TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESCOLA BÍBLICA DE DISCIPULOS

Por:   •  28/8/2017  •  Ensaio  •  1.450 Palavras (6 Páginas)  •  656 Visualizações

Página 1 de 6

IGREJA DO EVANGELHO QUADRANGULAR – CATEDRAL DA FÉ [pic 1]

MINISTÉRIO – PR. DAWISON ALVES PR.(a) ADRIANA ALVES

ESCOLA BÍBLICA DE DISCIPULOS

Segunda Doutrina – Batismo com o Espírito Santo

A segunda doutrina cardinal da Igreja do Evangelho Quadrangular é o Batismo com o Espírito Santo.  Este Batismo é, para os cristão, uma das coisas mais importantes relacionadas a fé e a vida espiritual. É o revestimento de poder prometido por Jesus antes de subir aos céus (Lucas 24:49).

A REPRESENTAÇÃO DO ESPÍRITO SANTO NA IGREJA DO EVANGELHO QUADRANGULAR

A pomba (emblema) representa o batismo com o espírito santo (Marcos 1:10-11) – Esse simbolismo está ligado, de certa forma aos Frutos do Espírito, citados em Gálatas 5:22 (amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão e temperança.

O rosto de leão (brasão) – Símbolo de Jesus Cristo, o batizador com o Espírito Santo, apresentado no Evangelho de João como filho de Deus.

A cor simbólica na bandeira – A segunda faixa da bandeira Quadrangular é amarela, ou ouro, a qual simboliza o fogo do Espírito Santo. Essa cor encontra-se em segundo lugar, assim como a doutrina cardinal, por que o Batismo com o Espírito Santo deve ser buscado com fervor por todos os que recebem a salvação. É através do poder espiritual desse batismo que o crente é edificado e fortalecido em todas as áreas de sua vida.

João Batista dizia a respeito de Cristo: Eu na verdade batizo-vos com água, mas eis que vem aquele que é mais poderoso do que eu, do qual não sou digno de desatar a correia das alparcas, esse vos batizara com o Espírito Santo e com fogo. (Lucas 3:16; Mateus 3:11). Porém, em nenhum momento se cumpriu  o que João Batista falará sobre batizar “com o Espírito Santo e com fogo”  enquanto Jesus esteve na terra nenhum de seus seguidores recebeu essa promessa, pois o ministério do Espírito Santo iniciaria somente depois da ascensão de Cristo aos céus (João 7:37-39).

Jesus Cristo é quem batiza com o espírito santo – Jesus é quem providenciou e providencia que os crentes sejam “Selados com o Espírito Santo da promessa” (Efésios 1:13) Vários versículos testificam sobre isso (João 14:16; 15:26; 16:7).

A importância do Batismo com o Espírito Santo – Jesus ordenou aos discípulos que esperassem em Jerusalém até que fossem “revestidos de poder” (Lucas 24:49). Podemos entender isso em (Marcos 16:17) “E estes sinais seguirão aos que crerem: em meu nome expulsarão os demônios; falarão novas línguas; pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortifera, não lhes fará dano algum; e porão as mãos sobre os enfermos e os curarão. A importância desse batismo pode ser comprovada pelo simples fato de que Jesus fez questão de falar sobre isso em suas últimas palavras (Atos 1:4-9).

O Batismo com o Espírito Santo é para todos – No livro de Hebreus 13:8 encontramos que “ Jesus Cristo é o mesmo ontem, e hoje, e eternamente”. Este texto, que é o lema da Igreja do Evangelho Quadrangular, mostrar que Jesus não mudou e nem mudará. Ele permanece batizado com o Espírito Santo e continuará fazendo até a sua volta. Nenhum dos benefícios da cruz depende de merecimento daqueles que os recebem, do mesmo modo como a salvação estava direcionada a toda humanidade e a receber quem crê e aceitar a Jesus como seu salvador o Espírito Santo é para todos. Pedro confirma isso em Atos 2:38-39 “E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja Batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo; por que a promessa vos diz respeito a vós, a vossos filhos, e a todos os que estão longe, a tantos quantos Deus nosso Senhor chamar”.

O Espírito Santo através da Bíblia – O Espírito Santo não é privilégio apenas dos salvos em Cristo Jesus. No velho testamento, encontramos vários Profetas e homens de Deus que foram cheios desse Espírito a fim de levar mensagens do Senhor ou serem usados por ele na operação de inúmeros milagres.

