TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dons Espirituais

Ensaios: Dons Espirituais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2014  •  999 Palavras (4 Páginas)  •  494 Visualizações

Página 1 de 4

Dons Espirituais

INTRODUÇÃO

Os ensinos acerca dos dons espirituais fazem parte das doutrinas da Bíblia, e precisam ser estudados e aplicados constantemente na vida da Igreja, a fim de dirimir as dúvidas e fortalecer a fé na atualidade dos dons.

O ponto de partida para a manifestação dos dons espirituais é o batismo no Espírito Santo, que se evidencia com o "falar em línguas". Esse "falar em outras línguas" é a evidência física da promessa do "dom do Espírito" (At 2.38), que difere da manifestação dos dons para a edificação espiritual coletiva da Igreja.

I. O QUE SÃO OS DONS DO ESPÍRITO

Enquanto "o falar em línguas" tem um caráter individual e é proveitoso para aquele que fala, "os dons" são manifestos para benefício da igreja local, isto é, da congregação.

1. Os diferentes tipos de dons espirituais citados na Bíblia.

a) Dom do Espírito Santo. A palavra "dom" no Novo Testamento às vezes aparece no singular, referindo-se à entrada do Espírito na vida do pecador arrependido, mas também pode referir-se ao batismo no Espírito Santo como em At 2.4,38; 10.44-46.

b) Dons do Espírito Santo (1 Co 12.7-11). A palavra "dons" indica as distintas manifestações do Espírito Santo na vida da Igreja. São capacitações sobrenaturais do Espírito para fortalecer, prevenir e edificar os crentes em Cristo.

c) Dom de Deus (Jo 4.10). Refere-se à dádiva suprema do amor divino, que foi o seu Filho Jesus para salvação da humanidade (Jo 3.16; Rm 6.23).

d) Dons de Cristo (1 Co 12.5; Ef 4.11-13). São dons ministeriais, entregues à Igreja para o aperfeiçoamento dos santos.

2. São manifestações do Espírito Santo. Os dons operados pelo Espírito Santo são "manifestações" especiais na vida da igreja local, que capacitam seus membros em particular. A palavra "manifestação" é literalmente no original, "tornar claro", "fazer conhecido". As manifestações do Espírito Santo através dos dons espirituais revelam as obras que Ele quer realizar através dos crentes.

II. OS OBJETIVOS DOS DONS ESPIRITUAIS

1. Promover a unidade do Corpo de Cristo (1 Co 12. 12,13). Os dons espirituais visam promover a unidade da Igreja no sentido espiritual, mas também socialmente, pois a operação dos dons dinamiza a comunhão entre os crentes. No aspecto físico, o sangue e o espírito são dois elementos que mantém a unidade do corpo humano. O sangue está espalhado em todo o corpo e atinge todos os membros. O espírito não se localiza em determinado órgão, mas está em todo o corpo. Assim sendo, o sangue de Jesus (isto é, a sua eficácia) está em todo o Corpo de Cristo, a Igreja, e o Espírito manifesta-se através dos dons para manter e fortalecer o corpo de Cristo.

2. Promover a diferença e a funcionalidade dos membros do Corpo e Cristo (1 Co 12.14-16,27). A Igreja é um corpo com muitos membros, e todos são indispensáveis para o seu perfeito funcionamento. Cada cristão é parte integrante da Igreja, e os dons são concedidos para o perfeito exercício do corpo; não são independentes e atuam pelo bem dos demais. Cada membro tem a sua função, e quando dotado de um dom espiritual, trabalhará para beneficiar a todos. A diversidade dos dons existe dentro da unidade do corpo (1 Co 12.4). Os dons emanam de uma mesma fonte: "Há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo" (1 Co 12.4). É Ele quem utiliza os dons conforme a sua soberana vontade. Os dons não são para a exaltação das pessoas, nem para a sua individualização.

III. A NATUREZA E OPEROSIDADE DOS DONS ESPIRITUAIS

O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com