TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dons Espirituais - Palavra de Sabedoria, Palavra de Ciência e Dom de Fé

Por:   •  8/5/2017  •  Seminário  •  2.334 Palavras (10 Páginas)  •  1.229 Visualizações

Página 1 de 10

INSTITUTO TEOLÓGICO QUADRANGULAR

DONS E MINISTÉRIOS

        

ARACAJU

2017

INSTITUTO TEOLÓGICO QUADRANGULAR

ANA ACÁCIA DOS SANTOS OLIVEIRA        

ELISCLÉIA SANTOS BATISTA

ERVÂNIO ALVES DOS SANTOS

JOSINETE FRANCISCA DA SILVA FRANÇA

JÚLIO CÉSAR MICHELIN DE AZEVEDO

MARCOS SANTOS BATISTA

EDMILSON SANTOS PEREIRA

EVERTON SILVA HORTA

Trabalho apresentado à disciplina DONS E MINISTÉRIOS, do curso Livre em Teologia, Unidade Teológica em Aracaju/Se, Instituto Teológico Quadrangular, como requisito parcial para conclusão da disciplina.

Professora: Pra. Ivone

ARACAJU

2017

1.       DONS ESPIRITUAIS

        Os Dons Espirituais são eventuais, concedidos pelo Espírito Santo no momento da manifestação espiritual, com o objetivo de beneficiar a todos. É a instrumentalidade usada pelo Espírito Santo.

        Estes dons são repartidos a cada um, diversamente, segundo a vontade do Espírito, que transmite a sabedoria de Deus através deles. Os dons são do Espírito Santo e operam no meio da Igreja de forma inesperada, tal como aconteceu no dia de Pentecostes. É ele quem decide o que fazer, quando fazer, como fazer, e a quem usar.

        Ao homem não cabe nenhum tipo de controle sobre o Espírito Santo na manifestação legítima que, sendo realmente originária de Deus, caberá somente a Ele o controle e gerencia sobre estes dons, abençoando aos homens com eles, para atender necessidades que Ele vê na Igreja.

        O caráter especial e eventualidade na manifestação dos dons, é totalmente contrário à algumas manifestações ordinárias e comuns, que acabaram ficando banalizadas em algumas igrejas. Na verdade são (ou deveriam ser) manifestações ocasionais, especiais e gloriosas, onde Deus, através delas, busca suprir necessidades da Igreja impostas pelas limitações humanas. Nestes casos, quando a força e conhecimento humanos são insuficientes, Deus intervém de forma direta e ministra os dons sobre os escolhidos por ele.

        A Igreja do Evangelho Quadrangular crê que o Espírito Santo tem os seguintes dons a serem concedidos para edificação da Igreja do Senhor Jesus Cristo:

  • Palavra de Sabedoria
  • Palavra de Ciência ou Conhecimento
  • Dons de Cura
  • Operação de Milagres
  • Discernimento de Espírito
  • Profecia
  • Variedade de Línguas
  • Interpretação de Línguas

        Falaremos de forma resumida sobre as definições e características dos três primeiros: Palavra de Sabedoria, Palavra de Ciência ou Conhecimento e Fé.

1.1.    PALAVRA DE SABEDORIA

        É uma habilidade sobrenatural para expressar o conhecimento. Trata-se do conhecimento corretamente aplicado.

        Um dom que é descrito como a "palavra" da sabedoria indica que ele é um dos dons de fala. Sua manifestação proporciona à pessoa entender e falar a verdade bíblica, aplicando-a de forma prática no dia-a-dia, em situações reais da vida, com todo o discernimento vindo de Deus e do Espírito Santo.

        Como diferenciá-la de outras palavras, igualmente sábias, que chegam aos nossos ouvidos diariamente? Ela é totalmente diferente daquilo que vemos em uma pregação rotineira (se é que existe alguma coisa rotineira vinda da parte de Deus), mas sim uma Palavra carregada de autoridade e poder, que traz um sopro de vida aos corações de quem a ouve, afinal de contas, quem a está inspirando é o próprio Espírito Santo, movendo-se livremente através do homem.

        Na manifestação deste dom percebemos um equilíbrio entre a sabedoria de Deus (representada pelo conhecimento das Escrituras Sagradas) e o mover poderoso do Espírito Santo através do homem.  Sem este equilíbrio o dom não se manifesta.

1.1.1.  SITUAÇÕES EM QUE O DOM PODE SE MANIFESTAR

  • Na vida normal da Igreja, nas áreas em que houver necessidade;
  • Nos conselhos de pais aos filhos;
  • Em momentos críticos da vida pessoal;
  • Sobre a liderança da Igreja;
  • Na defesa das causas de Cristo;
  • Para tratar com pessoas incrédulas;
  • Nas áreas da vida em que perdemos a direção

1.1.2.  NATUREZA

        Com este dom não recebemos toda a sabedoria de Deus, mas apenas um fragmento da sua Palavra para ser usada de forma especial em uma determinada situação específica. Não podemos confundir também com a sabedoria humana “turbinada” pela unção do Espírito Santo. Não é nada disto. Trata-se da manifestação da sabedoria de Deus, de forma sobrenatural, dada pelo Espírito Santo.

1.1.3.  OBJETIVO

        É importante entender que este dom, diferente de outros, não se manifesta de forma atípica. Na verdade, sua aparência no discurso de quem esta levando a Palavra é quase natural. No entanto seus efeitos são extraordinários, pois a pessoa “tomada” por este dom profere palavras com poder de transformar vidas, promovendo uma revolução interna no coração de quem as ouve.

        Tem ainda o poder sobrenatural de destruir pensamentos que o inimigo coloca dentro de nossas mentes, para nos dominar e nos enganar. Não há espírito de enganação ou confusão que resista à Palavras que são proferidas pelo próprio Espírito Santo.

1.2.    PALAVRA DE CIÊNCIA OU CONHECIMENTO

        É a revelação sobrenatural de algum fato que existe na mente de Deus, mas que o homem, por conta de suas limitações, não pode conhecer, a não ser através da intervenção e revelação do Espírito Santo. Normalmente refere-se a uma pessoa ou acontecimento no meio da Igreja, com um propósito específico, objetivando o atendimento de uma necessidade imediata. Trazendo para o lado prático e mais compreensível, trata-se objetivamente de uma informação específica que alguém recebe do próprio Espírito Santo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)   pdf (181.8 Kb)   docx (494.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com