Atributos do Espirito Santo – O Espírito Santo possui características próprias, com as quais opera em nós, através de nós é por nós, de acordo com a vontade de Deus, e com a necessidade do momento.

  • Saber – I Coríntios 2:10-11; João 14:26 (Este versículos mostram que o Espírito Santo conhece todas as coisas referentes a Deus e a Jesus Cristo).
  • Querer -I Coríntios 12:11 (A ação do Espírito Santo na vida do homem se manifesta quando ele quer e não quando o ser humano determina.
  • Amor – Romanos 15:30; Gálatas 5:22 (O Espírito Santo nos ama incondicionalmente).
  • Clamor e Intercessão – Gálatas4:6; Romanos 8:26 (O Espírito Santo intercede por nós diante de Deus).
  • Entristecer – Efésios 4:30 (O homem é inconstante em seus pensamentos e ações, por isso, tropeça em muitas coisas pelo caminho, incorrendo em erros e problemas).
  • Santidade – I Coríntios 3:16-17 (Como seu próprio nome diz, o Espírito de Deus é Santo).
  • Comunicação - Atos 13:2; 21:11; 28:25; Hebreus 3:7 (O Espírito Santo está sempre falando ao homem, mostrando o que este precisa fazer para continuar dentro da vontade de Deus).

Nomes do Espírito Santo – As escrituras citam o Espírito Santo por diversos nomes, dependendo do momento ou da necessidade do ser humano:

  • Espírito de Deus – Genesis 1:2; Mateus 12:28; Romanos 8:9
  • Espírito Santo – Isaías 63:10; Mateus 1:18
  • Espírito de Cristo – Romanos . 8:9; I Pedro 1:11
  • Consolador – João 14:16; 14:26; 15:26
  • Espírito da Promessa – Efésios 1:13
  • Espírito de Verdade – João 15:26
  • Espírito de Graça – Zacarias 12:10; Hebreus 10:29
  • Espírito de Vida – Romanos 8:2
  • Espírito de Adoção – Romanos 8-15

Símbolos do Espírito Santo – As sagradas escrituras possuem diversos símbolos do Espírito Santo. Cada um deles possuem um significado diferente e que simbolizam as ações desse mesmo Espírito sobre a vida do homem.

  • Fogo – Mateus 3:11; Lucas 3:16 (O fogo pode simbolizar a destruição, pois consome tudo em que ele toca como em Sodoma e Gomorra Genesis 19:24).
  • Vento – Atos 2:2 (A sala onde os discípulos oravam e buscavam pelo revestimento do poder de Deus encheu-se com um “vento e tempestuoso”).
  • Água – Êxodo 17:6; Ezequiel 36:25-27 (O Espírito Santo é a fonte da água da vida, vinda direta do trono de Deus para inundar nossas almas, limpando-as de todo pecado e saciando nossa sede de justiça).
  • Selo – Efésios 1:13; II Timóteo 2:19 (O selo é um sinal de confiabilidade, como quando os reis enviavam mensagens com seu selo, os quais garantiram a procedência).
  • Azeite – Êxodo 40:9; Levítico 8:30 (O azeite no velho testamento era usado para santificação dos objetos a serem usados no tabernáculo e do sacerdote. No Novo testamento simboliza a unção do Espírito Santo sobre os fiéis).
  • Pomba – Mateus 3:16; Marcos 1:10 (Em relação ao Espírito Santo, podemos atribuir suas características aos frutos do espírito Gálatas 5:22).

Pecado contra o Espírito Santo – Existem dois versículos que mostram bem as consequências reais e definitivas para aqueles que pecam contra o Espírito Santo, é o único pecado onde não há perdão.

  • Mateus 12:32 – “E, se qualquer disser alguma palavra contra o Filho do homem, ser-lhe-á perdoado; mas, se alguém falar contra o Espírito Santo, não lhe será perdoado, nem neste século nem no futuro”.
  • Marcos 3:29; Lucas 12:10 – “Qualquer, porém, que blasfemar contra o Espírito Santo, nunca obterá perdão, mas será réu do eterno juízo”.

Os salvos em Cristo podem cometer algumas falhas e pecados para os quais recebem a justa punição.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (124 Kb)   docx (24.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com