TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INTRODUÇÃO À ANTROPOLOGIA MISSIONÁRIA

Por:   •  10/4/2021  •  Trabalho acadêmico  •  485 Palavras (2 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

ESTEADEB – PE: FACULDADE DE TEOLOGIA DAS ASSEMBLEIAS DE DEUS DO BRASIL- PERNAMBUCO

POLO – CARPINA

PROFESSOR SOSTHENES

OSIAS MARTINS DE LIMA

INTRODUÇÃO À ANTROPOLOGIA MISSIONÁRIA

RESENHA: Iº CAPÍTULO DO LIVRO:

O FATOR MELQUISEDEQUE: o testemunho de Deus nas culturas por todo o mundo

CARPINA – 2021

RICHARDSON, Don. O Fator Melquisedeque: o testemunho de Deus nas culturas por todo o mundo; tradução Neyd Siqueira. 2. ed. São Paulo: Vida Nova, 1998.

No primeiro capítulo, são apresentados seis povos, alguns muito primitivos; a cada um deles, o autor procura mostrar que sempre a há a ideia de um Deus Soberano e Bom, e que esta ideia não se perdeu por inteiro. No entanto, este estudo destaca a relação do Deus todo poderoso a cultura dos deuses gregos.

O autor destaca que houve uma grande praga que afetou a região de Atenas. Muitos sacrifícios foram realizados para os muitos deuses atenienses, até alguns sacerdotes egípcios e babilônicos tentaram resolver este problema, mas não obtiveram sucesso. Dentre os habitantes de Atenas, havia um sujeito que era tido como “esquisito”. Este sujeito chamava-se Epimênides. Natural de Cnossos (Ilha de Creta), Epimênides acreditava em um único Deus e era totalmente contra o politeísmo difundido em Atenas.

Os moradores atenienses então recorrem a Epimênides e seu único “deus”. Ele então pediu que enviassem ovelhas para o Areópago e as deixassem livre, pois elas mostrariam o local onde se deveria criar um altar para o único Deus. As ovelhas então se instalaram em um local onde não havia nenhum outro altar. Ali, a pedido de Epimênides, foi construído um altar ao “DEUS DESCONHECIDO”. Só assim, então, a praga cessou em Atenas.

Neste episódio narrado no livro podemos perceber que o profeta, Epimênides conhecia a cultura dos gregos e que o único Deus, está acima de qualquer cultura.

Richardson na continuação do capítulo ainda destaca que quando Paulo chegou a Atenas percebeu que, estes eram supersticiosos, e que havia na cidade grande filósofos entre eles: epicureus e estoicos.

O autor destaca que Jesus Cristo fornecera a Paulo uma fórmula-mestra para enfrentar problemas de comunicação transcultural como o de Atenas. Neste sentido, Paulo proclama a Cristo para gentios, os quais nenhum conhecimento tinham das Escrituras.  Paulo está em Atenas, o centro filosófico do mundo da época, e é conduzido até o areópago pelos epicureus e estoicos. Sendo conduzido ao local de adoração dos deuses ateniense, Paulo passa falar com pessoas de diferentes grupos religiosos. Contudo, ele se aproximou para o diálogo dizendo: “Quem vocês adoram sem conhecer é justamente quem eu vos anuncio” (pág. 19).

Podemos perceber no relato de Richardson, que o encontro de Paulo com os gregos, nos mostra a importância de comunicar a verdade, mas também apresenta a importância de fazer isso com o tom de um mensageiro de Cristo, onde devemos cuidar das pessoas com um coração compassivo, conhecendo suas culturas e respeitando-as, levando, gentilmente, nossa mensagem de salvação baseada na Bíblia e da esperança que temos em Jesus.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (107.5 Kb)   docx (43.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com