TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O INSTITUTO TEOLÓGICO QUADRANGULAR PASTORAL URBANA

Por:   •  22/7/2021  •  Relatório de pesquisa  •  373 Palavras (2 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 2

INSTITUTO TEOLÓGICO QUADRANGULAR

PASTORAL URBANA

AUTOATIVIDADE DO CAPÍTULO 1

Nome: Osvaldinei Henrique            Data da entrega 24/07/2021

  1. Como acontece o desenvolvimento histórico da cidade?

Basicamente as cidades nascem como agrupamentos humanos, assentamentos permanentes, onde os habitantes não são mais simplesmente fazendeiros da área que cerca o assentamento, mas passam a trabalhar em ocupações mais especializadas na cidade onde o comércio, o estoque de alimentos e o poder foram centralizados. Com o passar dos tempos a cidade passa a aglutinar grande número de pessoas e de atividades econômicas para sustentá-las. O desenvolvimento se dá de diferentes formas, cada cidade tem suas próprias características, decorrentes da sua população, do poder político e de quem e como o exerce, das atividades econômicas que desenvolve.

  1. O que marca uma grande cidade, quais são as suas estruturas de funcionamento?

A grande cidade é marcada pela grande concentração demográfica, pela sua extensão territorial, pela elevada quantidade de atividades econômicas desenvolvidas, pelo crescimento desordenado gerando o aparecimento das favelas. As estruturas de funcionamento podem variar de uma para outra, mas geralmente possuem um centro financeiro e econômico, onde as pessoas buscam seu sustento, um centro administrativo e político.

  1. Como se deu o processo de urbanização no Brasil?

O processo de urbanização no Brasil teve seu início no século XIX onde a população saiu do campo migrando para as cidades, buscando novas oportunidades, principalmente de trabalho, provocando um crescimento desordenado nas cidades, este crescimento trouxe vários problemas, como desemprego, o aparecimento de favelas, violência, invasões, etc. O Brasil deixou de ser rural no fim da década de 60 quando a população urbana chegou a 55,92%.

  1. Qual foi o fator fundamental para promover o início das favelas?

A revolução industrial, que retirou o povo do campo e o levou para a periferia das cidades, sem no entanto dar as condições básicas de sobrevivência. As pessoas foram se amontoando, construindo barracos sem a mínima condição, pois necessitavam de um lugar para morar.

  1. Cite algumas mudanças drásticas do campo para a cidade.

O cidadão vai atrás de sua sobrevivência, buscando uma condição de vida melhor com trabalho, moradia, educação e saúde. Mesmo tendo outros motivos como perda de familiares ou doença o que emerge dos discursos como eixo central é o trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (44.5 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com