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Hipotese Documentaria

Por:   •  27/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  5.834 Palavras (24 Páginas)  •  991 Visualizações

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FACULDADE EVANGÉLICA DE TECNOLOGIA, CIÊNCIAS E BIOTECNOLOGIA DA CGADB.

CURSO DE GRADUAÇÃO EM TEOLOGIA

1° Período/ Noite

Trabalho Acadêmico para avaliação bimestral.

Introdução ao Antigo Testamento

Historia da Exegese do Pentateuco.

Alunos: Helton Bastos Liberato, Luis Alberto Souza Ferreira, Alexandre Coelho da Silva, Heitor Veloso Vieira, Emerson Martins Amâncio, Marcio Neves dos Santos, Marcelo Cordeiro de Amorim, Jefferson Henrique do Vale, Pablo R. F. Marques, Leonardo Braga.

Professor: Me Paulo Roberto dos Santos

Observações: Resumo sobre a Hipótese Documentaria, posição clássica.

Rio de Janeiro

Abril, 2015

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FACULDADE EVANGÉLICA DE TECNOLOGIA, CIÊNCIAS E BIOTECNOLOGIA DA CGADB.

CURSO DE GRADUAÇÃO EM TEOLOGIA

Trabalho Acadêmico para avaliação bimestral.

Introdução ao Antigo Testamento

Historia da Exegese do Pentateuco.

Professor: Me Paulo Roberto dos Santos

Nota:_____________

Observações:_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Rio de Janeiro

Abril, 2015

SUMÁRIO

1.        A Hipótese Documentária        5

1.1        Introdução        5

1.2        A Hipótese Documentaria        5

2.        A descrição dos quatro documentos da hipótese documental        6

2.2. Resumo do desenvolvimento dialético da hipótese documental        6

3.        Modificações e Acabamento da Teoria Documental        7

3.1.        H. Gunkel e “a escola da historia das religiões”        7

3.2.        A valorização da tradição oral        8

3.3.        A história das formas        8

4.        A contestação da Teoria Documental        9

4.1.        As razões para o questionamento da teoria documental em meados da década de 1970        11

4.2.        John Van Seters: Uma teoria dos complementos radicalizada        11

4.3.        H.H. Schmid e a transformação do Javista em deuteronomista        11

4.4.        R. Rendtorff: o abandono da teoria documental e o renascimento de um modelo dos fragmentos        

4.5.        A situação da Exegese do Pentateuco na Decada de 1990        12

4.5.1.        A Manutenção da teoria documental tradicional        12

4.5.2.        Uma teoria das duas fontes com datação tardia        

4.5.3.        Uma teoria composicional e conflituosa        

5.        O Debate Atual Sobre a Formação do Pentateuco        

5.1.        Posição do problema (pré-sacerdotal)        

5.2.        O fim do javista        

5.3.       Retomando as questões críticas do pentateuco.....................................................................................14

Referencias:        15

  1. A Hipótese Documentária
  1.  Introdução

A visão religiosa tradicional sobre a origem da Torá é que ela foi composta por Moises entre os anos de 1446 a.C. e 1406 a.C. Embora essa visão ainda seja aceita por cristãos e judeus conservadores, os estudiosos modernos argumentam que toda a Torá foi composta em meados do primeiro milênio antes de Cristo, para ser uma “prequela” para os livros proféticos (Josué, Juízes, Samuel e Reis).

Atualmente existem três grandes abordagens para a questão da data e do modo de composição da Torá (ou Pentateuco). A Hipótese Documentaria sustenta que a Torá foi sustenta composta por entrelaçamento de quatro narrativas originais, que originalmente eram separadas e completas em si, cada um lidando com o mesmo material. Basicamente a Hipótese Documentaria era então quatro documentos independentes (conhecidos como Javistas, o Eloísta, a fonte Sacerdotal e o Deuteronomista),  e que foram compostos entre 900 a.C. e 550 a.C., e sendo redigidos (ou agrupados) em 450 a.C., possivelmente por Esdras.

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