TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS DONS ESPIRITUAIS

Por:   •  25/7/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.035 Palavras (9 Páginas)  •  451 Visualizações

Página 1 de 9

INTRODUÇÃO

Atualmente, de forma lamentável, encontramos salas teológicas, Seminários e Faculdades, repletos de pessoas na maioria acreditando que ensinamentos teológicos técnicos são o bastante para realizar excelente ou, no mínimo, um bom ministério. Aí é que reside um grande engano, pois, se não fizerem por onde receber o Dom Ministerial de Jesus, o chamado do Senhor [e isso requer uma longa caminhada de joelhos dobrados e profunda santificação da própria vida], não subsistirão por muito tempo enganando o Povo de Deus. É por este motivo que hoje deparámo-nos com inúmeros ministérios estragados que, no início, manifestaram-se tão alvissareiros, todavia, com o passar dos anos [inevitavelmente o ano da derrota virá] se perderam na caminhada, porque lhes faltou a graça [que só pode ser adquirida nos domínios de intensa consagração de vida, e consagração de vida requer abandono do pecado, das vaidades, das loucuras carnais, etc. É preciso ser referência do Céu na terra, e isso seminário algum jamais poderá dar a alguém – as salas de estudos teológicos e de escolas bíblicas dominicais manifestam-se como recursos legais e genuinamente respaldados pelo próprio Senhor, porém, vida com Deus exige passos a mais e esses passos só podem ser procedidos quando rejeitamos os ditâmes da carne, do sistema mundano montado na terra e do Diabo], a unção e a chamada do Senhor da Obra. Não adianta apenas ouvir um “psiu”! A diretriz para a atuação daqueles que exercem ministérios precisa vir do alto, diretamente da Sala do Trono de Deus.

1 - DONS ESPIRITUAIS

É a manifestação do Espírito Santo dentro de nós, nos capacitando com poder de Deus para realizar uma tarefa segundo a sua vontade.

É uma coisa que acontece entre o seu espírito e o Espírito de Deus e se expressa através da alma e do corpo.

Não podemos confundir dons do Espírito Santo com habilidades naturais.

Habilidade é a capacidade natural que cada um de nós tem. Está ligada a aptidão.

Para ser um bom médico cirurgião é necessário aptidão. Para ser um bom músico é necessário aptidão Para ser um bom vendedor é necessário aptidão. Você precisa ter as qualidades necessárias.

Deus pode nos dar habilidades naturais a uma pessoa, mas para que elas sejam usadas por Deus precisam transformadas pelo Espírito. Por exemplo, uma grande cantora, com uma linda voz tem uma habilidade natural. Mesmo que cante músicas cristãs não é um dom do Espírito. Para que esta habilidade possa ser usada pelo Senhor ela deve passar pela cruz e ser vivificada pelo Espírito.

Ex.: O Advogado e o Contador. / Asaph Borba

Os dons em suas categorias registradas nas sagradas escrituras são:

Dons Pessoais – São dons permanentes, é a função de cada um no corpo de Cristo.

Dons ministeriais – São dons transitórios, é a vocação para o Ministério, o chamado.

Dons espirituais – São eventuais, é o instrumento do Espírito Santo.

Talentos – São natos ou aprendidos, a capacidade de cada um.

2 - DONS MOTIVACIONAIS

Podemos definir dom motivacional como uma parte profunda de nossa personalidade que nos motiva em nosso ministério sendo que esses dons nós recebemos quando nascemos em Cristo. São eles: Profecia: É a motivação de revelar justiça e injustiça pela declaração publica de uma mensagem de Deus, de tal forma que mova o ouvinte a responder; Serviço: É a motivação para suprir necessidades pela realização de projetos, que ajudam outras pessoas. Servo = é aquele que se entrega voluntariamente, serve com amor. Ensino: É a habilidade de procurar, sistematizar e explicar a palavra de Deus, para que outros possam apreciá-la, entende-la e usa-la. Exortação: A finalidade desse dom não é destruir, desmoralizar ou desencorajar, esse dom encoraja as pessoas num momento de dificuldade. Contribuir (repartir): Quem possui esse dom, sempre vêm de forma especial a suprir às necessidades dos outros ou da igreja, não por constrangimento ou pressão, mas por amor e liberalidade. Presidir: É a motivação de ajudar uma equipe a perceber os propósitos de Deus e mobiliza-los para a ação. Misericórdia: Tem sempre compaixão, muita bondade, grande amor. Chora com quem chora, está sempre perto dos aflitos; faz muitas visitas. Além desses sete dons de Romanos 12:3-8; Paulo nos fala de vários dons que são também dons motivacionais: Administração (Governo): E a motivação divina para traçar e executar planos eficazes em alguma unidade particular do Corpo de Cristo; Socorro: É a capacitação que Deus dá as pessoas para que invistamos talentos que receberam na vida e ministério de outros membros do corpo; Hospitalidade: É a motivação para franquear suas casas e acolherem calorosamente aqueles que precisam de alimento e abrigo; Intercessão: É a motivação que Deus dá as pessoas para orarem durante extensos períodos de tempo e receberem respostas frequentes a suas orações. .

3 - DONS MINISTERIAIS

Dom espiritual é uma dádiva (ou graça) dada pelo Espírito Santo para edificação espiritual, resultando no crescimento do corpo de Cristo e na glória de Deus. A bíblia fala do lugar e da importância dos ministérios, os quais são chaves no processo de crescimento, aperfeiçoamento e crescimento do corpo de Cristo como um todo, além de outras consequências na vida prática dos santos como amadurecimento, crescimento espiritual, maior constância na fé, firmeza. A capacitação ministerial é para uma vida de serviço na Igreja, são pessoas que Deus, em sua soberania, escolhe para certas funções. Ele os chama e concede dons para um ministério específico. É o Espírito Santo que faz de homens pastores, profetas, apóstolos e etc., não homens ou instituições Os ministérios são 5, a saber: apóstolos, profetas, evangelistas, pastores e mestres. Pastores: são os que pastoreiam as ovelhas de Deus. Este servo sente uma grande responsabilidade em promover o crescimento espiritual de um grupo de crentes; Evangelistas: é um comissionado direto do Senhor para compartilhar as Boas novas do reino de Deus com pessoas incrédulas; Mestres: são os que ensinam a palavra, não por habilidade natural, mas por capacitação do Espírito Santo, de um modo atraente e compreensível;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)   pdf (58.2 Kb)   docx (16.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com