TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dons Espirituais

Exames: Dons Espirituais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/12/2013  •  3.167 Palavras (13 Páginas)  •  595 Visualizações

Página 1 de 13

1. Explicar a importância na igreja, servindo de canal para os dons espirituais

O apóstolo Paulo em Romanos 12 usou a analogia para descrever a igreja, Rm 12:5 “Assim nós, que somos muitos, somos um só corpo em Cristo, mas individualmente somos membros uns dos outros”, comparando-a como um corpo humano o qual tem muitos membros e todos tem funções específicas, entretanto, não deixam de representar um todo, ou seja, a funcionalidade é indispensável e de igual importância para manter o a saúde do Corpo onde Cristo é a Cabeça. Assim, a igreja é composta por pessoas com as mais variadas características, talentos e dons, mas unidas em prol de um objetivo que é levar as boas novas da Salvação e alcançar as almas para o Reino de Deus.

Para isso o Espírito Santo capacita a cada um distribuindo os dons espirituais a cada crente segundo a necessidade da obra a ser realizada, em cada época, em cada geração, de acordo com a dispensação da Graça de Deus para aquele tempo. Rm 12:6 “De modo que, tendo diferentes dons, segundo a graça que nos é dada, se é profecia, seja ela segundo a medida da fé”. Deus conta com as pessoas dispostas a servir de canal para esses dons na igreja.

Quando o apóstolo Paulo diz: “Buscai os melhores dons”, ele reconhece a importância destes dons para a igreja. Em I Co 14: 12 o Apóstolo Paulo afirma “Assim também vós, como desejais dons espirituais, procurai abundar neles, para edificação da igreja.

Edificar-nos leva a sinônimo como construir, Jesus deixou os fundamentos, edificação se refere a levantar, a fortalecer e continuar o legado que Jesus deixou a Igreja, sendo assim, é necessário haver a manifestação dos dons do Espírito Santo para que haja a edificação dos membros individualmente devemos nos colocar a disposição do Espírito Santo que é o que distribui os dons como Ele quer e para o benefício da obra visando o bem-estar da igreja e a glorificação do nome de Jesus, assim como somos corpo em Cristo, também somos Templo do Espírito Santo.

2- Compreender a função e o propósito dos vários dons espirituais

Baseado nas cartas de Paulo em I Co 12. 8-10 podemos compreender que o Espírito Santo da à igreja, onde sua maior função é edificar o corpo de Cristo, capacidade essa, concedida aos homens de forma sobrenatural. São nove dons espirituais que especificam a variada distribuição necessária para evidenciar a manifestação completa do Espírito Santo. Vejamos sua função e propósito:

Palavra de sabedoria- revela a mente de Deus em uma declaração espiritual, num dado momento pelo Espírito para uma situação ou propósito específico.

Palavra de Ciência- revela informações relativas de uma pessoa ou acontecimento, com uma necessidade imediata muitas vezes.

Fé- faz com que o crente confie sobrenaturalmente e sem nenhuma dúvida no poder de Deus, essa fé vai muito além da fé natural e da fé para salvação.

Dom de Curar- o Espírito Santo opera em enfermidades, onde a medicina não consegue atingir, no físico e na alma.

Operação de maravilhas- o Espírito Santo opera além do curso normal da lei natural, faz com que pela permissão divina algo aconteça onde não poderia acontecer naturalmente.

Profecia- vem como dom do Espírito Santo, revela divinamente uma palavra edificando Espírito para o momento, um discernimento súbito do Espírito, sugerindo exortação e conforto.

Discernimento do Espírito- Capacita o crente discernir o mundo dos espíritos, com propósito de detectar a verdade fonte das circunstâncias ou motivos das pessoas.

Variedade de línguas- capacita o crente a falar em uma língua sobrenaturalmente não conhecida do indivíduo, podendo ter diferentes formas, possivelmente harmonizando as línguas conhecidas faladas, declarações transracionais desconhecidas.

Interpretação de línguas- capacita o crente transmitir sobrenaturalmente a mensagem transracional (mas não irracional) significativa do Espírito para outros quando exercido em público, não é tradução de uma língua estrangeira. Os dons são dádiva do Espírito que nos habitam para vivermos diariamente na terra a vida vitoriosa em Cristo.

3-Contrastar o trabalho edificante do Espírito Santo com a ação maléfica dos espíritos malignos.

Jesus instruiu os discípulos acer¬ca do Espírito Santo que haveria de vir para permanecer aqui na terra como o "outro Consolador" (Jo 14.16), quando Ele voltasse para jun¬to do Pai. É bem verdade que o Espírito San¬to esteve atuante desde a criação (Gn 1.2), pois Ele é eterno. Em várias ocasiões, também é citada a Sua presença no Antigo Testamento. A ênfase dada, porém, é pelo fato de que o Espírito Santo foi concedi¬do de maneira muito especial na dispensação da graça. A operação do Espírito Santo na vida do homem inicia quando este se interessa pela salvação e começa a procurar os meios para alcançá-la. Por si só, o homem não possui con¬dições de voltar-se para Deus (Jo 6.44). É através do Espírito Santo que ele consegue alcançar a salvação.

O Espírito divino começa a pro¬duzir no ser humano a convicção de que ele é um pecador. Leva-o, então, a considerar que o pecado é o ele¬mento que o afasta de Deus e, por essa razão, precisa libertar-se dele e crer em Cristo. O Espírito também convence da justiça de Cristo. Isso acontece quando o Espírito habilita o peca¬dor a perceber o contraste dos seus atos maléficos com a bondade divina.

A justiça de Deus está em que o homem reconheça seus pecados, se arrependa e mude de viver, aceitan¬do aquilo que Ele lhe oferece. Constrange-o a admitir o perigo de morrer sem salvação. E o conven¬ce que o maior pecado é o de não crer no Filho de Deus como Salvador. Finalmente, o Espírito Santo convence o homem que haverá um justo julgamento (Jo 16.11). Sata¬nás tem sido um inimigo audaz, transtornando a vida do homem e levando-o à prática do pecado. Mas Cristo venceu, dando assim a oportunidade ao homem para sal¬var-se. O Espírito Santo foi dado como Paracleto, isto é, o que con¬vence o homem de duas maneiras:

• Tendo certeza de que na prá¬tica do pecado não escapará do reto juízo divino (Rm 2.3);

• Crendo na declaração de Je¬sus que diz ser possível o ho¬mem libertar-se da tirania de Satanás, através do novo nascimento (Jo 5.24).

4- Identificar e valorizar a diversidade dos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.5 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com