TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Edgar Morin -

Por:   •  24/9/2015  •  Dissertação  •  834 Palavras (4 Páginas)  •  558 Visualizações

Página 1 de 4

Os setes saberes necessarios a educacao do futuro


O texto abrange as problematicas da educacao integralmente abandonadas e desvalorizadas perante os programas educativos existentes, através de sete saberes primordiais relacionados a maneira que a pedagogia esta infiltrada de forma fundamental para o desenvolvimento do ser humano.


Com uma revisao das falhas efetivas da atualidade para uma visao de uma educacao do futuro, o autor Edgar Morin produz seu conceito a partir da existencia do conhecimento e como este se conduz diante do perigo pelo erro e pela ilusao.


No universo psiquico de cada invidividuo, atraves dos sonhos, desejos e frustacoes esta inserido o modo como esse enxerga o mundo afora. Desta maneira, conceitos já estipulados com uma verdade absoluta são impossibilitados de observar os proprios erros. Adentro da questao da razao, uma pessoa que age com racionalidade esta aberta a negociar, porem quem age com racionalizacao se nega a dialogar.


As diferentes culturas, a partir de seus principios e ideais, estipulam um estereotipo mental de conviccoes que responde ao individuo antes mesmo do proprio sujeito. Portanto, a problematizacao do conhecimento cabe a todos explorarem os possiveis erros atraves de criticas, autocriticas e complexidades para consequentemente encontrar a verdade.


Outro erro existente citado pelo autor, é a questao do conhecimento pertinente, onde surge uma reforma de pensamento, quando é defendido por Morin a complexidade da contextualizacao particular relacionada com a global. é preciso compreender a totalidade para entender-se as parcelas. Há de ter uma visao do conjunto da obra, para entao conhecer uma parte desta. Em suma, o conhecimento pertinente não esta relacionado com a quantidade de informacao adquirida ao longo da vida, e sim com a sua capacidade de o contextualizar com o enredo.


Por isso, a divisao de disciplinas estipulada pela educacao, interfere na habilidade do homem em contextualizar, ocorrendo uma disjuncao, no qual se perde a essencia do completo.


O terceiro topico é sobre a identidade humana, que procede na analise das condicoes cosmicas, fisicas, terrestres e humanas ocorrendo uma inter-relacao entre essas, resultando em um conjunto que permiti ao individuo se distinguir dos outros demais atraves da cultura. Ou seja, o autor ressalta a complexidade do ser humano e a importancia da sua identidade atraves de elementos geneticos e culturais resultando em nossa diversidade.


Seguindo o texto, Morin analisa a compreensao humana. O significado bruto da palavra parte na juncao de alguns elementos explicativos para ter o resultado, nesse caso, a compreensao. Mas ao falar do ser humano e suas percepcoes, o assunto fica mais complexo. E se for depender do metodo de ensino, isto nunca sera aprendido por ninguem. Ameacando cada vez mais a relacao dos individuos, tendo como reflexo uma expansao de egocentrismo nesta sociedade individualista.
O autor ressalta o valor deste item no caos que nos encontramos diante a relacao dos homens na sociedade atual.


No quinta questao sugerida pelo texto, destaca a incerteza perante o conhecimento ao futuro . O proprio passado remete a uma volubilidade, a Historia não é continua, concluindo que o futuro tambem não sera, restando apenas a imprevisibilidade do homem com o seu conhecimento.


De acordo com Morin, o sexto aspecto consiste em uma abordagem mais profunda nos temas que estão diretamente relacionados à situação da sociedade de uma forma mundial, discutindo os reflexos da colonização na era globalizada. Em suma, algo semelhante aconteceu no século XVI, onde a descoberta de uma terra 'distante' de certa forma encurtou distâncias. Outra questão são os problemas ambientais do planeta, e um ponto mencionado pelo o autor é o espaço comum dos seres numanos que, por vezes, é completamente ignorado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (47.8 Kb)   docx (297.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com