TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INSTITUTO TEOLÓGICO QUANDRAGULAR

Por:   •  16/1/2019  •  Monografia  •  467 Palavras (2 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 2

               [pic 1]

           INSTITUTO TEOLÓGICO QUANDRAGULAR

  ITQ SC

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

2018



  1. INTRODUÇÃO

Homilética é a ciência que se ocupa com a pregação cristã. É a arte de preparar sermões e pregar a palavra de Deus. Uma pregação não é igual a uma aula ou a uma palestra, pois necessita da inspiração do Espirito Santo para que os ouvintes sejam tocados e recebam a palavra de Deus em seus corações. Porém, a homilética é a técnica que o pregador usa para facilitar a comunicação.

 


  1. entendendo a nAtureza, formação e história da homilética

Tendo em vista que a homilética é a arte de preparar sermões e pregar a palavra de Deus, logo encontramos algumas objeções ao seu estudo, pois, para alguns o pregador já nasce feito. E não há nada a aprender. Para outros, o Espirito Santo dará a mensagem na hora de pregar. E outros dizem que as técnicas da pregação tiram a liberdade da improvisação.

Mas também encontramos algumas vantagens no estudo da homilética, pois ele desenvolve a arte da expressão, ajuda e desenvolve o raciocínio, evita repetições monótonas, ajuda a desenvolver a vida espiritual, buscar mais de Deus, uma vez que o pregador sabe que depende dele, e também, obriga o pregador a estudar mais, trazendo mais qualidade na sua pregação.

Vimos na história da homilética que na antiguidade nenhum povo se preocupava em divulgar sua religião para os demais povos, somente mais tarde, entre os judeus, surgiu uma seita dos fariseus que chegou a ser missionária, então coube ao cristianismo, por ser uma religião universal, a tarefa de criar a Retórica Sacra ou Oratória Sacra que no século XVIII veio a ser chamada de Homilética.

Ela nasceu quando os pregadores cristãos começaram a estruturar suas mensagens com as técnicas da Retórica, a arte de falar em público desenvolvida pelos gregos e da Oratória adotada pelos romanos.

A importância de uma estrutura homilética em uma pregação está no impacto imediato que ela causará nos seus ouvintes, ou seja, a pregação será elaborada de forma que os ouvintes possam compreender sem maiores dificuldades a mensagem que o pregador quer passar.

A homilética defende que a pregação deve ser como uma obra de arte precisa ter lógica, ou seja, começo, meio e fim.

 


  1. CONCLUSÃO

Um pregador não pode se prender as regras da homilética, pois o Senhor não se limita a nenhuma regra de retórica ou oratória, mas deve deixar o Espirito Santo fazer a obra e usá-lo conforme o Senhor quer naquele momento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (82.8 Kb)   docx (26.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com