivíduo singular) como da inclusão (o individuo coletivo).

Para Zygmunt Bauman os grandes temas da ética não perderam nada de sua força: simplesmente precisam ser revistos e tratados de modo inteiramente novo. Nossa era o sugere, pode ainda representar uma alvorada e não um entardecer para a ética. No cerne do estudo de Bauman, está sua visão da pós-modernidade como modernidade sem ilusões - emancipada da falsa consciência, das aspirações irreais e dos objetivos irrealizáveis. Bauman caracteriza nossa nova época como "reencantamento" do mundo, devolvendo dignidade às emoções e legitimidade ao inexplicável. Livres da prisão da modernidade, podemos agora nos confrontar com a capacidade ética humana sem ilusões. Embora tudo isso não torne a vida moral mais fácil, diz Bauman, pode-se ao menos sonhar em torná-la um pouco mais ética.

Lypovetsky destaca a ascensão da ética nas relações sociais, fundamentalmente na composição do mundo da vida. Aspecto contrário da tendência da total liberdade vigora ao mesmo tempo em que a hiperindividualização com o culto do ego. No entanto, a força da ética impele à revisão dos conceitos individualistas sem ética. Embora pareça paradoxal, é o surgimento de um novo paradigma. Essa nova moral se distancia da velha moral nos preceitos básicos, no meio de uma sociedade enaltecedora dos direitos subjetivos e enfraquecedora do sentido heroico do dever. O sentido principal da sociedade encontra-se no bem-estar individual, acompanhado de uma ética exsurgente do vazio. Implica assumir uma posição receptiva de visões antagônicas.

Visão do Pensador Gilles Lypovetsky sobre preconceito de gêneros:

A valorização das questões de liberdade e da igualdade, a diminuição das diferenças e a preponderância do social no feminino, para citar apenas algumas, são mudanças que têm vindo a ganhar um protagonismo e uma influência tal que culminou num novo tipo de mulher”, a mulher atual. No entanto, e apesar da evolução das atitudes, dos pensamentos e dos comportamentos, a verdade é que há ainda todo um conjunto de “funções” tradicionalmente femininas que continuam a alimentar e a contribuir para fazer perdurar esta visão egocêntrica da sociedade onde o dualismo homem-mulher e correspondentes conceitos opostos se mantêm (razão-emoção; atividade-passividade; público-privado; social-individual; etc.).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (104.8 Kb)   docx (24.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com