TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação Cristã Infantil de 0 à 3 anos

Por:   •  28/5/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  587 Palavras (3 Páginas)  •  760 Visualizações

Página 1 de 3

Educação Cristã Infantil  de 0 à 3 anos. E suas mães e pais

Problemas:

- Infelizmente, ao longo da história, e sobretudo hoje, a educação cristã para crianças de 0 a 3 anos tem sido extremamente negligenciado em nossas igrejas, logo, as mães e os pais que precisam cuidar dessas crianças, acabam não tendo acesso a palavra e nem ao crescimento cristão. Eles têm que abrir mão de participarem de cultos, escolas bíblicas,  grupos pequenos, e outras atividade porque não tem um ambiente propicio na igreja e muito menos pessoas dispostas a trabalhar com as crianças e com eles durante esses períodos.

        O nosso desafio é de pensarmos juntos em ideias e estratégias que poderão diminuir esse problema em nossas igrejas.

- Na maioria das vezes, não investimos nessa faixa etária porque achamos que criança de 0 a 3 anos não entende nada e não compensa.

- Outro problema é que, às vezes, a igreja até quer trabalhar com essa faixa etária e com os pais, porém, não consegue achar ninguém que se disponha, ou ninguém que tenha essa vocação. O que fazer?

- Então, os problemas principais são

Pesquisa de capacidade que mostra a capacidade de aprendizagem e de desenvolvimento de criança de 0 a 3 anos.

 O caráter educacional da educação de crianças de 0 a 3 anos há de ser considerado, uma vez que se constitui um período propício para o desenvolvimento pleno das mesmas. Para Mello (2000) os três primeiros anos da vida da criança, é o período de mais rápido desenvolvimento, tanto físico como psíquico e para que este desenvolvimento ocorra de forma apropriada, é necessário estabelecer corretamente a educação desde o início da vida.

A ciência tem mostrado que o período que vai da gestação até o sexto ano de vida, particularmente de 0 a 3 anos, é o mais importante na preparação das bases das competências e habilidades no curso de toda a vida humana.

Os extraordinários avanços da neurociência têm permitido entender um pouco melhor como o cérebro se desenvolve. Particularmente do nascimento até os 3 anos de idade, vive-se um período crucial, no qual se formarão mais de 90% das conexões cerebrais, graças à interação do bebê com os estímulos do ambiente. Acreditava-se que a organização cerebral era determinada basicamente pela genética; agora, os cientistas comprovaram que ela é altamente dependente das infantis. (Fontes para a educação infantil)

 
Reconhecendo esse período como propício a uma intervenção educacional de qualidade encontra-se dados das pesquisas científicas em relação ao desenvolvimento neural na primeira infância:
O cérebro de uma criança de 3 anos é duas vezes mais ativo que o de um adulto: já formou cerca de um quatrilhão de conexões. Ficam e se fortalecem as conexões que foram repetidamente usadas nos primeiros anos e isso têm um impacto decisivo na arquitetura do cérebro. (RIMA SHORE, 2000, apud CORREA, 2001, p. 62).

Qualidade dos professores e educadores.

Visão para educadores seculares.

O que se percebe é um descaso quanto à formação dos profissionais que trabalham nessa área, adotando-se como critério apenas algo que seria inato às mulheres, o sentimento materno. Pensar a qualidade da educação infantil é pressupor que ela deve estar intimamente atrelada à qualidade da formação profissional dos educadores das crianças, do contrário o avanço é visto apenas em nível de legislação e não sendo efetuado na prática.

ONTES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL. A relevância da Educação Infantil. Disponível em: http://www.fonteseducacaoinfantil.org.br/#. Acesso em 08 abr. 2005

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (103.7 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com