TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História de Israel - Gênesis

Por:   •  27/9/2015  •  Artigo  •  1.797 Palavras (8 Páginas)  •  518 Visualizações

Página 1 de 8

O livro de Gênesis, também chamado de livro das origens, pode ser dividido em 2 grandes partes. A primeira, engloba os capítulos de 1 à 11 (versículo 26), e relata, de uma maneira geral, a criação de todas as coisas, inclusive do homem; o modo como esse homem se perdeu e, com isso, a necessidade da recriação, pelo dilúvio; a aliança de Deus com Noé, terminando com história da torre de Babel. A segunda parte, por seu turno, inicia-se a partir do capítulo 11, versículo 27 até o final do livro, e narra a história dos grandes patriarcas e matriarcas do povo de Israel.

Calha indicar, por oportuno, que a segunda parte acima descrita pode ser subdividida em três partes:

• Gênesis 11, 27-25,18: a história de Abraão, Sara, a escrava Agar e os filhos de Abraão Ismael e Issac;

• Gênesis 25,19-36,43: a história de Jacó e Esaú, filhos gêmeos de Issac com Rebeca;

• Gênesis 37,1-50,26: a história de José do Egito, filho de Jacó e Raquel.

Feito um resumo inicial, passa-se a discorrer, mais profundamente, cada parte do livro de Gênesis, objeto do presente estudo.

A primeira parte, então, do livro ora em estudo, constitui-se de um grande bloco literário, em tom poético, recheado de simbologia, que buscou demonstrar que todas as coisas foram criadas pela força da palavra de Deus.

O capítulo 1 do livro de gênesis indica o ato de criação propriamente dito, onde, ao longo de uma semana de trabalho, Deus cria todas as coisas, bem como coloca ordem ao universo.

No capítulo 2, têm-se a descrição do paraíso (Jardim do Éden), local onde Deus coloca o homem para viver. Em referido local Deus faz nascer do solo vários tipos de árvores, sendo que no meio deste jardim havia a árvore do conhecimento do bem e do mal, da qual o fruto o homem não poderia comer.

Ainda neste capítulo, o homem dá nome a todos os animais e árvores, cada qual segundo a sua espécie e, por fim, há a narrativa de como Deus criou a mulher, através da costela de Adão.

Já no capítulo 3, o texto trata do pecado original, ou seja, como o homem e a mulher, após desobedecerem a Deus, comendo do fruto da árvore do bem e do mal, são expulsos do paraíso.

O capítulo 4 conta a história dos primeiros filhos de Adão e Eva, Caim e Abel, bem como da morte deste por aquele, motivado por ciúmes, vez que sua oferta não agradou a Deus como a oferta de Abel. O capítulo termina contando a história da descendência de Caim que, após ser expulso da terra que habitava, conheceu sua mulher e com ela teve filhos.

Continuando, os capítulos 5, 6 , 7, 8, 9 e 10, conta a história de como a humanidade corrompeu-se, forçando o Senhor a exterminá-la, pelo dilúvio. Entretanto, salvou-se Noé, sua esposa, seus três filhos (Sem, Cam e Jafé) e as mulheres de seus filhos, além de macho e fêmea de todos os animais, visto que Noé encontrou “graça aos olhos de Deus” (Gn 6, 8). Assim, Deus determinou a ele que construísse uma arca, com medidas ditadas pelo Senhor Deus, para que escapassem do dilúvio. Noé fez tudo como o Senhor mandou. Ao final, Deus celebra uma nova aliança com Noé e sua posteridade.

Terminando a primeira parte do livro em estudo, o capítulo 11 conta a história dos homens construindo uma cidade, posteriormente conhecida como Babel, onde, após ser construída uma grande torre, o Senhor Deus confundiu a linguagem do povo, de modo que não conseguiam se entender. Assim, o povo se dispersou por toda a face da terra.

A partir do capítulo 12, encontramos a história dos grandes patriarcas e das matriarcas do povo de Israel.

Do capítulo 11, versículo 27 até o capítulo 25,1 versículo 18, tem-se a história de Abrão, filho de Taré, casado com Sarai, os quais o Senhor Deus os fez sair de uma terra chamada Ur para uma terra prometida, que o Senhor indicaria.

Sarai era estéril e, portanto, mesmo com idade avançada, Abrão não tinha filhos. Ele recebe, então, uma promessa de Deus, de que sua posteridade seria tão grande quanto às estrelas do céu. Ademais, Sarai propõe a Abrão que tome sua escrava Agar para com ela ter um filho. Nasce Ismael.

Com a aliança feita com Abrão, o Senhor muda seu nome para Abraão e o de Sarai para Sara, além de prescrever a lei da circuncisão, como sinal desta aliança.

Após, Deus cumpre a promessa e Sara, esposa de Abraão, dá a luz Issac, o qual Deus abençoou e prometeu que por meio dele que toda a humanidade seria grandemente abençoada.

Em uma das passagens mais marcantes do livro em estudo, o Senhor Deus prova a fé de Abraão ao exigir que ele ofereça Isaac em holocausto. Abraão, homem temente a Deus, faz tudo como Senhor lhe ordenara e, antes de sacrificar Isaac, um anjo do Senhor se aproxima e impede o sacrifício.

A Bíblia diz que Abraão “morreu numa boa velhice, idoso e satisfeito”. (Gênesis 25, 7- 8)

Continuando, a partir do capítulo 24 tem-se o início da história de Issac que casa-se com Rebeca, mulher vinda da terra de Abraão. Rebeca engravida e dá a luz aos gêmeos Esaú e Jacó.

Antes do parto, o Senhor Deus havia dito a Rebeca que em seu ventre havia “duas nações”.

Os gêmeos cresceram, sendo que “Esaú tornou-se um hábil caçador, um homem do campo, enquanto Jacó era um homem pacífico, que morava na tenda” – Gn, 25, 27.

Abençoado pelo Senhor Deus, Issac prospera muito, a ponto do rei dos filisteus, lhe pedir que partisse pois havia se tornado “muito mais poderoso” do que eles. Isaac, então, passa a habitar no vale de Gerara. Abimelec, por saber que o Senhor Deus estava com Isaac, propõe uma aliança entre eles, o que é aceito por Isaac.

Issac é o único patriarca do povo de Israel a quem Deus não muda o nome.

Perto de morrer, Issac fica cego e, querendo abençoar seu primogênito Esaú, é enganado por Rebeca e Jacó e acaba abençoando a este pensando que era aquele. Jacó, seguindo orientações de sua mãe e a determinação de seu pai vai para Padã-Aram, para a casa de Labão, irmão de Rebeca, para desposar uma filha de Canaã.

Como já salientado, a partir de então se tem a história de Jacó, filho de Isaac e Rebeca, irmão gêmeo de Esaú e neto de Abraão.

Segundo o texto sagrado e conforme já narrado acima, Issac se desentendeu com seu irmão Esaú, entrando em pé de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)   pdf (52.7 Kb)   docx (15.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com