TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os sete saberes de Edgar Morin e As sete competências da escola contemporânea segundo a visão de Bernardo Toro

Por:   •  23/3/2016  •  Resenha  •  803 Palavras (4 Páginas)  •  1.440 Visualizações

Página 1 de 4

Os sete saberes de Edgar Morin

Morin apresenta ideias que podem contribuir para o educador redefinir sua posição em relação a escola, aluno, currículo, disciplina e a avalição

1. O erro e a ilusão – é preciso considera-los nas concepções para que o conhecimento avance. A educação deve estudar as características psíquicas e culturais que constituem o conhecimento humano.

2. O conhecimento pertinente – Morin defende que não é preciso acaba com a ideia da disciplina, mas rearticular a ideia dela em outro contexto. Há ciências que já praticam o conhecimento pertinente, como a Ecologia que junta áreas variadas do conhecimento. A ideia é ser contra a fragmentação. Para Morin, espedaçando em parcelas o saber e fragmentando, os problemas inibem as possibilidades de reflexão e compreensão do todo.

3. Condição humana - Precisamos aprender que temos multidimensionalidades, pois também somos naturais, físicos, psíquicos, míticos e imaginários; temos que reconhecer a unidade da identidade comum aos humanos.

4. Identidade terrena – Esta ideia está ligada a sustentabilidade. A Terra é a nossa pátria e temos que ensinar que ela precisa ser sustentada a qualquer custo. Construir um planeta sustentável é construir um planeta viável para as gerações futuras. Isto nos remete a reflexão sobre a relação do homem com o planeta. É preciso compreender o caráter humano no mundo.

5. Enfrentar as incertezas – tudo que foi criado pelo homem é crivado pela ideia da incerteza, assim concluímos que o conhecimento científico nunca é um produtor absoluto de certezas. É papel da educação preparar as mentes para o inesperado e seu enfrentamento, pois somos cercados de impossibilidades, imprevisibilidades e incertezas.

6. Ensinar a compreensão – infelizmente nossas instituições de ensino são caracterizadas pela incompreensão: disciplinas que brigam com as outras, departamentos que não se entendem. É preciso introduzir o ensino da compreensão nas escolas em qualquer nível que elas exerçam. Segundo Morin, a missão espiritual da educação é ensinar a compreensão entre as pessoas como condição e garantia da solidariedade moral e intelectual da humanidade.

7. Ética do gênero humano - em meio à complexidade do entendimento da palavra “ética”, neste caso podemos dizer que a expressão significa: não desejar aos outros, aquilo que não deseja para si. Essa diz respeito a uma antropoética do humano, consistindo em uma decisão consciente e esclarecida de assumir a condição de indivíduo, espécie e sociedade na complexidade que ela encerra.

As sete competências da escola contemporânea segundo a visão de Bernardo Toro

1. Domínio da leitura e da escrita – na sociedade contemporânea é necessário um domínio, cada vez maior, da leitura e da escrita. As crianças e adolescentes terão de saber comunicar-se usando palavras, números e imagens. Os melhores recursos educativos, os melhores professores devem ser destinados às primeiras séries do Ensino Fundamental para que ainda nesta fase aprendam a ler e a escrever com desenvoltura e, assim, possam participar ativa e produtivamente da vida social. Saber ler e escrever é um autêntico problema de sobrevivência.

2. Capacidade de fazer cálculos e resolver problemas – na vida é fundamental saber calcular e resolver problemas. A escola deve despertar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (67.3 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com